quinta-feira, 24 de abril de 2008

FC Famalicão


Depois da alegria do título, eis uma má notícia futebolística para mim: O FC Famalicão vai cair para os distritais.

Para mim é, de facto, muito penoso ver o Famalicão sair dos nacionais de futebol. Para além de ser o clube da minha terra, para além de ser adepto do Famalicão, também fui atleta do FC Famalicão. Como diria o Malato, também fui muito feliz naqueles finais de tarde, quando, depois das aulas do liceu, ia para os treinos dos Juniores do FCF. Nessa altura, alimentava o sonho de um dia ser como o Fernando Couto ou como o Aloísio, pois era, como eles, central. Esse sonho caiu, quando os resultados escolares do segundo período (é por causa disso que ainda hoje não aprecio a Páscoa) fizeram com que tivesse visto o cartão vermelho definitivo para o futebol.

Da mesma forma que vi o vermelho por défice nos resultados escolares do segundo período, o Famalicão viu o vermelho pelo défice nas suas contas. A câmara não pode financiar o clube à luz da nova lei de bases, que impede as autarquias de entregaram apoios aos clubes que não tenham as situações fiscais regularizadas. E quem não tem dinheiro não tem vícios. Só tenho pena que não haja ninguém com o vício do FC Famalicão e com dinheiro!

O Famalicão teve, durante vários anos, presença na 1ª divisão (última das quais em 1994) e por este clube passaram grandes nomes, tais como Fernando Couto, Secretário, Vítor Paneira, Lula, Tanta, Menad (colega do Madjer na selecção Argelina), etc, etc. Abel Braga e o Romão (treinadores que passaram pelo clube) assumem estar chocados com a notícia. Noticia esta que já não se via por Famalicão desde 1936. Como diz o actual treinador, “Agora, vai haver um FC Porto nos distritais”.

Bom, só me resta desejar que seja por pouco tempo e tal como diz Romão, “que o FC Famalicão nasça ainda com mais força!”

5 comentários:

  1. É com grande pesar, que recebo esta notícia...

    Esqueceste-te de dizer, que Porto e Benfica cairam aos pés de tão nobre "colectividade" (parafraseando Manuel machado).

    De ano a ano, sempre que ía a Famalicão tinha portunidade de assitir a alguns jogos, e ano após ano se sentia uma progressão negativa, no desempenho do clube.

    Tenho pena, mas por vezes é preciso dar 1 passo atrás, para dar 2 à frente. Veja-se o caso do Guimarães.

    Pensa positivo, nas Distritais, o Famalicão tem oportunidade de ganhar mais vezes. Também já pensei nessa estratégia para o Benfica :)

    "Quem somos, quem somos?!?!?! FAMABOYS, FAMABOYS"

    ResponderEliminar
  2. É bem verdade.
    O Famalicão ganhou tanto ao Porto como ao Benfica, por 1-0!

    Mas também me lembro do Famalicão levar 6 secos na luz com dois auto golos do central Famalicense, Celestino.

    Por incrível que pareça, o Celestino não assinou pelo Benfica na semana seguinte...

    :)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Também acho que é pena, neste caso, por dois motivos: porque sim, e porque «Fama».

    Também o Boavista está em sérios apuros: agora ao que parece até por dívidas ao Fisco. Veremos se daqui a dois anos não estará a disputar o campeonato da desgraça.

    Agora a propósito de pénaltes.

    Acho que as suspeitas levantadas pelo Vitor acerca do J.Ribeiro e do Makukla fazem todo o sentido. Posso confirmá-lo com total garantia porque ao que acabei de saber, de fonte segura:

    - Não só Liedson, Polga e Ismaelov estão a caminho de Setúbal (Taça da Liga, recordam-se?);

    -Como (meu Deus!) Ronaldo já tem casa para morar em Barcelona.

    Como dizia o outro, está tudo ligado!

    ResponderEliminar
  5. JMMA,

    Está tudo muito bem, a analogia é boa, mas as suspeitas não foram levantadas por mim.

    Abraço.

    ResponderEliminar