segunda-feira, 17 de outubro de 2005

Comentário à 7ª Jornada

Pois é, ao contrário da minha previsão, o Porto perdeu com o Benfica por 2-0. Depois de 14 anos, o Benfica lá conseguiu matar um borrego que já tinha tamanho de elefante!

Foi um jogo onde o Benfica (especialmente na 2ª parte) conseguiu por a nu todas as debilidades defensivas da equipa Portista. Na minha análise Swot tinha dito que a defesa era um ponto fraco, mas também poderia funcionar como uma oportunidade. Pois bem, neste jogo ela foi apenas um ponto bem fraco, pois o Benfica não foi na conversa de avançar as suas tropas e deixar o Porto contra atacar. Aliás, o Koeman esteve bem melhor sob o ponto de vista táctico do que o seu congénere.

Na primeira parte, o FCP teve um maior controlo do jogo fruto da estratégia adoptada pelo Benfica. Ou seja, a equipa da Luz deu o meio campo ao Porto e apenas saía para o ataque pela certa.

Na segunda metade, a equipa da casa tentava continuar com o controlo do jogo, mas desde logo percebi que o Benfica ía fazer a vida muito dificil ao Porto. A equipa da luz entrou em campo com grande segurança e confiança. Por outro lado, os jogadores do Porto iam ficando cada vez mais nervosos. Aos 10' minutos desta metade, o Benfica chega ao golo por Nuno Gomes depois de um excelente cruzamento do Nelson. Este golo foi o mais perfeito exemplo do que uma defesa não pode fazer: Três jogadores defensivos contra um atacante. O atacante coloca-se atrás dos anjinhos e consegue fazer o golo. Nas escolas do futebol aprendemos que nunca podemos deixar o atacante nas costas. Os defesas do Porto não seguiram esta máxima. Deu no que deu.

Com este golo, os portistas ficaram desorientados e deixaram de praticar qualquer táctica. Este Caos aumentou aos 63' quando o Benfica conseguiu o segundo pelo mesmo jogador. Mais uma oferta da defesa. A partir daqui, o jogo deixou de ter grande história, pois o Porto ainda ficou mais perdido em campo, enquanto que o Benfica controlava como queria. Mais, na minha opinião, o Benfica não goleou porque em certos momento não teve a frieza necessária para marcar mais.
Para mim o momento do jogo aconteceu aos 14' da primeira parte (por estranho que vos pareça). Passo a explicar: Com a lesão do Miccoli, o Benfica foi obrigado a colocar em campo Geovanni. Esta substituição reforçou o meio campo Benfiquista provocando um maior desgaste aos jogadores mais criativos do FCP que moram no meio campo. Prova desta tese é o facto de Adriaanse ter sido obrigado a substituir Lucho (que tinha feito dois jogos pela sua selecção). Depois da saída de Lucho, o Porto perdeu de vez o maio campo deixando o Benfica controlar o jogo a seu belo prazer.

Em suma, o Benfica ganhou bem. Resta-me a consolação do Porto ainda ter mais um ponto do que o Benfica. Vamos ver o que os próximos episódios nos reservam.

11 comentários:

  1. Volto a dizer o q disse, qd o Benfica estava a 8 pontos do líder à 3ª jornada: "o campeonato é muito longo".

    Para além da moralização do clube da luz, o Benfica apenas ganhou 3 pontos e o Porto perdeu 3 pontos.

    Daqui a 2 meses, já ninguém se lembra deste resultado.

    O Porto o ano passado tb ganhou na luz e o Benfica foi campeão.

    Racionalidade futebolística...

    ResponderEliminar
  2. Interessa agora é ganhar ao Inter. Mas confesso que não me parece muito viável.

    ResponderEliminar
  3. Bem... como portista resta-me dizer, com muita pena, que perdemos bem.

    Mas permitam-me uns pequenos "ses":
    -se o kromogounis fosse jogador do Porto tinha ficado só com um amarelo?
    -se o kromogounis tivesse visto o cartão vermelho (como deveria ter visto) o jogo teria sido o mesmo?
    -se o caceteiro tivesse sido expulso (como deveria ter sido) e não jogasse no Dragão o jogo teria sido o mesmo?
    -se o Adriaanse não fosse tão otário não poderiamos ter ganho o jogo à mediocre equipa do benfica?

    É com estas e com outras que o benfica lá foi campeão na última época...

    Mas os "ses" não fazem história, e como desportista resta-me recorrer à minha última réstia de fair-play e congratular o benfica, pois foi (mediante as circustâncias verificadas) um justo vencedor.

    PEdorido

    ResponderEliminar
  4. Ó Pedorido, nem precisavas de dizer que eras portista, tal a parcialidade da tua análise...

    ResponderEliminar
  5. bem pelo comentario não deve ser só o pe dorido deve ser tudo até a alma,o k custa admitir sem ses k o benfica foi melhor e ganhou com merito?penso k o fcp não atravessa um bom momento como o benfica tb já teve á pouco tempo atras um momento menos bom e penso essencialmente k todos vão perder ainda montes de pontos e onde menos se espera por isso nada de euforias para uns e de descrença para outros,viva o futebol e deus keira k este campeonato seja como do ano passado e k vá mesmo até á ultima jornada(mas k no final seja de novo o benfica campeão)um aabraço e felecidades para as provas europeias para os clubes portugueses ainda participantes.

    ResponderEliminar
  6. Esta é especialmente dedicada ao "´Pedorido" e bem dorido, diga-se de passagem, então cá vai, acompanha-me:
    Ninguém pára o Benfica, Ninguém pára o Benfica, Ninguém pára o Benfica, Alé oooh!!!!!!!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. Excelente análise do Vitor. Parabéns.

    Ao PEdorido apenas recomendo um tratamento à conjuntivite e umas pastilhas Rennie.

    http://biqueirada.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Obrigado pelos conselhos caros amigos!

    De facto, não há pessoas mais indicadas no aconselhamento de pastilhas rennie e Alka-seltzer do que os benfiquistas... Os caixotes do lixo da luz nos ultimos anos abarrotavam de caixas das ditas pastilhas...

    Só fiz a minha análise, não pedi que publicassem uma tese com ela!

    Não disse que o resultado não foi justo!

    Mas a gente já tá habituada a estes desvarios dos galináceos... tão depressa lhes cresce o rei na barriga como caem do alto do seu (imaginário) pedestral.

    E não, caros, não tou com azia, simplesmente porque o benfica foi melhor que o porto, e quando assim é, não há mais que admitir a derrota e felicitar o adversário.

    O que fiz, foi apenas enumerar um conjunto de pontos que condicionaram o jogo.
    Mas os benfiquistas do "quinje-a-zero" quiseram vir deixar a sua marca! Fizeram bem!

    Cumprimentos a todos...

    ResponderEliminar
  9. Pedorido, antes de mais quero-te dizer que é um prazer ter-te como comentador.

    É de pessoas apaixonadas e entusiastas que este blog precisa. Nem que para isso, se tornem um pouco (diz lá que não sou simpático) parciais.

    Por isso quero-te desde já convidar a seres um comentador o mais assíduo possível.

    Bom, depois desta declaração de princípio, e falando apenas do jogo, o que ninguém dúvida é que o Benfica ganhou e ganhou bem. E isso é que interessa.

    Ou já te esqueceste da vitória do FCP o ano passado da luz, com aquele golo que ainda hoje ninguém sabe se entrou ou deixou de entrar, e de um penalty clarinho sobre o Karadas?

    Um abraço do galinácio

    ResponderEliminar
  10. Bom, devo dizer que os "ses" levantados pelo pedorido não são descabidos de todo. Os "ses", pela sua natureza, não deixam de ser hipóteses, mas também não deixam de ter o seu valor no campo das probabilidades. Por isso não percebo as reacções. Este é um espaço de opinião, onde todas elas são bem vindas.
    "comente connosco. Divirta-se como nós!"

    ResponderEliminar
  11. Convite aceite de bom grado! :D

    Só descobri o vosso blog há pouco tempo e tou a gostar bastante.

    Podem crer que sempre que puder cá estarei a mandar os meus bitaites!

    Abraços.

    ResponderEliminar