segunda-feira, 24 de outubro de 2005

Comentário à 8ª Jornada


Benfica: 2 - Estrela da Amadora: 0

O Benfica teve a 5ª vitória consecutiva neste campeonato. Num ápice a equipa da luz passou dos últimos lugares da tabela para o terceiro lugar atrás do Braga e do FC Porto. O Slb teve uma primeira parte muito morna, tendo o Estrela aproveitado para para gerir forças e criar mesmo algumas situações de apuro para a baliza benfiquista. A equipa da Amadora chegou a introduzir a bola na baliza de Nereu, mas o lance foi anulado, pois segundo o auxiliar a bola já tinha ultrapassado a linha de fundo.

Na segunda parte o Benfica entrou mais decidido e não foi de estranhar o golo aos 50'. Mais uma vez o defesa direito do Benfica Nelson centrou com conta peso e medida e Karyaka não teve mais do que encontar de cabeça a bola para o fundo das redes. Passados apenas 13' o Benfica chegou ao segundo pelo melhor marcador da Liga - Nuno Gomes. Mais um centro de Nelson!

Foi um jogo onde o Benfica jogou QB, tendo justificado a vitória.


Gil Vicente: 2 - Sporting: 2

Paulo Bento estreou-se no comando da equipa leonina. E para mim foi uma estreia muito valorizada pela coragem que teve. Mexeu na equipa, quando seria muito mais fácil meter em campo os mesmo jogadores dos últimos jogos, podendo desta forma desculpar-se num eventual fracasso. Mas não. Lançou dois jovens que bem conhece da equipa Junior do Sporting: André Marques (defesa esquerdo e não é primo do Luis Marques!) e Nani (um playmaker).

O Sporting fez uma boa primeira parte, justificando o golo que obteve já perto do intervalo por Douala.
Na segunda parte, o treinador do Gil lançou em campo os seus trunfos. Nandinho e Carlitos entraram para dar mais velocidade ao ataque Gilista. Estes dois jogadores conseguiram mudar o rumo dos acontecimentos e o Sporting começou a sentir algumas dificuldades na sua zona mais recuada. Com estas substituições, o treinador da casa acertou no totoloto, uma vez que logo no minuto 4 da segunda parte chegou ao empate por Gregory na sequência de um pontapé livre. O Gil não tirou o pé de acelerador e conseguiu chegar ao segundo golo, também na sequência de uma bola parada. Decorria o minuto 69', quando Carlos Carneiro facturou, provocando um peão no resultado. Ou seja, o Gil tinha conseguido dar a volta ao resultado.
Nos minutos finais, o Sporting fez o último esforço e foi feliz. Liedson conseguiu a igualdade no sprint final do jogo.
Empate justo.


Nacional: 0 - Porto: 1

Depois da gripe das águias, o Porto viajou à Madeira para defrontrar o segundo classificado da liga Portuguesa. Era um teste muito dificil para a equipa de Adriaanse. E se era um teste, diga-se que o passou com distinção. Não pelo jogo de ataque à "Adriaanse", mas por ter feito uma partida muito consistente. E para esta consistência muito contribuiu o ex Nacional Paulo Assunção. Este jogador dá outra segurança que nunca foi encontrada com Ibson.

Foi uma vitória totalmente merecida, pois a equipa portista foi aquela que mais procurou a fortuna. Ela apareceu já na segunda parte, depois de mais um centro brilhante de Quaresma a que Hugo Almeida correspondeu de uma forma não menos brilhante. Foi uma cópia do golo construido por estes jogadores no jogo da selecção sub-21.


OUTSIDER GAME
Braga: 1 - Boavista: 0

Pois é. O Braga continua a ganhar. A equipa de Jesualdo começa a habituar-se ao topo da classificação. E está visto que quando marca primeiro do que o adversário, dificilmente perde. Mas diga-se que foi uma vitória justíssima. O Braga, ao contrário dos últimos jogos, conseguiu criar muitas oportunidades de golo e o resultado peca mesmo por escasso.
Moral da história: Vamos ter o Braga a lutar por um lugar de destaque!

3 comentários:

  1. Achegas para a leitura da 8ª jornada.

    1. FCP supera maldição insular. Pergunto: e a peninsular?

    2. Benfica com Nereu, provou estar em boas mãos. Recordando aquele piu-piu da bola fora, pergunto: e em boas pernas, estará?

    3. Sporting renovou a esperança em Barcelos graças à estrelinha do novel treinador. Pergunto: até quando?

    ResponderEliminar
  2. Agora o Benfica... é só carburar!

    ResponderEliminar