terça-feira, 12 de maio de 2009

O Tetra e os Intervenientes


Pois é, numa época com grandes dificuldade iniciais, o Porto lá se sagrou novamente campeão, pela 4ª vez consecutiva, pela 14ª vez nos últimos 20 anos ou ainda pela 11ª vez nos últimos 15 anos, estando a apenas 7 títulos do Benfica. São realmente registos impressionantes de um clube que é hoje em dia um dos mais titulados do mundo. Se restringirmos o intervalo de análise ao século XXI, então chegamos à conclusão que o Porto é o clube com mais títulos. Incrível!

Tanto os registos supra como o campeonato deste ano, continua a ter um rosto: Pinto da Costa. Quer se goste ou não, Pinto da Costa é sem sombra de dúvida um presidente de excepção e com este título passa a ser o presidente com mais títulos conquistados em todo o mundo do futebol. É obra!

Depois, há que considerar igualmente o Jesualdo como um dos principais responsáveis pelo título deste ano. Muito se fala se o técnico deve continuar ou não. Para mim, é claro como a água: Tem que ficar. Como é que se pode mandar embora um treinador que acabou de ser tricampeão, está na final da taça de Portugal e tendo uma participação na Champions de se lhe tirar o chapéu? Não se pode.

Este título é provavelmente “o título” do professor. Se nos anteriores ainda havia quem dissesse que ele estava apenas a beber do trabalho de outros, este é seguramente o seu título, uma vez que a equipa foi construída unicamente por si. Contra todas as criticas (incluindo as minhas), conseguiu fazer uma equipa com jogadores de duvidosa (inicial) qualidade. Eu próprio cheguei a duvidar. No entanto, o Jesualdo tratou de mostrar que afinal esses mesmos jogadores poderiam jogar de igual para o igual contra um Manchester United. Recordo que da equipa titular, 6 elementos eram novos no plantel: Sapunaru, Rolando, Cissoko, Fernando, Hulk e Rodriguez. Todos estes jogadores que referi mostraram evoluções muitíssimo boas e claramente acima do esperado e isto é trabalho do treinador. Para além de tudo isto ainda conseguiu descobrir um defesa esquerdo como há muito não se via pelo Porto. Depois de Nuno Valente, o Porto nunca mais teve um defesa esquerdo como deve de ser. Muito dinheiro foi gasto e muitas experiências frustradas até se descobrir um aqui tão perto e tão barato.

Jesualdo conseguiu, com estes jogadores, fazer esquecer saídas importantes como foram os casos de Quaresma, Paulo Assunção, Pepe, Bosingwa e Anderson. Não é fácil. Nas devidas dimensões, era como se o Manchester ficasse sem Ronaldo, Scholes, Ferdinand, Evra e Rooney. O que seria do Manchester? Conseguiria ser campeão? Provavelmente não.

É por tudo isto que defendo a continuação do Jesualdo. Com ele, o Porto partirá à frente para a renovação do título e consequentemente para o Penta!

5 comentários:

  1. Em campeonatos da suspeita e corrupção só dá Porto campeão.

    Isto até dava um bom slogan.

    Conforme disse anteriormente, ganhar só com distinção. E se há coisa de que me orgulho é de torcer por um clube limpo.

    Bem sei que muitos dos acéfalos adeptos azuis-e-brancos nada se importam com isto!

    O meu clube não ganha campeonatos com putas e árbitros comprados; não está em falência técnica que, só uma muito habilidosa Liga consegue escamotear. E, acima de tudo, está preparado para o futuro.

    Sim, porque um dia a mama acaba. O Papa morre e aí, quando os nós da corrupção forem desfeitos, se verá quem foi visionário e equipou o Clube de meios auto-sustentáveis para vencer...

    ResponderEliminar
  2. Cada vez me divirto mais com os comentários deste Kikas. Verdade! Muito bom.

    É o verdadeiro cromo benfiquista e provavelmente representa muito bem tudo o que vai de mal por aquelas bandas.

    ResponderEliminar
  3. Tenho vindo a aperceber-me que o Vítor Peliteiro reage sempre mal quando menciono palavras como “verdade desportiva”, “fairplay”, “clube limpo”, “ganhar com distinção” ou termos afins.

    Temo que das duas, uma: ou embirra comigo porque eu me repito muito ou não se identifica com alguns daqueles conceitos. E isso eu até aceito mas chamar “cromos” aos visitantes é coisa que não lhe fica bem...

    Essas reacções fazem-me até lembrar o provincianismo bacoco que grassa por certas zonas do país e que é normalmente extensivo a indivíduos que disseminam determinadas formas de ditadura e que são muito pouco receptivos a ideias que não as suas...

    Neste contexto, não me surpreendia nada que, um destes dias, o blog passasse a ter comentários moderados ou, pior que isso, um guarda Abel “à porta” para nos receber...

    ResponderEliminar
  4. Oh Kikas, está enganado. Eu disse "cada vez me divirto mais".

    Alguém falou em acéfalo?

    ResponderEliminar
  5. O Porto terá mérito concerteza nesses triunfos todos. Era irreal não o reconhecer.

    Como é irreal não reconhecer, que ninguém sabe onde termina o mérito e começa a corrupção.

    Para sorte ou azar dos portistas (depende da perspectiva, pq felizmente ainda há alguns portistas que se importam com isso), ela confunde-se.

    E é esse o grande mérito de Pinto da Costa.

    ResponderEliminar