sexta-feira, 22 de maio de 2009

Toques de Cabeça

OLHOS NA LUZ
Por JMMA

Para a derradeira jornada da Liga sobrou pouco: resta saber quem são os dois despromovidos e quem vence o troféu de melhor marcador. Com sorte, pode ainda abrir-se a discussão do quarto lugar, porque pode fazer diferença ao Nacional e ao Braga entrar ou não demasiado cedo nas pré-eliminatórias da Liga Europa, sucedânea da Taça UEFA.

O Benfica, com toda a sua superioridade, viu a sua posição definida à 28ª jornada, após o glorioso empate (2-2) no sempre difícil estádio da Luz, frente ao Trofense, o lanterna vermelha do campeonato e um dos sérios candidatos à descida. Assim se vingou, note-se, da derrota humilhante pelo já, então, também lanterna vermelha Trofense, que para sempre lhe retirou a liderança do Campeonato à 13ª jornada.

Ainda assim conseguimos um belíssimo resultado: não só os nossos jogadores chegaram ao fim com as duas pernas, como acabámos por ser superiores aos nossos principais adversários em três parâmetros: quase igualdade entre o número de pontos perdidos em casa e pontos perdidos fora, o que prova ser o Benfica uma equipa apta a jogar em qualquer campo; fomos a única equipa das três ‘grandes’ que melhorou a sua classificação comparativamente com a da época anterior; e embora com menos golos metidos do que o FCP, é nossa a melhor média de golos por jogo, uma vez que, na maioria dos jogos disputados logo que marcámos deixámos de jogar.

Em termos de golos, o Cardozo lá marcou em Braga mais um golito. Ou seja, além de estar na corrida para o troféu de melhor marcador, tem ele mais golos sozinho e só com um pé, do que a equipa toda junta com os dois. Isto, apesar d’ A Bola ter feito vinte e oito reportagens de oito páginas a comparar Suazo com o Eusébio e Rui Costa com Sun Tzu da gestão desportiva.

Mas atenção: nada de euforias porque apesar de tudo este ano (por acaso) não ganhámos o campeonato. Aliás, feitas as contas, os encarnados estiveram menos tempo na frente da Liga Sagres do que manteiga em focinho de cão. Ainda assim, tratando-se da última jornada, e sendo esta uma altura em que os jogadores do Benfica precisam de sentir algum calor humano, proponho aqui que, no próximo domingo, na Luz, se aproveite o ensejo e se faça distribuir aos nossos jogadores a faixa de “Campeões de Inverno”, prémio justamente atribuído pelo jornal ‘A Bola’ a qualquer equipa da segunda circular que esteja à frente do Porto antes do Natal.

Todos à Luz!

2 comentários:

  1. Ai, ai...

    Enquanto estamos aler divertimo-nos com a prosa.

    O pior é quando acabamos, e caímos na real: que pesadelo.

    ResponderEliminar