terça-feira, 1 de setembro de 2009

Benfica:8 V. Setúbal:1

Oito, biscoito!

Bom, antes de entrar no estádio comentei com o meu colega de bancada que hoje o jogo iria ser fácil. Três a zero, foi o meu vaticínio. O Setúbal era uma equipa em construção, com muitos jogadores de escalões inferiores e o próprio treinador era novo nestas andanças. Se o Benfica não conseguisse ganhar ao Vitória, então mais valia começar a pensar em pôr a “viola no saco”.

Confesso que os sadinos me pareceram muito fraquinhos, mas hoje em dia marcar oito golos mesmo que a equipas tenrinhas, não se afigura tarefa fácil. Por isso o Benfica tem muito mérito. Obviamente num jogo de futebol, o mérito de uma equipa, confunde-se sempre com o demérito da outra, mas bolas… oito golos é muito golo.

O futebol é feito de contrastes, e muitas vezes até lhe falta alguma lógica. Ontem, enquanto me deliciava com o jogo, pensava para mim: como foi possível termos falhado tantos golos feitos contra o Marítimo, e agora por cada bola que vai à baliza é golo?

Para além da exibição, impressionou-me o grau de exigência de Jesus para com os jogadores. Mesmo ganhando por muitos, o treinador do Benfica, exigia mais e mais. E por cada lance que não gostava, repreendia os jogadores como se o resultado fosse negativo. E isso acontecia com todos: Cardozo, Saviola, Javi e David Luiz (um dos melhores), que no golo de honra sadino, só não levou um “tabefe” porque não estava ali ao lado. Jesus é realmente um espetáculo, dentro do próprio espetáculo.

Se já se vivia algum clima de euforia para os lados da luz, depois deste resultado este clima foi reforçado. Com tudo de bom e de mau, que uma situação destas implica.

Mas volto a repetir, a euforia é fabricada mais pela imprensa do que pelos adeptos. Depois do jogo, para além do óbvio sentimento de orgulho por uma equipa que tinha acabado de golear, a pergunta que mais ouvi os adeptos fazer durante a breve caminhada que liga o Estádio ao Colombo era: será que não nos faltarão golos em Belém? Por isso o pessoal está confiante… mas realista. Afinal foram só três pontos.

1 comentário:

  1. Anónimo2/9/09 22:47

    Então ninguém comenta.

    Este Benfica está a deixar muita gente sem palavras.

    Ninguém pára o BENFICA.

    SC

    ResponderEliminar