segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Toques de Cabeça

GLORIOSOS ANOS 30
Por JMMA


Chega dessa coisa de esmiuçar (como diz o outro) todos os dias as mentiras e charadas do mundo do futebol. Danem-se. Por mais apetecível que fosse falar sobre a tosa sem espinhas, do FCP na cidade dos arcebispos, hoje o assunto é outro. Vou falar de um amigo comum. Comparece assiduamente por aqui, mas tão discreto é que poucos o conhecem. Crítico, leva a semana inteira a dizer-me o que é que devo escrever, e depois escrito, a chatear-me porque é que o escrevi assim.

Falo dele porque hoje faz outra vez 30 anos. Sempre considerei, após aturadas pesagens e rigorosas medições, que é a melhor idade que um homem pode ter. É a idade mais bonita que há. A partir dos 30, o amadurecimento é tão gradual – dá-se tão naturalmente – que até o peso dos 40 é treta. E porquê? Porque o mau já passou e o pior demora muito tempo a chegar. Só a partir dos 39 se acorda para a inexorável sucessão dos números. E, mesmo assim ao de leve, graças a Deus.

30 anos é 15; é 20; é 25. São todas boas idades mas verdes. Com 15 ainda não se tem 18. Com 20 já se tem carta, mas as mais das vezes ainda não se tem carro. Com 25 tudo parece uma maravilha, já começa a haver dinheiro, só que é tudo em ponto pequeno. A escassez forja o desejo, e a vida só anima porque antes não se tinha nada. Melhor do que tudo, são os 30. Só sabe quem teve. E o amigo de que falo sabe porque, como disse, hoje fez outra vez.

Quem é, afinal, esse amigo? Essa é das perguntas mais complicadas que me podem fazer. Muito mais complicada do que endireitar a sombra de uma vara torta; explicar ao Madail a diferença entre um offside e um offshore; ou mesmo do que convencer o Zé Camarinha que “pole position” não tem nada a ver com Kama Sutra. Esclareça-se que a complicação reside em ter de ser eu a responder, pois não gosto de gabar ninguém em público sem motivo aparente. E se estão à espera que me ponha aqui a discursar sobre os defeitos dum amigo em dia de aniversário, estão rectangularmente enganados.

Mas é menino – isso garanto – para a esta hora estar alegremente agradecido pela colossal prenda de aniversário que lhe foi endereçada à 5ª jornada, a partir da cidade dos arcebispos, por um tal senhor Alan. Mais uma prova de que 30 anos é mesmo uma idade muito divertida.

1 comentário:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar