terça-feira, 25 de novembro de 2008

Porto na Champions!

Hoje o Porto joga cartada decisiva na Champions. Reparem na porcaria dos nossos jornais. Confesso que isto me deixa enojado. Como diria o Paulo Bento: Já mete nojo!


7 comentários:

  1. Fama, aposto contigo que se fosses o Director do Record ou da Bola, tinhas exactamente a mesma estratégia.

    Como sabes, estou a tirar um cusro na Católica. Um dos meus colegas é o Director Informático da Impresa.

    Segundo ele, um jornal que coloque na página o Benfica, pode vender 100% mais (!!!!) se não fizer. Acontece exactamente o mesmo, quando a "Caras" coloca na capa a Diana. É o mercado que manda.

    O que é que tu fazias?

    Só tens duas alternativas (no meu ponto de vista), ou votas no Partido Comunista na tentativa de nacionalizares todos os jornais, ou então tornas o teu clube tão grande ou maior que o Benfica.

    Ambas parecem muito dificeis (ou quase impossiveis) de se concretizarem.

    De outra forma, tens de te ir habituado (se é que já não estás), a viver numa economia de mercado.

    Quando o José Eduardo Moniz foi para a TVI, esta estação estava à beirinha da falência. Hoje é lider de audiências, com os programas mais parolos, básicos e não exagero se disser, estúpidos.

    Isso faz de José Eduardo Moniz parolo, básico e estúpido? Não fá-lo melhor gestor que todos os outros. Os accionistas pedem-lhe para ganhar dinheiro, não para dar cultura ao povo.

    O mesmo se passa com os jornais. A mim não me metem nojo, porque eu faria exactamente o mesmo. E tu, não?

    ResponderEliminar
  2. Relembro as palavras de Ricardo Costa, ex-jogador do FCP, actulamente a jogar na Alemanha.

    "O Benfica é diferente e nós sentimos isso. Por exemplo, uma notícia sobre a lesão do Mantorras entra no telejornal e merece uma página num jornal desportivo. Quando isso acontece no FC Porto, vemos um rodapé. É por isso que para nós um clássico é tão importante, pois vemos que eles têm tudo e nós nada.”. E adianta que “ O Benfica em Portugal, vai ser sempre o top. O Benfica tem sempre mais seguidores. Até aqui, em Wolfsburgo, só encontrei benfiquistas que trabalham na Volkswagen."

    ResponderEliminar
  3. Já te expliquei isto uma vez, mas cá vai novamente:

    Eu percebo que os jornais façam as suas capas à medida das suas expectativas de vendas. O que não percebo é que o façam sempre, independentemente do interesse da notícia e da isenção a que estão obrigados como jornalistas, porque segundo sei esta classe ainda tem um código deontológico (que eu saiba os jornais aos quais faço referência nunca se assumiram como jornais cor-de-rosa ou como tablóides).

    E desculpa discordar contigo. A Caras não tem obrigações jornalísticas. A Caras é uma revista cor-de-rosa (por acaso bem boa para ver na casa de banho). Da mesma maneira que o José Eduardo Moniz não dirige uma agência noticiosa. Dirige uma televisão direccionada para o lucro, e como dizes, para os parolos que lhes trazem receitas.

    E não sei porque raio recuperas as declarações do Ricardo Costa. Qual a novidade? Eu concordo com ele. É isso que eu quero dizer com este post.

    Em suma, que o Benfica (o Sporting em menor quantidade) faça a primeira página em 95% das vezes, eu percebo. Agora deixem uns míseros 5% para momentos importantes para Portugal, como por exemplo a qualificação para uma final da liga dos campeões, um jogo chave para o apuramento para os oitavos da mesma prova, etc. Ou então, que assumam que não são isentos. E assim já não me metem nojo.

    ResponderEliminar
  4. Não concordo nem um pouco.

    O código deontológico, não é para aqui chamado. Era se o jornal mentisse nas notícias que publica. Não me parece ser este o caso.

    O destaque das notícias é meramente definido pela politica editorial dos jornais, e nada tem a ver com o código deontológico.

    Se o jornal é bom ou mau (para ti será mau), é o mercado que o diz.

    ResponderEliminar
  5. Temos opiniões diferentes.

    Provavelmente tu está certo e eu também. De qualquer das formas, deixo um ponto do código Deontológico dos Jornalistas Portugueses:

    "O jornalista deve combater a censura e o sensacionalismo".

    ResponderEliminar
  6. Gostei deste tema e da troca de pontos de vista. Deixou-me a pensar, que é uma das coisas melhores que os blogues (mesmo sobre futebol)podem ter. Pena não ter tempo para desenvolver. Fica para a próxima.

    ResponderEliminar