sábado, 29 de novembro de 2008

Toques de Cabeça


CURIOSIDADES II
Por JMMA

Para não pensarem que pretendo encontrar desculpas nos erros alheios, coisa que não está na minha índole, quero começar por fazer uma declaração de interesses. É assim: gostei das «Curiosidades» sobre a tragédia grega que foi a prestação uefeira do Benfica, na passada 5ª-Feira em Atenas. Achei piada e felicito o autor - ponto.

Por mera curiosidade e para me distrair em tarde fria de Outono, resolvi regressar aos finais de Setembro via site do FCP, onde curiosamente fui encontrar um comentário ao jogo-desaire dos azuis e brancos frente ao Arsenal, também ele por acaso muuuuito curioso. Ora vejam:

Curiosidade 1 - Leis de Highbury (bairro londrino onde fica situado o Emirates Stadium)

Diz o site do FCP: «Os deuses de Highbury (…) quiseram que uma jogada no limite do fora de jogo [no limite não conta?] redundasse [redundar significa dar em, obra do acaso, portanto] no golo de Van Persie, lançando o Arsenal para um desenlace feliz [bem me queria parecer, Deus é inglês]. Adebayor marcou pouco depois, com o apoio da trave [o raio da trave também era inglesa]. Persie repetiu a festa [festa, leia-se, acontecimento feliz] no primeiro ensejo [leia-se, favor das circunstâncias] da etapa complementar e, novamente, o togolês, [como quem diz o símio] de grande penalidade [só assim], fechou a contagem.» [Arsenal - F.C. Porto, 4-0]

Curiosidade 2 - Imagens inéditas de Highbury oferecidas à Revista Dragão

Diz o site do FCP: «O azar azul e branco dava agora lugar ao jackpot vermelho [talento não, jackpot] com todas as tentativas a serem empurradas pelo sopro da fortuna [não pelos arsenalistas]. O futuro registará um encontro desequilibrado entre Arsenal e F.C. Porto.»

«Encontro desequilibrado» esse que Vítor Peliteiro (honra lhe seja) descrevia assim, ‘Acho que nunca me senti tão humilhado como no jogo de hoje. Que o Porto perdesse, já suspeitava. Agora levar 4 e pior do que isso, ser gozado pelo adversário é que não perspectivava de todo. Mais, foram 4, mas podiam ter sido 6 ou 7!’

Curiosidade 3 - Subir ao Emirates Stadium não é para todos

«A trave, Almunia e um defesa, em cima da fatalidade» – continua o site do FCP – «foram os obstáculos finais para três jogadas fabulosas que mereciam golo (…) e espalhariam o pânico num estádio surpreendido pela cirurgia atacante do F.C. Porto.» Repito: «num estádio surpreendido pela cirurgia atacante do F.C. Porto.»

«Espalhariam», como bem se vê, é um modo verbal que mostra que a acção está subordinada a um ‘se’. Neste caso, um grande ‘se’. Na verdade, dizia o Vítor (honra lhe seja): «Se fosse o Jesualdo dava os parabéns ao Lisandro e ao Tomás Costa, tinha uma posição neutra relativamente ao Lucho, Hulk e Candeias e o resto era corrido a insultos». Quem disse que subir ao Emirates Stadium era para todos?

Curiosidade 4 - Perdemos o jogo mas ganhámos experiência

Novamente o site do FCP: «Ainda antes das explicações para o infortúnio [?], importa recordar que o F.C. Porto subiu ao relvado do Emirates Stadium com sete novos jogadores, cinco deles a cumprir o segundo jogo na UEFA Champions League e um em estreia absoluta na montra continental. O Tricampeão está diferente, está a construir uma nova máquina e faz das provas de fogo um processo de crescimento fundamental.» Leia-se, perdemos o jogo mas ganhámos experiência.

Onde é que eu já ouvi isto?

1 comentário:

  1. Bem jogado.

    O texto (como sempre, muito bom) do JMMA, só vem provar uma coisa:

    Que o LFV nunca tira nada da sua própria cabeça. Até nas "frases feitas" imita o Porto (neste caso, o seu sitio de internet). :)

    JMMA, já alguma vez viu um jogo do Benfica no seu próprio canal?

    É que se ouviu chegará, provavelmente, à mesma conclusão que eu: O gajos que escrevem no sitio do Porto são uns meninos ao pé dos comentadores do canal do SLB.

    ResponderEliminar