terça-feira, 19 de setembro de 2006

Estádio Municipal de Braga


Na última Quinta Feira tive a oportunidade de visitar o estádio do Braga pela terceira vez. Já lá tinha estado na época 2003/2004 para ver o Braga – 2, Sporting – 3 e na época seguinte fui ver o empate a um golo entre o mesmo Braga e o FC Porto. Na semana passada, através de um convite do meu cunhado confirmei a opinião que tinha relativamente ao estádio municipal de Braga.

O estádio pode ter tido quinhentos prémios de arquitectura, pode ser considerado um monumento arquitectónico, mas não é certamente um estádio feito para se ir à bola.
O arquitecto Eduardo Souto Moura pode ser um excelente arquitecto, mas não é claramente um adepto assíduo dos estádios de futebol. Não pode ser. Ou então só está habituado aos camarotes VIP.

Embora seja um bom estádio para se ver futebol, pois só existem bancadas centrais, o que é verdade é que a missão para lá se chegar e para de lá se sair é um verdadeiro tormento, ou se quiserem uma verdadeira tortura chinesa.

Nas três visitas que fiz (todas para lugares diferentes) tive que subir e descer uns dez lanços de escadas. Para que possam imaginar melhor a tortura, imaginem-se a subir um prédio de dez andares. A sensação é quase a mesma, mas aqui torna-se ainda pior uma vez que a altura das escadas é um pouco maior do que num ordinário prédio. Se nas duas primeiras visitas, a tortura passou apenas por fazer essa viagem duas vezes (uma subida antes do jogo e uma descida no final do jogo), no jogo de Quinta a coisa foi ainda mais tenebrosa. Como se tratava de um convite, tive a oportunidade de deixar o carro no parque do estádio. Depois, para chegar ao meu lugar, tivemos que descer os tais dez andares pelas escadas interiores até chegar à flor da relva. Aí, tivemos que subir mais dois andares para finalmente chegar à cadeira e poder recuperar o fôlego.

No final do jogo, é dada a machadada final aos adeptos. Tudo aquilo que relatei em cima terá que ser feito em sentido contrário. Cansados? Então vamos lá: Temos que descer dois andares para depois subir novamente DEZ ANDARES!

Acredito que os camarotes tenham uns acessos mais cómodos. Mas tenho pena. Tenho pena que o arquitecto Souto Moura não experimente a beldade que projectou. Tenho igualmente pena que Souto Moura não queira ir ao estádio (para um lugar comum) daqui a uns 20 anos. Só assim chegava à conclusão que este estádio é interdito a pessoas com dificuldade de locomoção. Só assim chegava à conclusão que o estádio é interdito a pessoas com problemas cardíacos. Eu próprio quase que fiquei com um problema na artéria coronária esquerda depois da subida que tive que fazer no final do jogo. Agora percebo o que passam os ciclistas quanto sobem a Senhora da Graça (o monte, entenda-se).

5 comentários:

  1. partilho da mesma opinião do que tu,já lá estive uma vez a ver o benfica e fartei-me de andar para chegar á bancada desejada.penso que srá daqueles estadios que não deixam vontade de voltar e pessoalmente não acho assim o estadio tão bonito,fora de comum talvez,mas de bonito e de pratico pouco ou nada tem, neste caso o que importa é o assistir a um jogo e não ver a beleza das pedreiras.

    ResponderEliminar
  2. emagrece e deixa d fumar!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Também concordo!!! Aquele estádio é para arquitectos não é para adeptos de futebol...

    ResponderEliminar
  4. o que e' o estadio de braga??

    ResponderEliminar
  5. viva o amora!!! nao e' preciso subir escadas ate te digo mais pa ires pa bancada ate desces escadas!!!

    ResponderEliminar