quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Colunista Convidado, por JMMA

ELE PAPA, NÓS PAPALVOS


Recentemente, um semanário resolveu brindar os leitores com as aventuras de vida de uma figura típica do nosso futebol. Uma personagem, aliás, bastante multifacetada: o Zuca Zuca Cinderela, para os amigos; o Papa, para os apaniguados; e o Engenheiro Chefe, para os cúmplices e rivais. Preferia chamar-lhe Chico Esperto, se tivesse voto na matéria.

Vendo bem, todos supomos ter uma ideia de quem é o Chico Esperto. Isto é, o Zuca Zuca. Eu tenho uma ideia do Zuca Zuca. Pinto de Sousa, ‘companhon de route’ desde os tempos do Colégio das Caldinhas que havia de chegar (vejam bem o acaso!) a Presidente da Liga de Árbitros e que é um dos arguidos do Apito Dourado, também tem uma ideia do Zuca Zuca. Os sportinguistas que em 1985 viram Futre, o «menino de ouro», ser-lhes surripiado através de um golpe rocambolesco, que incluiu aliciamento e sequestro, têm uma ideia do Zuca Zuca. As pessoas, se ainda não esqueceram quem foi o guarda Abel, o PSP com fúrias de dragão que em finais dos anos 80 comandava a guarda pretoriana do chefe azul, cuja sanha justiceira fez história na imprensa, é porque têm uma ideia do Zuca Zuca. No fundo, não há quem não tenha uma ideia do Zuca Zuca. Os adeptos, os simpatizantes, os cúmplices, os rivais, e até os leigos. Até o próprio Jorge Nuno tem certamente uma ideia sobre Pinto da Costa. O único problema é que havendo tantas ideias sobre Zuca Zuca, ninguém sabe, afinal, exacta e completamente, quem é Zuca Zuca.

Não faz de propósito, não; ele é mesmo assim. Por um lado, Zuca Zuca trai, perjura, conspira. Sacrifica o amigo para sacar Pedroto ao Boavista. Perjura o pacto de não agressão entre clubes para raptar Rui Águas. Conspira, isto é, «faz a folha» ao Presidente do clube, para assaltar o poder por via de golpe de estádio. Mas, ao mesmo tempo, Zuca Zuca mostra ser também um expoente de generosidade, devoção e amor ao próximo. Se há dias em que dá papa aos pobrezinhos do Coração da Cidade, outros há em que vai papando as pobrezinhas no platô das buates. (Percebem por que lhe chamam Papa?) Devoto, encomenda a sorte, ora, na capela do estádio, a Nossa Senhora de Fátima, ora, em campo, a sapos e a galinhas degoladas. Se obsequia os amigos com ‘fruta’, ‘rebuçadinhos’, ‘café com leite’ e outros mimos, justo é que os amigos o desenrasquem quando é preciso, seja com uma arbitragem hábil, seja com um aviso oportuno de busca judicial. Enfim, fazer o bem sempre esteve na mira do seu horizonte, no mais íntimo dos seus sonhos.

Que Zuca Zuca seja visto de forma diferente por pessoas diferentes, não admira. Mas eu disse que também tinha uma ideia de Zuca Zuca. Por acaso não anda longe da daqueles seus amigos que dizem (da boca das comadres saem as verdades) que Zuca Zuca «pelo Futebol Clube do Porto não olha a meios para atingir os fins». Concordo com esses amigos (dele), mas com uma ressalva decisiva: é que, para mim, os fins não justificam todos os meios. É possível que seja um bom dirigente. Mas era mais importante que fosse uma pessoa honesta.

Dir-me-ão que isso de ser boa pessoa – tal como a execução do hino nacional na realização de certos actos públicos – não é essencial. Pois eu acho que é. É tudo uma questão de atitude, de um certo sentido de decoro e forma de estar na vida.
(Este critério é válido para todos os Zuca Zucas. Era só o que faltava: o escabroso da fraude mudar com a cor do clube ou com o sabor das vitórias.)

22 comentários:

  1. O caro JMMA, adiantou-se. Também era para falar da entrevista do papa ao Sol. Sendo assim, fica para as próximas núpcias.

    Mas permita-me alguns complementos: O amigo JMMA esqueceu-se de falar nos títulos do zuca zuca, esqueceu-se de falar da forma como o zuca zuca trouxe o Mourinho para as antas. Ou então não falou neste último ponto porque, se calhar, o special one veio para as antas mais por culpa do amadorismo dos homens da segunda circular do que por mérito do zuca zuca. Está bem, entendo.

    Esqueceu-se ainda de falar na paixão do zuca zuca pelo seu clube. Será talvez esta paixão que o faz olhar mais para os fins do que para os meios. Estará certo? Estará errado? Recorrendo a uma analogia do mesmo tom do Luis (GALP), também poderei dizer que o nosso primeiro rei "bateu na mãe" por altura da batalha de S. Mamede. Objectivo: tomar o trono. Estaria ele certo? estaria ele errado? Será que existiríamos se ele não tivesse feito isto? Teria Portugal tantos títulos europeus se o zuca zuca não tivesse sacado o Pedroto?

    São tudo questões abstractas onde cada um terá a sua opinião.

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me só de uma coisa. Depois de ter "batido na mãe" e depois de ter sido reconhecido como rei de Portugal pelo pelo papa da altura, lembrou-se de ir por aí a baixo e expulsar os Mouros. Estaria certo? Estaria errado? Seria nesta altura, o amigo Luis Marques mouro?

    Com franqueza, e como estimo muito o Luis, prefiro que ele seja Português!!

    :)

    ResponderEliminar
  3. Caro Vitor,

    Um ponto prévio, antes de propriamente lhe responder:

    Longe de mim qualquer pretensão de o fazer mudar de ideias acerca do personagem em questão. Aliás se há alguma ideia clara no que foi escrito é reconhecer a multiplicidade das ideias sobre Zuca Zuca.

    Agora o que queria dizer-lhe é isto.

    Quando digo que os fins não justificam todos os meios, não estou a falar de coisas abstractas. Muito menos, a respeito do Zuca Zuca, que bem sabemos quais são os meios a que nos estamos a referir.

    E até o exemplo histórico com que argumentou configura uma situação bem clara para aplicação do meu critério.

    Nenhuma História faz reverter o mal em bem, ou o mau em bom.

    O bom sucesso histórico que foi a fundação de Portugal não torna o pontapé na mãe uma coisa louvável, não acha? As coisas são o que são.

    Reforço a ideia com outro exemplo.
    Não é por os alemães terem perdido a guerra (II Gerra Mundial 1939-1945) que os milhões de mortos alemães são horror humano menos lastimável do que os milhões de mortos da parte dos Aliados.

    Mas deixe que lhe diga. A comparação História/Zuca Zuca não me parece lá muito feliz.

    Já reparou que a justiça da História é sempre a justiça dos vencedores? No futebol, pelo contrário, espero bem (oxalá não me engane) que haja justiça neutra. Não será a minha; não será a sua; mas há-de ser (espero que seja) a do país, se ainda houver vergonha.

    Em História existe além disso, muitas vezes, a tentação de a reescrever. Mas isso é outra conversa.

    Enfim, é este o ponto que lhe queria frisar: nem na História e muito menos no pontapé na bola os fins justificam todos os meios.

    Poderemos dizer:
    - que bater na mãe foi um mal menor daquele que seria se Portugal não existisse. Certo?

    - que matar milhões de Alemães foi um mal menor do que seria aquele de a Europa ver perdida a Liberdade.

    Mas pergunto (nem pergunto, tenho a certeza):

    - Acaso o Vítor consideraria que pior seria o FCP não ganhar o campeonato do que o Zuca Zuca lho garantir a QUALQUER PREÇO?

    É isso, fiz-me entender?

    Agradeço, porém, como sempre, os seus comentários.

    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia a todos.

    Já há algum tempo que não passava por aqui. Vejo que mantêm o blog vivo e ainda bem que o fazem.

    Quanto ao post propriamente dito, denota claramente o ressabianço típico, a inveja mesquinha e o largo complexo de inferioridade patente no comum mortal que por triste fado não tem o Zuca-Zuca à frente dos destinos do seu clube.

    Pois bem...

    Com certeza que no meio desta história houve assuntos resolvidos à boa maneira portuguesa, leia-se chico-espertice.
    Com certeza que houve actos menos lícitos, obscuros e subterrâneos.
    Os fins justificam os meios? Talvez! Em dadas ocasiões...

    Acho graça o modo como se esgrimam argumentos históricos para justificar ou não a vida do ZZ. Só isso mostra a relevância de tamanha personagem.

    Agora quando o caro Luís refuta todos esses argumentos com a cantilena do bom-senso e etc, etc, só me apetece rir...
    Isso é tudo muito bonito mas é cantado, visto de fora...

    O caro Luís, se tivesse que manter o seu emprego (imaginemos vital para a sua sobrevivência) à custa de uma, duas ou mais pessoas que até lhe poderiam ser queridas, despedia-as e mantinha o seu emprego (e consequentemente podia continuar a alimentar a sua família) ou despedia-se deixando a sua consciência tranquila?

    Não esqueçamos que isto é um "suponhamos"!

    Pois... as coisas são muito fáceis de dizer quando estamos por fora... de poetas tou eu farto caro Luís, e aquilo que tentou fazer (mal no meu entender) foi abstraír e descontextualizar as accções que conduziram a certos fins.

    Claro que agredir uma mãe ou matar milhares de pessoas são, agora e sempre, actos condenáveis, mas nunca podem ser desenquadrados do contexto a que pertencem, pois analisa-los isoladamente é completamente diferente do que analisa-los no seu próprio contexto.

    Finalizando, aquilo que arrogantemente chama de chico espertice, não é mais do que INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA!! Lutar para sobreviver.
    Coisa que "certos e determinados" clubes nunca tinham ouvido falar até há bem pouco tempo, pois as beneces do "regime" a isso nunca obrigaram. Nunca precisaram de lutar para sobreviver, pois a isso nunca foram obrigados.
    E isso já acha justo? Consegue analisar isto do ponto de vista histórico ou como facto isolado??

    Não me parece...

    Uns por tudo e por nada são corruptos, feios, porcos e maus. Outros, usando exactamente os mesmos comportamentos, são paladinos da verdades, justiceiros, têm honras de prime-time e por aí adiante...
    Dos fracos não reza a história! O nome do Zuca-Zuca, por muito que não queiram, perdurará na história, como grande dirigente, que proporcionou a milhares de pessoas sensações e alegrias que muitos outros milhões só sonham ou vêm a preto e branco e que talvez partam deste mundo sem nunca sequer lhe ter sentido o cheiro... isso é que fica... não são os "rebuçados" e os "cafés com leite"!
    Isso é aquilo que os fracos querem que perdure!

    Sabe, os medíocres, para se fazerem notar ou sobressaír, têm que, de algum modo, aniquilar ou sobrevalorizar os geniais... (pobre Anderson!) e num país de invejas, e dores de cotovelo nada mais se poderia esperar...

    Abraço a todos.

    PEdorido.

    ResponderEliminar
  5. "Bons olhos" o vejam caro Pedorido.

    Já tinhamos saudades da sua participação.

    Obviamente estamos em desacordo na maior parte das coisas que escreve, mas a seu tempo tentarei comentá-las.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Olá Luís,

    retribuo o cumprimento com muito gosto.

    Fico à espera da tua resposta! :p

    ResponderEliminar
  7. "É tudo uma questão de atitude, de um certo sentido de decoro e forma de estar na vida" - sentido de decoro e forma de estar esta já patente em Portugal na gloriosa década de sessenta...

    ResponderEliminar
  8. O amigo CBR1000... afinal também é um sabichão!!!

    António Fortes

    ResponderEliminar
  9. CBR, tente estar mais atento às coisas que eu escrevo ou então tente não falar de coisas de que não leu.

    Sugestão:
    - Mais atenção na forma como lê as coisas;
    - Ler o semanário SOL.

    Esse tom prepotente não o ajuda.

    ResponderEliminar
  10. Neófito neste blogue, cujo último post e respectivos comentários consegui ler, deixo o meu testemunho.
    Concordo em absoluto com o autor e com o parentesis final com que termina, i.e., (Este critério é válido para todos os Zuca Zucas. Era só o que faltava: o escabroso da fraude mudar com a cor do clube ou com o sabor das vitórias.)
    Fico a aguardar, eventualmente, para o próximo post, igual biografia de um dos outros papas, necessariamente de outra cor. Isso sim será pôr este seu critério on-time.
    Cumprimentos.

    RAFC

    ResponderEliminar
  11. Caro CBR1000... de facto, por muito triste que seja, é assim que as coisas funcionam hoje!

    Não quero com isto dizer que não sou defensor dos valores já referidos, mas entre salvar a minha pele e a dos outros, definitivamente salvo a minha.
    De preferência sem ter que passar por cima de ninguém... mas se o caso o obrigar... temos pena!

    O mais engraçdo é que para (quase) todos, o passado de beneces aos clubes lisboetas como que se evaporou no ar... agora interessa é bater no ceguinho e julgar o que "interessa" julgar!

    Fico à espera de um post sobre os milhões da CGD (ENTIDADE PÚBLICA) entregues ao recreativo na sequência da construção do centro de estágio, ou dos milhões entregues pela EPUL (ENTIDADE PÚBLICA) ao mesmo clube. Ou então das alteraçõs repentinas ao PDA da cidade de Lisboa para permitir a construção do cestinho do pão... fico à espera.

    Realmente... "É tudo uma questão de atitude, de um certo sentido de decoro e forma de estar na vida."

    ResponderEliminar
  12. Uma vez mais voltou a pôr a pata na argola! Não me lembro de ter falado de qualquer clube... ou será que o meu comentário (citando):
    "O amigo CBR1000... afinal também é um sabichão!!!" é uma opinião a assunto relacionado com algum clube?!
    Comento apenas os seus sucessivos tiros aos comentários efectuados... Só aqui, neste espaço, foram 4 posts, ou seja 31%(!!!) da totalidade das intervenções... e todas de "dedo em riste", como criança mimada por não o deixarem ter razão!
    Fala de tudo e de todos... e tem sempre razão!
    Leve lá o carro!
    Mas que a mota está perra e muito... muito presunçosa.... lá isso está!!!

    António Fortes

    ResponderEliminar
  13. Caro CBR1000...

    O Centro de Estágio do Olival é uma parceria entre o FCP e a CM Gaia.
    Há dois clubes de Gaia que utilizam o Centro de Estágio para realizarem os seus jogos, um é o Crestuma e o outro se não estou em erro é o Oliveira do Douro.
    Ou seja, o centro de estágio é pertença da CMG, à qual o FCP paga, anualmente, um aluguer. Como não é nosso, não podemos fazer acções de "naming" e receber milhões de euros.

    Acha mesmo que fica a perder?

    Abraço,

    PEdorido.

    ResponderEliminar
  14. OOHPPSS!!!!

    António Fortes

    ResponderEliminar
  15. Em primeiro lugar relembro-lhe (uma vez que anda muito esquecido!) que o post não é meu. Em segundo, e na senda do mesmo esquecimento, para quem afirmava que eu afinal também comentava noticias que não eram do meu clube, não pára de enviar bitaites sobre qualquer notícia. Afinal em que é que ficamos? Coerência é muito bonito. Que fique claro que nada tenho (nem devo!) a opor às suas pronuncias sobre as noticias que quiser. No entanto, também não acho uma atitude conveniente criticar os outros quando também usam do mesmo direito. Reflecte insegurança da sua parte!
    Vamos agora então ao que interessa: Gostaria de o corrigir e relembrar-lhe (ou informá-lo) que o contrato entre o FCP e a parte que disponibiliza o espaço para os treinos (CM Gaia) não contempla um aluguer... mas um arrendamento! Em termos jurídicos, um contrato entre duas entidades sobre um bem imóvel reflecte um arrendamento. Um carro, uma bicicleta ou uma... mota alugam-se!
    A informação que pede é pública e está disponível no relatório de contas da SAD (rubrica de encargos) e da Câmara de Gaia (rubrica de proveitos). A primeira é uma entidade cotada em Bolsa, a segunda é uma entidade pública! Vamos lá levantar esse rabinho do PC e procurar as informações que precisa! Não seja preguiçoso!
    Confesso até que estou um pouco curioso para entender quais serão as suas conclusões com esses valores! Cuidado com as ilações fáceis... Repare que o FCP gasta por ano com o arrendamento do referido espaço menos do que o SLB em juros relativos ao empréstimo para a construção do Centro CGD no Seixal!
    Por outro lado, um arrendamento enquadra-se numa despesa mensal, dedutível em IRC e portanto não reflecte um encargo obrigacionista, não hipotecando assim a hipótese ao crédito. Um empréstimo contabiliza-se fiscalmente ao final do ano, não é dedutível em sede de IRC e enquadra-se noutra rubrica. Tem igualmente o inconveniente de representar um encargo fixo em crédito que sempre desvaloriza o património enquanto (lá está!) não houver uma liquidação da dívida (ou seja, amortização parcial e/ou total…. já está a ver onde quero chegar, não está?!)
    Mas vamos lá ver o que pretende fazer com esses valores, e que a conclusão pretende chegar! A julgar pelas suas últimas intervenções... não vem aí coisa boa.... não, não!!!

    António Fortes

    ResponderEliminar
  16. Em relação à CGD vejo a coisa ao contrário... é que nenhuma entidade privada quis ser V. patrocionador... só o estado! Mas estas relações já vêm de longe... não é?
    Em relação à restante verborei (que não tem substância e traduz a sua incapacidade intelectual de discutir ideias), e correndo o risco de cometer plágio:
    "Bla, Bla, Bla"
    Deve ser da azia...! Perder com um Sporting que até veste de vermelho num estádio cheio de adeptos benfiquistas deve ser muito penoso!!!
    Este foi um jogo (ou melhor, um resultado!) que me soube muito bem! Suspeito que mais virão nas próximas semanas!

    António Fortes

    ResponderEliminar
  17. Não alimente a sua azia! Vai ter oportunidade de encher um pouco mais durante a semana. Depois, no próximo fim-de-semana, quem vai dançar o vira será o Sr... ao vivo e em directo em Lisboa!
    Mas que grande clube que o seu me saiu...! Será impressão minha ou, fora, ainda só ganharam em Leiria?! No Porto levaram 6 (3 FCP + 3 Boavista), em Braga outros 3 e em Paços de Ferreira empataram! É de facto uma equipa fantástica! Esta, caro Sr., não vai chegar ao Natal!!!
    Em relação a amanhã garanto-lhe que não vamos perder! Mas se tal acontecer... ainda ficamos à V. frente! Ou será que as contas estão mal feitas?!!!
    A propósito... já conhece o valor de ARRENDAMENTO do espaço que o FCP usa para treinar? Deve ser, de facto, uma informação importante!!!
    Acho que terá ficado um pouco desmotivado depois de meu post... compreendo!

    Vá lá agora procurar uma farmácia de serviço e compre um anti-depressivo. Mas penso que não será necessário, pois a julgar pelos V. resultados esta época, é coisa que deve ter sempre à mão!

    António Fortes

    ResponderEliminar
  18. Já agora caro CBR1000, corrija a sua ortografia e escreva "à" e não á!

    ...de nada!

    António Fortes

    ResponderEliminar
  19. Caro CBR1000,

    respondendo-lhe à pergunta que colocou, como disse o António a palavra certa para a situação do Olival é a de arrendamento e não aluguer.
    Há um contrato de arrendamento por 50 anos.
    Quanto ao valor, não estou certo mas penso que não chega aos 3000€/ano.
    De qualquer forma, todos os custos inerentes ao uso do mesmo estão a cargo do FCP, logo o bolo total não é tão pequeno quanto isso. Penso mesmo no exercício passado ter atingido as centenas de milhares de €. Vou tentar encontrar dados que confirmem isto, pois não estou certo do valor.

    Finalizando, recordo-lhe que o tema que levantei não foi a disputa para saber qual o clube que tem mais ou menos facilidades na questão dos centros de estágio, mas sim a promiscuidade entre um organismo público (ou de capitais públicos, se preferir) e um clube (entidade privada). E isso é inegável.

    Abraço,

    PEdorido

    ResponderEliminar
  20. CBR,

    isso é inegável. 250€/mes é dado.

    Mas não se esqueça que todos os custos inerentes à manutenção do centro estão a cargo do FCP.
    Mais, os direitos comerciais sobre o centro de estágio são posse da CMG, o que invalida que o FCP possa daí tirar quaisquer lucros. Ao contrário dos outros clubes.

    No final as contas são desfavoráveis ao FCP, pois além de pagarmos o valor mensal (não significativo, obviamente) pagamos a manutenção do campo e não podemos explorá-lo sem limitações como acontece com slb e scp.

    Continuo a afirmar que o FCP não sai beneficiado com essa situação, e mais uma vez, continuo a afirmar que o tópico que lancei não foi este, mas como o caro CBR1000 insiste em bater no ceguinho e desviar as atenções, eu continuo a responder-lhe.

    Já lhe dei toda a informação que possuo acerca do Olival, mas ainda não me respondeu à questão que levantei: acha justo esta promiscuidade entre CGD (ou EPUL, é à sua escolha) e slb? Não acha isto concorrência desleal? Ainda para mais tratando-se de capitais públicos?

    Abraço,

    PEdorido.

    ResponderEliminar
  21. Oh, CBR...

    por vezes fico com a sensação que falar consigo e falar sozinho é a mesma coisa... ou você não quer entender ou pura e simplesmente não tem capacidade para entender...

    É do domínio público que os arrendamentos feitos pelo estado ou entidades públicas são sempre por valores muito baixos ou simbólicos.

    É o que acontece com o FCP e com muitos outros clubes e entidades por esse país fora, por causa dos Estádios Municipais, centros de estágio e etc.

    O Olival está repartido entre FCP, Crestuma e Oliv. Douro. Não vivemos lá sozinhos!
    Obviamente que o benfica também paga todos esses custos, mas ao menos está a pagar para uma coisa que será sua pertença!

    Quer um exemplo para tornar mais fácil a sua compreensão?
    Eu vivo toda a vida numa casa alugada que ainda por cima tenho que repartir com mais 2 pessoas.
    Você gasta mais dinheiro do que eu, mas compra, efectivamente, uma casa e o estado ainda lhe dá uma ajudinha. Ou seja, eu vivo toda a vida numa casa que não é minha, logo não posso alugar, vender ou o que quer que seja e você, pode fazer o que bem entender com a sua!!

    Percebeu agora? É que aqui não dá para fazer desenhos!!

    Já tou cansado desta argumentação, que tentei que fosse positiva, mas o CBR, para além de se esquivar SEMPRE à questão que levantei, porque é incómoda, respondeu sempre aos meus argumentos com comentários sem nexo nenhum. Tipico... sentem-se ofendidos, toca a disparar em todas as direcções.

    Você nunca terá razão nesta questão, pois a partir do momento que o slb recebe capitais públicos em detrimento dos outros clubes, perde logo a razão.
    CONCORRÊNCIA DESLEAL!!

    ResponderEliminar
  22. Caro CBR1000...

    assim de repente, pareceu-me o Record ou a ABola...
    Foi um golpe de génio, apresentar essa frase assim descontextualizada.

    Eu também disse que: "É do domínio público que os arrendamentos feitos pelo estado ou entidades públicas são sempre por valores muito baixos ou simbólicos.", mas transcrever isto para quê? Só ficava mal! Titúlos sensionalisatas e punch lines é o que o povão gosta!

    E, mais uma vez, não respondeu aquilo que lhe perguntei. Portanto, quem cala consente.

    E não, não sou bom pintor, senão de bom grado lhe fazia um desenho, pois por palavras acho que não entende o que eu digo. Ou melhor, entende, mas como tem o rabo entre as pernas, não quer responder. Compreendo!

    Faltaram-lhe foi os argumentos clichés:
    -"Ah, mas nós somos o maior clube do mundo";
    -"A culpa é do PC";
    -"É tudo contra o benfica"

    De resto saiu-se bem!
    Representou fielmente a massa adepta benfiquista.
    Logo, quando somos genuínos, que mais se pode acrescentar!?

    Olhe... "amigos" na mesma! Tudo na desportiva.

    Obrigado por me ter dado razão, nem que seja com o seu silêncio!

    Abraço,

    Pedorido.

    ResponderEliminar