terça-feira, 25 de novembro de 2008

Fenerbahçe: 1 – FCP: 2


O futebol é fantástico, não é? Se há um par de jogos me perguntassem se o Porto iria conseguir a qualificação para os oitavos de final da Champions, a um jogo do fim da primeira fase, eu mandava o fulano dar uma volta ao bilhar grande. No entanto, o Porto tratou de mostrar a todos que ainda está vivo e que ainda é das melhores equipas da Europa. Mesmo estando em construção e mesmo sabendo que tem alguns elos mais fracos, o que é certo é que conseguiu o apuramento para a fase seguinte da prova pelo terceiro ano consecutivo. É obra!

E diga-se que a vitória foi justíssima e só pecou por escassa. Na verdade o Porto, com excepção dos primeiro 5-10 minutos, controlou quase sempre o jogo a seu belo prazer, conseguindo fazer com que a equipa Turca errasse com uma frequência pouco vista nesta prova.

Esta vitória tem um carimbo de grupo, mas tenho que enaltecer o contributo decisivo do Lisandro. É de facto um jogador extraordinário (não só pelo que jogou hoje), sendo que na minha modesta opinião é dos melhores avançados a actuar na Europa. Sinceramente não conheço muitos que sejam melhores do que o Argentino do Porto. Para além do Lisandro, gostava de destacar um pormenor que, provavelmente, escapou a muita gente. Falo da assistência que o Bruno Alves fez para o primeiro golo Portista. E não foi só a assistência que me maravilhou, pois o que mais gostei nessa jogada foi a recepção do central com um dos pés e da forma como se vira e centra com o pé contrário. Este lance só prova que o Bruno Alves é um jogador com uma técnica bem acima da média para uma defesa central.

Esta grande vitória será ainda mais grandiosa se, no próximo jogo com o Arsenal, o Porto conseguir a desforra da humilhante derrota sofrida em Londres e dessa forma carimbar a qualificação em primeiro lugar do grupo.

Finalmente gostava de destacar o facto de Portugal ter duas equipas nos oitavos de final. Não quero mentir (não estive para pesquisar), mas diria que é a primeira vez que acontece, o que a ser verdade (mesmo não sendo) desmente aqueles que dizem que o futebol Português é uma grandessíssima porcaria.

1 comentário:

  1. Boa vitória, sim senhor.

    O Futebol português não é uma porcaria, aquilo que o rodeia sim.

    ResponderEliminar