sexta-feira, 18 de abril de 2008

Colonista Convidado, por JMMA

GLORIOSO SLB

Quixote01Um extraterrestre que aterrasse por estes dias em Portugal numa visita de estudo sociológico e usasse como barómetro a imprensa e os noticiários televisivos acharia certamente que a felicidade nacional estava gravemente afectada face à ‘derrocada’ do Sport Lisboa e Benfica na meia-final da taça frente ao …

Não interessa frente a quem. Com paciência e esperteza, talvez o extraterrestre pudesse concluir que, havendo um derrotado, por certo teria havido um vencedor. Quem venceu, como ganhou, isso não lhe seria fácil saber porque, simplesmente, ninguém se interessou em explicar. Se eu fosse lagarto chateava-me.

E no entanto aquilo que eu vi (e com todo o gosto explicaria ao extraterrestre se o encontrasse) foi duas ½ grandes equipas (½ parte uma, ½ parte outra) a proporcionarem um grande jogo, cheio de grandes golos. Perdeu o Benfica… Alguém teria de perder, mas ganhou o futebol!

Por certo, haveria o extraterrestre de achar igualmente que para lá da derrota ‘escandalosa’ dos encarnados, nada de importante aconteceu em Portugal por estes dias. Mas aconteceu. Nós, benfiquistas, é que achamos que ao lado da nossa Águia, nada é verdadeiramente importante. E os adversários têm o anseio incontido de mostrar que, de facto, assim é.

Aconteceu, por exemplo, que um ex dirigente do futebol de Marco de Canaveses começou a ser julgado por seis crimes, e em plena audiência, teve o desplante de acusar o procurador de ser ‘tendencioso’, desrespeitar a autoridade da juíza e tudo isto sob suspeição de atentado grave contra a integridade física de uma das testemunhas do processo. Que interessa lá isso!

Enquanto tal se passa vaie-se fazendo crer que Apito Dourado é ficção; erros de arbitragem não conta, pois, como toda a gente sabe, erro de árbitro é como o café - não põe nódoa especialmente quando derramado nas calças dos outros. Portanto, viva a verdade desportiva!

Aconteceu também (outro exemplo) que a democracia na Madeira, por estes dias e como sempre, foi enxovalhada nas barbas e em flagrante desrespeito pelo presidente de todos nós, o mesmo é dizer em desrespeito de todos nós. Que interessa lá isso! Interessa sim que o Anjo Bom do norte teve um pseudo enfarte na Mealhada. Sim, porque, se os anjos não têm costas, este Pinto tem. Tem Costa e tem coração e nós devemos preocupar-nos com ele, mesmo que nada lhe tenha acontecido. Alguém é capaz de explicar ao extraterrestre porquê?

Não é de estranhar que nesta altura o extraterrestre estivesse já num estado próximo da vertigem ou da estupidez. Mas o  surrealismo ainda não acabou. Não é que alguém se espante com ver na televisão os Ruis Santos a fazer o seu habitual número de consultor sábio. O que enternece, isso sim, é ver os empresários da felicidade do povo a saírem da toca, pressurosos, e a precipitarem-se sobre a Águia moribunda, traçando-lhe o diagnóstico certeiro e dando a panaceia infalível para os amanhãs que cantam. Com eles no galarim, claro. Só não percebo uma coisa: É a primeira vez que vejo as ratazanas a nadar em direcção a um barco a afundar-se. Alguém é capaz de explicar isto ao extraterrestre?

Enfim, com isto tudo, o extraterrestre se calhar até acha que Portugal é comandado pelo Benfica. Não o podemos censurar. O melhor a fazer será talvez convidá-lo este fim-de-semana a assistir ao jogo no Dragão. Suspeito que este (o Dragão) não irá desperdiçar a oportunidade de mostrar quem manda. Se isso, ou o contrário, for feito com muitos e bons golos, como há dias em Alvalade, pois que seja.

Sem comentários:

Enviar um comentário