quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Dinamo de Kiev: 1 - FCP: 2


O Porto ainda mexe. Ontem, o Porto mostrou que afinal ainda há algum espírito de Dragão no seio daquele grupo de trabalho. Bem que dizia o Miguel Sousa Tavares na crónica da Abola da última terça-feira: “O Porto não perde”. O Porto não só não perdeu como arrancou o mesmo resultado conseguido há 21 anos, nas meias-finais da taça dos campeões europeus, que acabaria por ganhar.

Confesso que não estava tão optimista como o jornalista, porque depois de ver os últimos 3 jogos do Porto, contava com o pior. Durante a tarde dizia que a derrota estava certa e portanto tudo o que viesse a mais, era ganho. Não será porventura a melhor atitude, mas as 3 derrotas seguidas fizeram-me esfriar os ânimos e a não contar com o ovo no cu da galinha.

Finalmente o Porto teve alguma felicidade esta temporada, conseguindo o golo da vitória aos 92 minutos. Mas a felicidade de ontem não impediu do Porto de ter mais uma bola no poste. É incrível o número de vezes que o Porto enviou a bola ao ferro da baliza dos adversários. Foi assim no empate contra o Benfica (fazia o 2-0), foi assim no empate contra Rio Ave (fazia o 1-0), foi assim em Alvalade (que acabou por ganhar), foi assim na derrota caseira contra o Leixões (fazia o empate), foi assim em Londres frente ao Arsenal (fazia o 1-0), foi assim na derrota em casa contra o Kiev (fazia o 1-0) e finalmente foi assim ontem que também fazia o 1-0. É de facto inacreditável o número de bolas que o Porto já acertou nos postes e nas traves.

Mas a vitória de ontem não apaga algumas debilidades da equipa, principalmente defensivas. A defesa Portista continua em obras e ontem foi a vez do Pedro Emanuel fazer de lateral esquerdo que, mesmo não sendo lateral, foi de longe melhor do que o Benitez. O golo dos Ucranianos foi mais consentido do que conseguido, pelo que continua a haver razões para preocupações. Para mim há duas alterações que devem ser feitas: O Pedro Emanuel e o Pelé devem jogar de início. O central introduz na equipa mais experiência e o Pelé parece-me mais jogador do que o Fernando para a posição de trinco. Falta saber se estas alterações podem provocar outras, isto é, para a entrada destes dois jogadores, devem sair outros tantos. Resta saber se o Pedro Emanuel deve substituir o Rolando (embora tendo marcado ontem, continuo a achar o capitão Portista melhor) ou se deve continuar a lateral (para mim a pior solução)? Quanto ao Pelé, deve substituir directamente o Fernando ou deve-se aproveitar o Fernando para a posição de lateral direito? O Mister que decida.

Estes três pontos recolocam o Porto no segundo lugar, sendo que uma vitória na Turquia quase que garante o apuramento. Mas mais importante do que o resultado do Porto, será o resultado do jogo Arsenal – Dínamo de Kiev. Uma vitória dos Ingleses será fundamental para o apuramento da equipa Portuguesa. A ver vamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário