quarta-feira, 22 de novembro de 2006

CSKA: 0 - FCP: 2

Foram dois, mas podiam ter sido 4 ou 5, não fosse a grande exibição do guarda-redes Moscovita.
Grande exibição, sendo talvez a melhor do FCP dos últimos tempos. Porém, há um momento chave que, a meu ver, determinou a categórica vitória do FCP. Esse momento aconteceu no primeiro minuto do segundo tempo. Vágner Love, em lance disputado com Pepe, cai na área e o árbitro num momento de indecisão não marca grande penalidade. Não marcou, mas se marcasse também não seria escandaloso e pior ainda, Pepe teria que ser expulso. Nesta altura o Porto ganhava por 1 a 0.

Embora tenha sido um momento muito importante, o que é certo é que a vitória não merece a mínima contestação, tal foi a superioridade evidenciada pela equipa portista. Como disse, o jogo do Porto foi dos melhores dos últimos anos, principalmente depois da era Mourinho. Se este ano já critiquei Jesualdo, este é o jogo perfeito para dizer que o momento da equipa portista, deve-se muito ao trabalho do professor. Aliás nem vou enaltecer nenhum jogador em concreto, porque esta vitória foi de toda a equipa, pela forma como todos jogaram. E é este o grande mérito do treinador. Soube organizar a equipa como um todo, servindo as individualidades para alguns momentos e não para os verdadeiros momentos. Os dois golos de ontem são exemplo disto.

Outro dos méritos, foi saber organizar a equipa sem o Anderson. Quando muitos diziam que o Porto estava "andersondependente", os últimos jogos serviram precisamente para desarmar essa tese. Fazendo uma retrospectiva do trabalho do Jesualdo, chego à conclusão que o professor fez muitas vezes esse trabalho no Braga. Isto é, enquanto treinador do Braga, ficou privado de jogadores fundamentais por mais do que uma vez: Wender, João Alves, Jorge Luís, Abel e Nunes foram alguns dos jogadores chave que saíram de Braga, mas nem por isso o Braga tremeu. E isto é trabalho do mister. Por isso, não fico muito surpreendido com o "esquecimento" que estamos a ter do Anderson. Hoje já ninguém fala do prodígio.

Agora, já só falta um pontinho!!

3 comentários:

  1. Fiquei surpreendido com este resultado do FCP. Estava à espera que sofressem um pouco mais na Rússia.

    Se o FCP empatar e o CSKA ganhar ao Hamburgo, quem é que passa?

    ResponderEliminar
  2. Em caso de empate FCP - Arsenal, passa sempre o Porto, qualquer que seja o resultado do CSKA.

    ResponderEliminar
  3. esta foi sem espinhas...

    ResponderEliminar