quinta-feira, 14 de maio de 2009

Os Jogadores do Tetra II

Mais dois jogadores que tiveram um papel fundamental no Tetra: Fernando e Cissokho


Depois da saída do Paulo Assunção, o Porto ficou órfão de uma posição chave em todo o desenho da equipa. A equipa experimentou várias soluções até se chegar definitivamente ao jogador certo.

Chama-se Fernando, tem apenas 21 anos e foi comprado por tuta-e-meia. Muito da melhoria que se notou no Porto desde o início passou pelo Fernando, que conseguiu fazer esquecer o Paulo Assunção e fez com que a equipa ficasse mais sólida. É incrível como é que um puto conseguiu equilibrar novamente uma equipa, que até então andava aos papéis. É claro que ainda tem muito que aprender e evoluir, pois afinal de contas só tem 21 anos. Mas se há uma coisa que ele já conseguiu foi estancar o meio campo do Porto, ajudando no equilíbrio e no controlo do jogo atacante dos adversários. Se ele conseguir nos próximos tempos melhorar a saída para o ataque, o tempo de passe e o remate fora da área, então teremos um jogador que não ficará muito tempo por cá, já que se tornará um dos jogadores de top na sua posição. Muito deste Tetra passou pelo jogo do Fernando. Mas que excelente descoberta!


Por falar em descobertas, eis que surge outra, entrando directamente para a lista dos jogadores decisivos. O homem é Francês, tem igualmente 21 anos e chama-se Cissokho.

Embora só tenha jogado meia época, o que é certo é que ainda veio a tempo de ser fundamental nos Tetra campeões. Para além de preencher um lugar que há muito estava coxo, o Francês conseguiu também dar o apoio necessário ao Rodriguez, fazendo com que este último incrementasse o seu próprio jogo. Aliás, arrisco mesmo a dizer que tal como no caso do Fernando, existiu um Porto antes de depois da titularidade destes dois jogadores. Tal como referi, o Cissokho foi também importante para o Rodriguez, uma vez que o Uruguaio passou a ser apoiado como nunca se tinha visto desde o início da época, tornando o jogo ofensivo do Porto muito mais contundente.

O caso do Cissokho é daquelas situações em que dizemos “pegou de estaca”. Devo confessar que fiquei muito surpreendido com a sua prestação. Sabia que podia tornar-se uma boa opção (por alguns jogos que vi do Setúbal), mas não imaginava que a coisa poderia correr tão bem. Quando chegou, lembro-me, que o Dragão ria a bom rir sempre que o Francês fazia uma finta ou um bom corte. Todos os adeptos olhavam para ele com desconfiança, mas era também uma desconfiança positiva. Ou seja, sabíamos que tinha potencial, mas o seu jeito tosco fazia dele o “bobo da corte”. Porém, o próprio tratou de ganhar o respeito de todos, recorrendo à sua velocidade, à sua pujança e mesmo à sua técnica, até que o mundo ficou de boca abeto quando o viu em pleno Old Trafford.

Foi sem dúvida uma óptima contratação, sendo que o Porto terá para o ano um bom defesa esquerdo desde o início e sem ser necessário recorrer a adaptações.

1 comentário:

  1. falcao nao devia de sair assim ajudava a ekipa e o hulk

    ResponderEliminar