terça-feira, 19 de setembro de 2006

Até onde vai o Fair Play?

Filipe Soares Franco veio hoje a público comentar o golo batoteiro com que o Paços venceu em Alvalade. Segundo ele, um jogo do Arsenal foi repetido porque um jogador da equipa adversária marcou um golo quando havia um jogador lesionado em campo.

Que me perdoem todos os Sportinguistas, até porque o golo foi apontado de uma forma ilegal. Ponto. Que me perdoem todos os Sportinguistas, até porque sei o quanto custa perder e se essa derrota resulta de um golo como o de Sábado ainda pior. Ponto.

Embora o meu pedido de desculpas seja verdadeiro, não posso concordar com a onda de indignação que se está a criar com o lance. Mais, não posso concordar com a onda de moralismos que de repente se apoderou dos responsáveis leoninos. O Paços de Ferreira não terá tido jogos onde foi altamente prejudicado? Alguém viu este mar de indignação?

O presidente do Sporting fala de repetição do jogo como consequência do fair play que supostamente deveria existir no futebol Português. Mas olhando para trás, não vi nenhuma alusão ao fair play, quando no ano passado, o Sporting ganhou ao Leiria com um golo anulado aos Leirienses onde só o árbitro não viu que a bola estava bem dentro da baliza. Na altura também havia quatro homens para avaliar a jogada. Na altura o Sporting foi beneficiado com um acto de incompetência do árbitro. Algum responsável do Sporting pediu a repetição do jogo?

Provavelmente, os meus amigos do Sporting conseguem-me arranjar "n" exemplos de situações ou de indiganções que também já aconteceram pelos meus lados. É verdade. Julgo que com este caso ninguém pode atirar a primeira pedra, pois todos temos telhados de vidro. Quer isto dizer que todos já fomos beneficiados e todos já fomos prejudicados.

Para um clube que se diz altamente moralista, pergunto até onde vai o seu Fair Play?

7 comentários:

  1. eu assino por baixo essas tuas declarações,mas tens que ver que as pessoas só se preocupam quando são prejudicadas e no caso do nosso futebol por norma os denominados clubes grandes são prejudicados meia duzia de vezes por epoca enquanto os outros levam o ano todo a levarporrada e ninguem se preocupa com isso.mas eu tb comprendo que tem que se tentar fazer esquecer os golos que as grandes vedetas falham de baliza aberta.

    ResponderEliminar
  2. realmente concordo até porque não era exequível... se por uma questão de fair-play os jogos fossem repetidos, dos 15 últimos campeonatos ganhos pelo FêCêPê, 12 teriam de ser repetidos!!!!

    ResponderEliminar
  3. Assino por baixo do que escreve o Vitor.

    Até porque nestas situações, julgo que ainda o pior de tudo é quando existe aldrabice por parte dos árbitros. No incidente de Alvalade, parece-me claro que os árbitros não viram. Pelo menos eu, em casa, só à terceira repetição é que vi.

    Considero este caso excelente para reflectir e tirar conclusões úteis na apreciação de situações que envolvam os nossos clubes.

    1º Aponta-se o dedo à «vigarice» do árbitro, mas esquece-se que o Sporting, em 90 minutos de jogo, não conseguiu enfiar a bola uma única vez na baliza adversária.

    2º Na semana anterior, quando o mesmo Sporting ganhou na Choupana com um golo precedido de falta, falou-se foi no «talento dos miúdos maravilha».

    3º Erros (humanos) de arbitragem, mais ou menos graves, há-os em todas as jornadas. No entanto, curiosamente, o escândalo é proporcional à importância do clube. Se o Porto, o Benfica e o Sporting são beneficiados ninguém liga, a não ser os outros dois que o não foram (Por mim falo).

    4º Atenção: estou a referir-me a normais e inevitáveis erros de arbitragem. Se quizermos falar em «aldrabices» dos tocadores de apito, aí já é outra a conversa.

    5º Portanto, moralismos de que devia ser o adversário benefiiado a pedir a repetição do jogo... Deixa-me rir!

    Era bom era. Mas em Portugal, talvez isso aconteça, sim, mas é quando as galinhas tiverem dentes.

    ResponderEliminar
  4. Claro q qd os erros são favoráveis é mais difícl comentar, aliás, nunca vi aqui uma referência ao golo obtido pelo Luisão, em falta, sobre o Ricardo, aquando da última vitória do slb no campeonato...

    É evidente que já lá vão muito anos e já não faz sentido falar nisso...

    É natural que o árbitro do desafio em causa fosse 1 dos 2 pretendidos pelo "orelhas" para a final registada nas escutas (para os mais distraídos, Paulo Paraty)...

    O que é contra-natura é o facto de "«talento dos miúdos maravilha»" continuar a jorrar em catadupa, quando quer o slb, os últimos talentos que conseguiu "fabricar" foram o Manuel Fernandes, Maniche e Hugo Leal...

    ResponderEliminar
  5. Alguem já devolveu o prémio de jogo
    (Ex: 3 Contos/ pontos) á SCML/ Liga por ter ganho?

    ResponderEliminar
  6. lamento discordar mas se houve falta no golo do luisão contra o sporting,no ano em que o benfica foi campeão só se foi falta de jeito do ricardo porque de resto e quanto a mim lance foi limpinho.

    ResponderEliminar