quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Benfica-3 Celtic-0

Não vou demorar muito com o jogo. O Benfica entrou bem, aproveitou da melhor forma os erros do adversário, demontrou que é melhor equipa que o Celtic e que a derrota em Glasgow podia ter sido evitada. Ponto Final.

Vou antes falar de um espectáculo, dentro de outro espectáculo: os adeptos do Celtic.

Não me lembro de vêr na Luz, um clube visitante a arrastar consigo 10.000 adeptos. E que adeptos!!! Para terem uma ideia, a bancada Coca-Cola estava repleta de escoceses, alguns deles no meio dos adeptos do Benfica.

Momentos antes do início da partida, desfraldaram um enorme pano com a camisola do trágico Fehér com uma tarja que dizia “You’ll never walk alone”. Os adeptos do benfica aplaudiram de pé durante 5 minutos.

Embora o jogo cedo corresse mal para os escoceses, os seus cânticos entoavam em todo o estádio. Tal como o comum adepto, as próprias claques organizadas do Benfica estavam em silêncio, deliciadas com este espetáculo.

Mas o mais arrepiante, foi nos descontos finais da partida e já com o marcador em 3-0, quando os escoceses decidiram presentear a sua equipa com o hino escocês. Incrível... Todo o estádio se arrepiou, e em uníssono levantou-se a bater palmas aos escoceses.

Foi caso para se dizer, os adeptos do Celtic calaram a Luz.

Quando ia a sair do estádio, vi um escocês de 1,90, mais de 100 Kgs e muitos litros de cerveja na barriga, a colocar um cachecol dos católicos no pescoço de uma criança portuguesa, sob o olhar carinhoso da sua mãe.

Naquele momento, e enquanto me dirigia para o carro, passou-me pela cabeça o gesto do Veiga no Dragão, a acusação criminosa dos dirigentes do FCP ao Katsoranis, os cânticos das claques (a maioria para maiores de 18 anos), o apito dourado e os seus rebuçadinhos.

Em termos de educação, civismo e seriedade estamos muitooooooo distantes dos países norte europeus. E fico com a triste sensação, que gostamos de ser assim.

3 comentários:

  1. É curioso. Na TV a visão que se tem é sempre muito estreita. Limita-se fisicamente à superfície do écran, artisticamente à inspiração do realizador, e auditivamente à vulgaridade dos comentadores.

    Mesmo assim, retive através das imagens dois flashes que me tocaram no sentido aqui referido pelo Luís.

    Flash 1. A 5 minutos do fim, resultado em 3-0, e escoceses com cachecóis estendidos, vozes em coro a aplaudir a equipa.
    Confesso que me comovi.

    Flash 2. Após o apito final, vista panoramica das bancadas, adeptos do Celtic misturados com os apoiantes do Benfica e... para grande pasmo meu: os escoceses divertidíssimos a cumprimentar os espectadores vizinhos - benfiquistas, claro!

    É ou não é outra gente?
    Que lição de civilidade, sim senhor!

    ResponderEliminar
  2. Esses adeptos são realmente fantásticos. Tive a oportunidade de presenciar isso mesmo em Sevilha, na final da Uefa.

    Quanto aos nossos exemplos, concordo contigo, mas não seremos muito diferentes dos restantes países latinos. Já tive a oportunidade de ver em Madrid no jogo Real-Porto um adepto espanhol com uma t-shirt que dizia: morte ao Barça! E era um jogo que não tinha nada a ver com os catalães. Por isso, acho que não somos muito diferentes.

    Mas é óbvio que condeno esse tipo de atitude.

    ResponderEliminar
  3. entao partir a perna a alguem (que foi o que o grego fez) é um acto normal...não me fecundem...e se há um ano a carolina foi o que foi..não me digam que o veigolas agora é vitima de ter sido expulso do seu clube....e coitadinho ate so mostrou o dedo..deviam era corta-lo

    ResponderEliminar