segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Os filmes cá do sítio...


Já era para ter escrito alguma coisa sobre esta capa há uns dias, mas não tenho tido tempo para tal. Antes de mais, dar o parabéns ao jornal Abola, uma vez que é uma primeira página espectacular. Desde logo pela imaginação e depois porque não é fácil “apanhar” um treinador que se dê a este tipo de promoção. Estão a ver um Mourinho, um Lippi ou um Fergunson a dar-se a esse trabalho? Eu não.

Mas eu não critico o Jesus nem o jornal. Repito, a capa é muito boa e os óculos ficam a matar! Embora ache piada à produção, acho ainda mais piada ao título: “Exterminador Implacável”. Ah Grande Jesus. O que não vale ser do Benfica para implacável. Do quê, vamos ver no futuro. Aquilo que o passado mostra é que o homem só foi implacável no Felgueiras, quando depois de uma primeira volta de sonho, fez uma segunda volta de terror (ao estilo do exorcista) e o clube da terra do nosso amigo Felgas, acabou por descer. No Felgueiras constavam jogadores como o guarda-redes Lopes (não o conhecem? Eu também não. Mas pelo nome devia ser bom e devia entrar em todos os bares e discotecas Portuguesas – esta de entrar nos bares é uma private – os meus sócios de blog perceberão), Abel Silva (campeão do mundo), Leal (jogador do Sporting), Amaral (mais um campeão do mundo), Costa (jogador que se transferiu para o Porto), Filipe Azevedo (chegou a jogar no Marselha e Lokomotiv), Lewis e o grande Sérgio Conceição.

Mas Jorge Jesus não é apenas implacável no terreno de jogo. Jorge Jesus também é implacável nas palavras. O treinador diz que não quer sofrer mais do que sete golos. Os pais do moço do filme “sozinho em casa” também não o queriam deixar casa, mas o que é certo é que o puto ficou mesmo. Se o treinador do Benfica é, ao final de 3 jornadas, um Exterminador Implacável, o que dizer, por exemplo, do Domingos ou do Jesualdo? Bom, o Domingos, com aquele cabedal, será certamente o Rambo. Já o estou a ver na primeira página do jornal com uma t-shirt sem mangas e com a cara cheia de óleo. O Jesualdo, pela sua idade e mestria, vai ser certamente o Alfred Hitchcock. Com o Jesualdo nunca se sabe o que sairá dali, mas a brincar a brincar, já é tri-campeão.

Em suma, não quero com este texto denegrir, de forma alguma, o Jesus, até porque o considero bom treinador, mas achava que não devia deixar passar em claro a capa do jornal e os óculos de sol do ex-cabeça branca, o agora “exterminador implacável”.

6 comentários:

  1. sim senhor, fico profundamente agradado com o teu post! de facto, acredito que ninguem se lembra desses tempos de JJ no meu Felgueiras...na verdade, se existiu alguém frustrado nessa época, fui eu...após ter levado ao FC Felgueiras à subida da 1.ª Liga, JJ fez uma campanha desastrosa, pelo menos na 2.ª volta, onde creio que não ganhou nenhum jogo...

    voltano a situação actual de JJ, tb cocnordo ctg sobtre o facto de ele nao ter culpa nenhuma. espero é que estes anos que passaram entre o Felgueiras e e Benfica, JJ tenha amadurecido bastante.

    tenho utlizado algumas vezes a expressão: "a procissão ainda vai no adro", por isso há que manter a calma...

    saudações!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo8/9/09 16:06

    Vítor,

    Esqueceste de falar na "causa" da segunda volta desastrosas do Felgueiras!!

    Joaquim Claro

    ResponderEliminar
  3. RIDICULO

    http://belmonte1500.blogspot.com/

    http://belmonte1500.blogspot.com/

    http://belmonte1500.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Terminada a história do incrível exterminador, mudemos a agulha para o contexto do sobrenatural:

    http://www.record.pt/noticia.aspx?id=3491dd28-736a-4dc1-968f-579e7e7bb972&idCanal=00000806-0000-0000-0000-000000000806

    ResponderEliminar
  5. Lisboeta anti lampiões9/9/09 00:26

    Este Jesus ainda vai ser Ai Jesus, como no Felgueiras... Para quem não saiba, há um livro (já o vi e por isso sei do que estou a falar) a contar a história do futebol em Felgueiras, escrito por pessoa de Felgueiras que deve ter sentido bem o que ele fez por lá, onde isso está bem explícito e não deixa esquecer.

    ResponderEliminar
  6. qual o nome desse livro, ate tenho alguma curiosidade...

    ResponderEliminar