domingo, 6 de abril de 2008

FCP: 6 - Estrela da Amadora: 0

Já está. O tri já cá mora e a pedido do JMMA, digo desde já que o Tetra será nosso!

Durante a semana fui amadurecendo a ideia que o Porto ia ganhar ao Estrela. Não porque o FCP era melhor ou porque tem melhores jogadores. Todos sabemos que por vezes isso não basta. Sabia que ia ganhar, e por consequência sagrar-se campeão, porque os jogadores sentiram-se "picados". Foi uma semana que se viu de tudo para arredar para o lado o mérito do Porto durante toda a época. Foi igualmente a semana onde apareceram muitos, que até então estavam hibernados.

O meu feeling confirmou-se. O Porto ganhou como há muito não via. Ganhou com a raiva acumulada durante toda a semana, e a melhor prova disto foi a fase do jogo onde o Porto já ganhava por 5, mas mesmo assim continuava a correr como se não houvesse amanhã. Curiosamente estes seis secos foram dados a uma equipa que participa no apito dourado. Não porque está envolvida (clubes do sul não entram nestas contas), mas porque o Porto-Estrela da Amadora é um dos jogos que contribuiram para as escutas feitas ao Papa e é também um dos jogos onde alegadamente o Porto subornou o árbitro para poder ganhar.

Ganhar é mesmo a palavra que mais se diz a norte. Nos últimos 21 anos, o Porto leva 14 campeonatos, o Benfica 4, o Sporting 2 e o Boavista 1. É de facto uma diferença abismal, continuando o Porto a cilindrar toda a sua concorrência.

O campeonato que agora ficou decidido é, na minha opinião, especial por dois motivos: Desde logo porque é o segundo "tri" da história do Porto e depois porque foi ganho de uma forma tão copiosa como eu nunca vi. Na verdade, já não é muito usual ganhar um campeonato a cinco jornadas do fim e este facto justifica-se porque o Porto é de longe melhor do que qualquer outro clube nacional.

Como dizia ontem o Serrão, agora que venha o Benfica para servir de bombo da festa!



4 comentários:

  1. Que arrogância!!!

    Ainda precisas de ganhar mais algumas vezes, para saberes ganhar.

    Olha que é uma virtude.

    Compara a minha crónica qd o SLB foi campeão, com a tua.

    De qualquer forma... Parabéns. Que acho que tb não me deste :)

    E depois sou eu q estou com azia?

    ResponderEliminar
  2. Tens razão, tenho ganho pouco e é por isso que ainda não sei ganhar.

    Por outro lado, tens ganho bem mais do que eu...

    :)

    Abraço de solidariedade!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo7/4/08 13:18

    1. Parabéns ao Vitor e demais portistas amigos - pois se há coisa que sinceramente nos deverá agradar é ver os nossos amigos satisfeitos.

    2. Parabéns aos jogadores do Porto - que não foram tão bons como se quer fazer crer, mas isso não interessa agora, porque também não foi preciso serem melhores. Bastava termos tido por cá, não um Bayern, mas um arremedo de 'Schalke 04' e nesta altura, por certo as contas do campeonato ainda estariam por fazer...

    3. Por razões que se depreendem das minhas posições neste blogue, ficam por aqui os meus 'parabenizados'.

    4. Gostaria de pensar que o triunfo que justifica estes meus parabéns, embora ainda virtual, se confirme rapidamente como efectivo e irreversível. Oxalá isso aconteça. Confesso, porém, que tenho alguns receios.
    Na verdade, quem me garante:

    - que as trivelas vitoriosas do Quaresma, tal como alguns factos conhecidos em julgamento na Liga, não sejam impugnadas por motivo de já terem prescrito na altura em foram executadas;

    - quem me garante que, tal como as escutas, também os vários golos decisivos atribuídos a Lisandro não terão que ser anulados com a consequente perda de pontos, uma vez que o rapaz usava barba e a barba num avançado toda a gente sabe que é ilegal;

    - quem me garante que o árbitro que assinalou o tal livre bizarro no Porto Sporting, pretenso frequentador de bares de alternadeiras, é pessoa suficientemente credível para testemunhar no relatório do jogo a derrota do sporting;

    Quem me garante?

    Enfim, ficaria muito triste se os parabéns que hoje aqui dou pudessem de algum modo ser enssombrados no futuro por suspeitas infantis como as que acabei de resumir. Oxalá não suceda. Quero que o meu abraço ao Vitor seja sincero, definitivo e fundamentado.

    5. Por fim, só uma nota a propósito da esmagadora vitória «de raiva» sobre a infame e verminal (de "verme") equipa do sul - Estrela da Amadora.

    Meu caro Vitor, repito os parabéns, mas permita-me o àparte:

    A questão não é se o FCP hoje "precisa" de favores para ganhar. A questão é "se precisou".

    Abraço a todos os portistas sensatos.

    JMMA

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelos parabéns e obrigado pelo Abraço final, ao qual retribuo!

    ResponderEliminar