quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Colunista Convidado, por JMMA

O «quase» e o «basta!»

Para um bom equilíbrio entre críticas e elogios, esta croniqueta tem por tema dois apontamentos - um positivo e outro negativo.

O positivo diz respeito ao Footbicancas. E começa por uma declaração.

Gostei (pela justeza e pelo distanciamento crítico) dos comentários aqui produzidos, nomeadamente, pelo Luís Marques e pelo Vítor, sobre o derbi do Dragão. (Aliás, como era de esperar.)

Agora o que eu queria realçar era o comentário que Luís Santos, «quase furioso» com a «Buba» do seu Sporting em Aveiro, aqui escreveu Sexta-feira 27, a propósito (isto é, dependurado) do post «…e o ano passado foi assim». Muito brevemente é isto: Sob a capa fina da ironia, a nudez engraçada da «realidade».

Da «realidade emocional», entenda-se. Já que é desta que se alimenta o clubismo. Merece prémio. Por isso, juro (e ai de quem me desminta!) que desejei ao Luís um euro-brinde procedente de Munique, nem que fosse um Litlle Chicken com cara de Oliver Kahn.

Quem haveria de dizer que a «buba» que os leões apanharam em Aveiro alastraria tão rapidamente ao Porto, para aí contagiar as águias atrevidas, logo no dia seguinte. Pensei cá para mim: Deus é azul!

Lembrando-me do Luís Santos, «quase furioso», resumi assim o jogo: Da «quase» goleada à «quase» vitória, três golos «quase» perfeitos, e no fim «quase» tudo estragado, por um golo desses «quase» i-Moraes, que «quase» parecia uma conspiração dos deuses.

E «quase» péssimo, foi o treinador do Porto a tentar convencer-nos de que não houve nenhuma «conspiração dos deuses» mas sim uma bênção dos treinos e, pasme-se, uma consequência natural do «querer e da vontade». Porra!, um golo pateta quando toda a gente viu que o fcp terminava o jogo às aranhas. Tentar mascarar a aflição com a bazófia, ainda para mais tendo ganho, não se faz. Devia haver prisão perpétua para estes casos.

Agora, mau, mau foi outra coisa. Cinjo-me apenas a alguns episódios mais chocantes. Não percebi a palhaçada dos bilhetes. Sinceramente, teria adorado que o fcp, à parte todas as razões que lhe possam assistir contra o Benfica, aproveitasse a oportunidade para se distinguir da «merda», cedendo (com luva branca) os bilhetes para o jogo. Acho que os portistas mereciam que o seu clube tivesse dirigentes desse gabarito moral e eu invejá-los-ia, enquanto o Benfica os não tivesse iguais. Assim, merecem-se uns aos outros.

A verdade é que sempre que pensamos que não é possível fazer pior, vem um destes senhores e consegue! Refiro-me agora à alegada trama (ou trampa?) dos gestos provocatórios. Para edificação da inocência, aí temos mais uma alarvidade que não vem senão desculpabilizar o indesculpável, quer sejam os cânticos insultuosos contra a honradez materna dos adversários aquando dos festejos de vitória do fcp no último campeonato, quer seja o silêncio complacente e indigno dos dirigentes portistas a respeito do desatino. Enfim, funestas omissões pagas com ainda piores acções. Merecem-se uns aos outros, estes senhores dirigentes, de faca na Liga, armados em chefes de claque.

Nós, os adeptos (aqueles com quem me dou), e eles, os jogadores e os árbitros que estiveram no Dragão, é que não os merecemos.

Basta!

5 comentários:

  1. Pois é... com jogos como os de Aveiro e Dragão o nosso futebol até parece QUASE perfeito!

    QUASE perfeita é também esta crónica (imagine-se... ou não...escrita em dia de defuntos!!)... pois segundo julgo saber o seu autor ainda não é do SCP!

    ;-)

    Um abraço
    Luís Santos

    ResponderEliminar
  2. Dia de defuntos? É verdade, mas não pensei nisso. E mesmo agora, acho a associação dum pessimismo exagerado.

    Posso garantir que ao escrevê-la estava a pensar, isso sim, no Dia de Todos os Santos.

    A partir de agora (8ª Jornada)todas as ajudas não são demais para travar o fcp.

    ResponderEliminar
  3. Repito, poDia de defuntos? É verdade, mas não pensei nisso. E mesmo agora, acho a associação dum pessimismo exagerado.

    Posso garantir que ao escrevê-la estava a pensar, isso sim, no Dia de Todos os Santos.

    A partir de agora (8ª Jornada)todas as ajudas não são demais para travar o fcp.

    rque saíu com erro:

    ResponderEliminar
  4. A minha associação ao Dia de Defuntos era no sentido de enterrarmos o lado negro do nosso futebol!
    Mas visto como dia de Todos-Os- Santos posso dizer que o Sporting jogou um dia antes do que devía!!!
    Como isso não aconteceu, espero que hoje o Fernando não durma!

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  5. O dia dos defuntos não é só amanhã?

    ResponderEliminar