sábado, 15 de outubro de 2005

Antevisão à 7ª Jornada

Aí está o derby dos derbys. Estou muito curioso em saber como é que será o comportamento das duas equipas. Quanto ao FCP, vamos ver se mantém a filosofia dos últimos jogos, apostando num ataque desenfreado sem se preocupar muito com o sector mais recuado, ou se altera o seu modo de jogar, reforçando mais a sua defesa. Eu acho que as coisas não se vão alterar muito. Um facto já me deixou preocupado: O Pedro Emanuel (para não falar no Bicho) não foi convocado. É sinal que a dupla de centrais será a mesma dos últimos jogos, ou seja, Ricardo Costa e Bruno Alves. Será que esta jovem dupla estará à altura da responsabilidade? Eu espero que sim. Já os meus amigos benfiquistas, esperam precisamente o contrário. É natural, não?
Este é um jogo que todos os jogadores anseiam jogar. É também um jogo onde normalmente os predestinados aparecem. Logo, e perdoem-me os benfiquistas, o Porto ganha vantagem. E porquê? Porque a meu ver a equipa portista tem mais jogadores predestinados do que o seu rival Lisboeta. Espero que jogadores como Diego, Lucho, McCarthy, Lisandro, Quaresma e outros estejam inspirados. Se estiverem, o Porto terá grandes hipóteses de ganhar. Só há um senão (e é aqui que o Benfica vai com toda a certeza desferir os seus golpes): Em todos os jogadores que citei atrás, não existe nenhum defesa. Pois bem, a chave do suceso estará também na forma como a equipa se vai comportar por terrenos mais recuados. Ou seja, a chave estará em saber se a defesa vai meter muita ou pouca água, porque alguma vai meter. Ai vai vai.

E é precisamente com a defesa do Porto que começo a análise ao SLB. Parte de um eventual sucesso da equipa da Luz, poderá começar pelo sector mais recuado do FCP. Isto é, se o Benfica não se acomodar com um empate e tentar pressionar a defesa do Porto obrigando-a a ceder, então tem hipóteses. Se por outro lado, deixarem o Porto atacar sem conseguirem colocar pressão à equipa prortista, então perdem com quase toda a certeza. Será que Koeman será suficientemente ambicioso para vir ao Dragão ganhar? Que tem obrigação, fruto da posição que ocupa na tabela, lá isso tem. Pessoalmente, penso que vou ver um Benfica a jogar na expectativa, muito defensivo e à espera do erro alheio. Vamos ver.

Fazendo uma análise Swot à equipa portista, direi:
  • Strenghts (Pontos Fortes): Jogadores capazes de desequilibrar.
  • Weeknesses (Pontos Fracos): Defesa (que é também uma oportunidade, como pederão ver à frente).
  • Oportunities (Oportunidades): Envolvente do relvado, ou seja, os adeptos e as bancadas totalmente preenchidas; O facto de o Benfica, por saber que a defesa é pior do que os restantes sectores do FCP, apostar no ataque, fazendo subir os seus jogadores. Aqui, o Porto pode aproveitar para em jogadas rápidas (como o sabe fazer muito bem), facturar!
  • Threats (Ameaça): Como sei que o Benfica também tem valor, será obviamente o potencial do Benfica e o potencial que a equipa da luz tem nas bolas paradas.

Depois de feita a devida análise Swot, continuo a acreditar na victória do PORTO. Aposto num 3 a 1.

Mesmo lesionado e de canadianas, lá estarei!!

7 comentários:

  1. Boa. Diga-me só como encaixa o árbitro Lucílio Baptista nessa análise SWOT. Felicidades para o seu blog que não para o seu clube porque eu estou do outro lado! Não vamos estar certamente os dois contentes amanhã.

    ResponderEliminar
  2. Bom blog. Bem escrito, com desportivismo. Eu sou do SLB, tenho receio do ataque do FCP para mais porque não ando a ver a defesa "encarnada" assim tão forte. Pode ser que me engane ;)
    Amanhã faço um link no meu blogue que agora já estou com sono.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  3. Interessante a análise Swot.
    Penso que no entanto, que ainda mais do que o potencial do Benfica ou o árbitro, a principal ameaça para a equipa do FC Porto, são os seus próprios erros, que são para além de erros inacreditáveis na defesa em alguns jogos, também a incrivel quantidade de golos falhados.
    Se a pontaria estiver afinada, mesmo com todo o potencial(?) do Benfica, mesmo com Lucílio Baptista, mesmo com eventuais erros defensivos, a vitória não escapará com toda a certeza.

    ResponderEliminar
  4. O Lúcilio é claramente um Ponto Forte e uma oportunidade...ou não fosse ele caseirinho.

    ResponderEliminar
  5. O Benfica ganha por uma bola de diferença.... e mainada!!!

    ResponderEliminar
  6. Sou obrigado a fazer uma correcção: o FC Porto - Benfica não é um derby. É um clássico.

    O derby é um encontro entre rivais da mesma cidade - a expressão deriva precisamente de um encontro que se realizava, há muitos, muitos anos, entre duas equipas, que não se podiam nem cheirar, da cidade de... Derby, claro.

    Um Salgueiros - Boavista, por exemplo, é um derby. Um Oriental - Sporting é um derby. Um FCP - SLB não. Às vezes abre-se uma excepção no caso minhoto: o Sp. Braga - V. Guimarães, pela rivalidade entre cidades muito próximas, encerra em si muitas características de um derby. De resto... Temos "clássicos". Um Sporting - Académica, por exemplo, é um clássico. O de domingo foi um clássico pós-moderno...

    ResponderEliminar