terça-feira, 1 de novembro de 2005

Mancini: 2 - Adriaanse: 1

Assisti ao jogo através da ESPN (canal brasileiro por cabo). Devo dizer que a SportTV fica a milhas deste canal desportivo. É ímpressionante a pesquisa que os seus jornalistas fazem para poder relatar os jogos.
Mas vamos ao jogo.

Tal como o título sugere, o principal responsável pela derrota do Porto foi o seu treinador. As mexidas que operou em campo cavaram a sepultura onde o Porto acabou por se deitar. A ganhar por 1-0 Adriaanse tinha obrigação de fazer melhor.

O FCP até entrou bem, trocando bem a bola e distribuindo os seus jogadores por todo o terreno de jogo. Esta boa entrada teve o seu culminar no golaço do Hugo Almeida. É um golo de fazer levantar um estádio, que no caso não foi possível uma vez que o San Siro estava vazio. E a partir daqui o FCP eclipsou-se. Não se viu mais Porto. Incrível. Mesmo assim, o Porto chegou ao final da primeira parte em vantagem.

No segundo tempo, Adriaanse resolver inventar. Tirou Alan, Paulo Assunção e Hugo Almeida para os lugares de Raul Meireles, Bruno Alves e McCarthy respectivamente. Se concordo com a primeira substituição, as outras nem em época de carnaval deixava de levar a mal. Tirar um extremo e meter um médio quando se está a ganhar, sim senhor. É uma tentativa clara de ganhar o controlo de meio campo. Quanto às outras substituições, não consigo entender. Eu não sou nem nunca fui treinador. No entanto, uma equipa nunca deve ser gerida no curto prazo, nem deve, acima de tudo, comprometer o futuro. Mas foi o que Adriaanse fez. Apostou tudo na defesa sem se lembrar que podia, numa fase mais adiantada do jogo, ter que apostar novamente no ataque. E meu dito meu feito. O Inter deu a reviravolta no resultado e o Porto ficou imutável a qualquer alteração estratégica.

Sabendo que as coisas não estão fáceis, ainda tenho uma réstia esperança na qualificação para a próxima fase da Liga dos Campeões.

1 comentário:

  1. Não sei se repararam, mas quando Adriaanse viu Julio Cruz preparar-se para entrar, entendeu que Mancini ia jogar com 2 pontas de lança (Julio Cruz e Adriano) com um avançado nas costas (Martins). Vai daí toca de pôr o Bruno Alves e jogar com três centrais.

    O problema é que Mancini tirou o Adriano, e o Porto já tinha dado indicações da substituição ao 4º arbitro.

    Um erro de palmatória da equipa técnica do Porto.

    Situação estranha...

    ResponderEliminar