Que gozo deu este empate. E deu por muitas razões: porque os Ingleses pensavam que eram favam contadas, porque pensavam que Portugal não podia ombrear com os milhões da Premier League, pelo sorriso do Sir Ferguson aquando do resultado do sorteio, pelas bocas que ouvi, imaginando uma humilhação do clube Portista, pela televisão pública que temos, que no telejornal nem uma referência fez ao excelente resultado do Porto, por Portugal e principalmente por ser Portista!
Bem sei que o Man United pode perfeitamente ganhar no Dragão, mas o primeiro murro foi nosso! Se me perguntassem antes do jogo se queria um 2-2, eu fechada o negócio na hora, pois empatar diante o campeão da europa e do mundo no seu terreno, seria muito bom. Depois dos 90 minutos, fico provavelmente com uma sensação de "soube a pouco".
Este "soube a pouco" resulta principalmemte de uma primeira parte de grande nível. O Porto entrou no jogo com grande personalidade e foi para cima dos red devils sem receio, tendo conseguido o golo logo nos instantes iniciais. O golo não caiu do céu, uma vez que instantes antes, já o Lisandro tinha disparado para grande defesa do Van der Sar. Foi na realidade um grande início de jogo e mesmo a ganhar por 1-0 o Porto não se fechou a 7 chaves. O Manchester tinha grandes dificuldade para entrar na bem organizada defesa do Porto e só uma infelicidade do Bruno Alves permitiu ao campeão europeu empatar. Na verdade, os craques do Man nunca conseguiram importunar verdadeiramente os Portistas. Não por demérito, mas sim porque o Porto esteve mesmo muito bem.
Pode ser que esta oferta dê sorte, uma vez que já contra o Atlético, o Porto deu um brinde semelhante, só que na altura o pai natal foi o Helton. Por falar no Helton, até que enfim que volta a fazer uma exibição digna dos bons velhos tempos. Não comprometeu (era um dos meus maiores receios) e até fez excelentes defesas.
Como seria de esperar, o Porto sentiu mais dificuldades na segunda parte. Afinal de contas o Manchester jogava em casa, possui melhores jogadores e estava em desvantagem no marcador (eliminatória, entenda-se). Mesmo passando por momentos sofríveis, o campeão nacional nunca descorou o ataque e sempre que podia tentava segurar a bola para "respirar". Antes do louco final, o Porto ainda teve um penalti que devia ter sido assinalado. Mas está bem, já estamos habituados com isto internamente e damos esta de borla!
Os últimos 5 minutos foram realmente alucinantes, com a emoção a ser elevada ao máximo.O Manchester marcou num lance inofensivo e onde me pareceu haver uma ligeira falta de concentração. Mesmo dando mérito ao Rooney e ao Tevez, julgo que os defesas podiam e deviam ter feito mais. No momento em que já me tentava contentar com o 2-1, eis que o Lisandro segura a bola, contemporiza, descobre o Mariano ao segundo poste e este faz o segundo do Porto. Nesta altura dei um pulo do sofá que até a minha filha se assustou, mas depois de olhar para mim e ver que me estava a rir começou a dizer: Poto, poto! aí está mais um motivo para o gozo deste empate!
Pode não querer dizer nada (como não diz), mas o que é certo é que há 5 anos o Porto empatou no teatro dos sonhos aos 89 minutos, tal como aconteceu hoje. Com este empate e com esta vantagem na eliminatória, pode ser que o Porto consiga chegar à final igualmente como há 5 anos! Como dizia o Torres, deixem-me sonhar!
Agora vou jogar um Pro-evolution e simular a vitória da 2ª mão! Vou dar goleada ao Man United!
Grande exibição, sim senhor!
ResponderEliminar