segunda-feira, 14 de novembro de 2005

As Escolhas de Adriaanse

O senhor Adriaanse já mereceu a atenção do Foot Bicancas por várias vezes. Há muito que queria escrever sobre o actual treinador do FCP. Fui adiando, pois as minhas opiniões foram mudando ao longo dos tempos. Sinceramente, ainda hoje, continuo a ter algumas dúvidas quanto ao perfil do senhor. Após umas férias, decidi fazer a minha reentre falando das escolhas de Adriaanse.

Comecemos pela pré-época. Dos 32 jogadores que iniciaram a temporada, só 5 foram dispensados. Na sua primeira escolha, Adriaanse contrariou um seu objectivo: Ter um plantel constituido por 24/25 jogadores. Dou o beneficio da dúvida, pois entendo que o treinador tem que ter tempo para explanar o seu trabalho. Dos cinco que saíram, um deles (Sandro) tinha sido contratado ao Setúbal e era apontado como um possível sucessor de Costinha. No entanto, entendo que o treinador tem que ter tempo para explanar o seu trabalho. A dispensa do Nuno Valente não se deve a uma escolha de Adriaanse, pelo que seguimos em frente.

Depois, contratou-se um defesa esquerdo Eslovaco (Marek Cech). Inicialmente esquecido, fruto de uma boa campanha do César Peixoto, entrou na equipa depois da derrota com o Benfica e frente ao Inter de Milão. E diga-se que foi uma escolha certeira. Porém, o Holandês voltou a não contar com o jogador no último jogo com o Paços de Ferreira. Depois de mais uma derrota (Inter), Adriaanse voltou a escolher o outro defesa esquerdo. Será que o César Peixoto vai sair da equipa depois da próxima derrota? Mas volto a repetir: entendo que o treinador tem que ter tempo para explanar o seu trabalho.

Umas das escolhas mais polémicas junto dos portistas, é a "não escolha" do "Bicho". Adriaanse já disse peremptóriamente que Jorge Costa é a quinta opção para o eixo da defesa azul e branca. Entendo que o treinador tem que ter tempo para explanar o seu trabalho. Mas aqui, a minha azia já é maior.

As escolhas de Adriaanse relativamente a jogadores são mais que muitas: Paulo Assunção, Ibson, R. Costa, McCarthy, Postiga (iniciou a época como número 10!!), Quaresma (só à 5ª jornada foi titular!) e finalmente Diego. Não vou falar destas escolhas todas porque se o fizesse nunca mais de cá saía. De todas só dedicarei uma linhas à "escolha" Diego. No jogo contra o Benfica, Adriaanse colocou o Brasileiro pela primeira vez no banco. Pensei: provavelmente está em baixo de forma. Ou então: entendo que o treinador tem que ter tempo para explanar o seu trabalho. É mais uma experiência. Não consigo entender como é que se pode prescindir de um jogador como o Diego. Actualmente, é dos jogadores que mais aprecio no nosso futebol. O Porto terá assim uma equipa tão forte que se pode dar ao luxo de meter o Diego no Banco?

Em suma, embora entenda que o treinador tem que ter tempo para explanar o seu trabalho, a paciência já se começa a esgotar. Nunca sabemos o que vai sair dali. Em dez jornadas, o FCP nunca repetiu um onze. Da mesma forma que sinto alguma inquietação, imagino os jogadores.

Apesar de todas estas escolhas de Adriaanse, continuo a pensar que o Porto será o futuro campeão, pois tem o plantel mais rico. Provavelmente esse será o problema do treinador do FCP.

2 comentários:

  1. caro Bicanca Fama. tal como eu "avisei" no inicio da época,este senhor não vai terminar (é o meu feeling) a presente temporada no FCP. o "bicho" já vai a caminho da Bélgica...o ultimo sonhador que mandou o "bicho" para fora do FCP...foi DESPEDIDO! "...vocês sabem do que eu estou a falar..."

    o mister do FCP, quanto a mim e "clubices" à parte, não tem competência para treinar o FCP, sim por que se trata de competência!!! costuma-se dizer que sem ovos, não se fazem omoletes. Neste caso os ovos existem e até são de categoria A!

    saudações bicancas!

    Felgas

    ResponderEliminar
  2. Calma.

    Até para desbaratar uma boa equipa é preciso tempo.

    Se não fosse assim, era simples: a equipa ou era má (e o treinador devia ser despedido), ou não sendo má sabia-se que viria a ser boa (e assim o treinador podia ser mantido).

    Mas assim é difícil.

    Mas o Presidente do FCP afirmou a sua «confiança total» no treinador. Portanto, em bom futebolês: ou o Presidente já viu que o homem é a pessoa certa nolugar certo; ou, pelo contrário, está a calçar-lhe os patins.

    Portanto, seja como for, caro Bicanca: «Dont worry, be happy»!

    ResponderEliminar