domingo, 2 de novembro de 2008

As gratificações da SAD Portista

Miguel Sousa Tavares não poupa a administração da SAD pelos 700 mil euros de prémios que Pinto da Costa e restantes administradores receberam pelo último título nacional, e revela o seu "espanto" pela tabela de gratificações revelada pelo último Relatório e Contas consolidado - que prevê um prémio (50% sobre o vencimento) para a administração mesmo no caso do FC Porto ficar em segundo ou terceiro lugar da Liga. "É um belo exemplo para os jogadores, ver que o segundo ou o terceiro lugares dão direito a prémios chorudos para os administradores", aponta.

Referente ao exercício de 2007/08, Pinto da Costa e os administradores da SAD receberam um total de 2,2 milhões de euros de remuneração, 700 mil deles de prémio pelo tricampeonato. Mais: a tabela de prémios estabelecida para a administração revela que uma vitória na Liga dá direito a 75% de prémio sobre o vencimento bruto, a vitória na UEFA 100%, na Liga dos Campeões 120% e mesmo o 2.º e 3.º lugares no campeonato valem 50% de gratificação.

Miguel Sousa Tavares acrescenta algumas preocupações, como o aumento do passivo (de 116,6 para 141,1 milhões de euros), "Não sei onde é que o FC Porto desbarata tanto dinheiro", diz, alertando ainda para o fim do filão das transferências milionárias que têm sustentado a SAD. "Já só há o Lucho, o Lisandro e o Bruno Alves para vender, o que devem fazer no próximo Verão. Depois disso quero ver quem vai querer comprar o Benítez ou o Guarin", afirma, numa crítica à política de contratações, sem esquecer o aumento dos custos salariais apresentado no relatório. "Quando se anda a pagar a 50 e tal jogadores não me espanta que os salários disparem", refere, visando os vários jogadores emprestados.

3 comentários:

  1. Não consigo perceber como é que um clube é campeão pelo terceiro ano consecutivo, faz mais de 30 milhões em vendas de jogadores pelo terceiro ano consecutivo e consegue aumentar o passivo.

    Alguém me consegue explicar?

    ResponderEliminar
  2. Para mim, esta questão do passivo é tão importante como a bolsa de gado do Botsuana.

    Já houve tempos que, no café do meu tio, se discutia com grande ciência esta questão. O que é certo é que um adepto comum como eu, só se importa com as vitórias. Trocava a derrota de Sábado por mais 10 milhões de passivo. Quero lá saber do passivo!

    Não obstante há situações que me preocupam. E não é o passivo ou os vencimentos da administração porque se os administradores apresentarem resultados, quero lá saber o que ganham. Agora, se não apresentarem resultados, então qualquer 1.000 euros já é muito. O que me preocupa é o prémio que podem ganhar se ficarem em 2º ou 3º (já o desenho do prémio, isto é, uma % do vencimento anual é normal). Mas o que mais me preocupa são os 4 milhões que se pagaram a empresários dos jogadores. E preocupa-me porque tenho receio que este facto particular se transforme num negócio dentro da SAD, com obvias repercussões negativas na gestão do plantel.

    Finalmente, e percebendo a preocupação do MST (e do Luis), o que é certo é que o Porto foi campeão, dobrou os resultados líquidos (ainda sem a venda do Quaresma) e conseguiu aumentar os activos.

    ResponderEliminar
  3. Os cães ladram e a caravana passa!

    Para os cegos adeptos, o que interessa é ganhar! Com putas, sem putas, com envelopes ou sem eles, com golos em fora de jogo ou com a mão, eles querem é títulos!

    O presidente rouba o clube?? Que se foda, desde que ganhe títulos...

    ResponderEliminar