terça-feira, 7 de novembro de 2006

Setúbal: 0 - FCP: 3

Boa vitória, manutenção da liderança. Para quem não viu o jogo, como foi o meu caso, esta é uma das análises que se podem fazer. Como não vi o jogo, vou aproveitar para fazer um pequeno balanço da performance portista, já que só teremos campeonato daqui a 15 dias.

Num mês de Outubro muito complicado, posso afirmar com maior ou menor exactidão que o Porto teve uma nota muito alta nesta primeira avaliação intercalar. Em seis jogos, ganhou por cinco vezes e empatou uma, sendo que este empate foi verificado em Alvalade. Pelo meio ganhou ao Benfica e os dois jogos na liga dos campeões. Ora comparando esta época com a de há duas épocas atrás, a nota ainda fica mais alta. Isto porque em situação idêntica (troca de treinador), o Porto de há duas épocas, andou a restante temporada a tentar remendar a asneirada que fez, enquanto que agora as coisas estão a ser bem mais pacificas. Este facto só vem mostrar a importância que um treinador tem numa equipa. Se há dois anos, o Espanhol não soube aproveitar a oportunidade que teve, este ano, o Jesualdo está a agarrar a mesma oportunidade com unhas e dentes. Qual a diferença?

O Português sabe tocar viola e o Espanhol não soube. Por isso, continuo a ter uma opinião muito positiva do professor. Já o critiquei uma vez, mas o balanço é francamente positivo. Isto é, o Porto está em primeiro lugar, tem a qualificação da champions em aberto e está a jogar um futebol agradável. Ainda não faz exibições de encher o olho, mas vai fazendo exibições seguras e a espaços chega a praticar um futebol de boa qualidade.

Comparando com a época passada, o saldo continua positivo: Está em primeiro (no ano passado ocupava o segundo lugar), tem mais pontos conquistados, tem mais golos marcados e regista uma melhor performance na champions. É engraçado que o lunático do ano passado dizia que queria ver o Porto ganhar, no mínimo por 3 golos de diferença nos jogos mais fáceis. É igualmente engraçado o facto do Postiga liderar a lista do melhores marcadores do campeonato. Enfim, também no confronto Portugal-Holanda, o Portuga é novamente melhor!

Em suma, num inicio de época novamente atribulado, há que estar muito satisfeito com o comportamento da equipa campeã nacional!

3 comentários:

  1. è verdade estou de volta e com mto prazer...

    O FCP está de facto melhor neste inicio de época e prova disso mesmo são as mais recentes exibições, apesar de estarmos a anos luz do futebol espectaculo da era Mourinho, julgo que temos um treinador que gosta de um futebol pratico directo e eficaz e que tem todas as condições para levar esta equipa a renovar o titulo de campeão nacional.

    ResponderEliminar
  2. Caros colegas de Blog, embora não haja por aqui nenhum comentário ao jogo do meu Sporting, uso este para emitir uma opinião sobre os golos de ontem sobre o Braga.

    Acho (e não sou o único, pois houve alguém que na SIC Noticias ontem à noite defendeu a mesma tese) que o Alecsandro é o autor (não só moral!) dos 3 golos.
    No 1 primeiro, a bola vem dos pés de Farnerude, vai à cabeça de Alecsandro e depois às cotas do Luís Filipe, entrando na baliza. As imagens de repetição evidenciam muito bem este aspecto. Não entendo, portanto, porque é que o golo foi atribuído ao jogador do Braga. Relembro, por exemplo, que no jogo entre o FCP e SLB, o 1º golo do porto foi atribuído ao Lizandro, mas a trajectória da bola é desviada pelo Hélder Postiga, enganando o Quim e entrando na baliza.
    No segundo, após o canto, há uma disputa da bola no ar entre Nem e Alecsandro, batendo primeiro na nuca do jogador do SCP e depois na cabeça de Nem. Lance recorrente no futebol. Em caso de golo, costuma ser atribuído ao jogador que tem intenção de rematar à baliza, mesmo que haja desvio de trajectória pelo adversário. Ontem (também não entendo porquê!) o golo foi atribuído ao jogador do Braga.
    O 3º golo entra mesmo na baliza. As imagens de ontem na SIC Noticia serviram para tirar quaisquer dúvidas aida pudessem existir.

    Mas considero um jogo fraquinho onde o Braga fez, talvez, das piores exibições contra os "grandes" e o SCP deu de borla uma expulsão (justa, mas importante!) ao SLB (do Nem)!

    Um abraço

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  3. o mais importante,talvez seja que vamos á frente e ja jogamos com todos os grandes,e tirando o slb,todos fora do dragao,o que pode ser uma vantagem...pois o porto em casa,este ano nao esta a perdoar....

    nao fales do mourinho,ele so era bom por ca,ou senao veja-se as ligas dos campeoes do chelsea,,,ehehehehhehehhehehhe

    viva o melhor do mundo,jose mourinho,o tal que recebe vilarinhos de cuecas...

    ResponderEliminar