quinta-feira, 6 de outubro de 2005

Colunista convidado, por Luis Santos

Os pecados de Peseiro e a vontade de sair pela porta pequena!

Caros Bicancas,

Esta é a primeira vez que partilho algumas linhas neste espaço. Assim, vamos às apresentações: sou do Sporting! A verdade é que este facto me tem dado alguns amargos de boca durante os últimos meses. Sou resistente, serei sempre do Sporting e acompanhá-lo-ei até onde os seus responsáveis o levarem. É sobre este caminho que gostava de escrever umas linhas.

Como muitos, não consigo assistir à delapidação de um património que tinha vindo a ser reconstruído nos últimos anos. Depois de uma longa travessia no deserto, onde perdemos credibilidade, títulos e muitas oportunidades (... não esqueço o despedimento de Bobby Robson que tinha ao seu dispor uma das melhores equipas que algumas vez houve em Portugal, e que foi despedido precipitadamente devido a um resultado infeliz... na UEFA!!), o Sporting voltou a ver a luz ao fundo do túnel com a chegada do Dr. Roquette ao futebol. O seu projecto deixou-nos novamente no topo do panorama desportivo nacional, devolvendo ao nosso clube o respeito junto dos adversários e o prestigio internacional.

No entanto, na minha opinião, é também da responsabilidade do Dr. Roquette o momento que atravessamos! Não que ele esteja directamente relacionado com os actos da gestão actual (...embora acredite que não esteja alheio ao que se passe... nem a actual direcção alheia às suas opiniões!), mas a forma como abandonou o Sporting e o deixou entregue a pessoas que não têm qualquer política desportiva (Estádio, Centro de Estágio e Estrutura Desportiva já foram herdadas pelos dirigentes actuais tal como as conhecemos, portanto, nada de novo), são também actos que contribuíram para o Status Quo deste Sporting... mas já lá vamos! Falemos então de responsabilidades:


Os pecados de Peseiro:

O Pecado da Gula
Ter vindo para o Sporting! Devia ter percebido que a forma como trabalha não se coaduna com o projecto Sporting. A sua necessidade de intervenção em todas as áreas, a falta de experiência com futebol jovem, a sua flagrante falta de competência para gerir balneários (já abordo a competência técnica... do ponto de vista de adepto, claro!) não estão de acordo com o perfil solicitado pela direcção do Sporting (... basta ler os jornais da época para saber que o perfil procurado depois da saída de Fernando Santos não era o que Peseiro representava). Embora acredito que neste momento estejam a pensar que esta culpa (a existir) não é de Peseiro, sou adepto de que não se dê o passo maior que as pernas, ou entrar em buracos de onde não se possa sair.... independentemente de nos escancararem as suas portas!!

O Pecado da Inveja
Os resultados... não deixando espaço para que ninguém pudesse ter tido piores resultados recentemente em Portugal!! Em ano e meio não ganhou rigorosamente nada! Mais grave do que isso é a forma como deixou o Sporting associado a resultados que ninguém vai esquecer tão cedo: o fatídico jogo na Luz para o campeonato onde não quis ganhar e, portanto, perdeu.... com ajuda do Ricardo e... de Liedson (lembram-se?!!!!); a forma atroz como perdeu a final da Taça UEFA, onde no segundo tempo (mesmo orientando uma equipa em pior estado físico) deu o ouro ao bandido na forma como (não!) quis segurar o resultado; a derrota em casa diante o Nacional (a fantástica equipa portuguesa a quem nunca ganhou!!) que levou ao afastamento da participação directa na Liga dos Campeões, e mais grave, demonstrando uma vez mais que não tem pulso para segurar e motivar os jogadores em momentos chave; o adeus definitivo à liga dos Campeões perante a Udinese... uma vez mais com a ajuda do amigo do costume (... e com futebol de péssima qualidade!!!); a derrota na Madeira contra o Nacional (contra quem haveria de ser!) que depois de estar a ganhar, perdeu a primeira hipótese de se isolar na frente do campeonato; a (muito) má exibição contra o Setúbal em casa, cometendo a proeza de ao jogar contra 10 substituir um avançado por um defesa central (!!!), a eliminação da Taça UEFA contra uma equipa que deve ser a que pior futebol joga das que chegaram à fase de grupos e.... por fim.... nova derrota para o campeonato em Paços de Ferreira com direitos de OLÉ! Em menos de 15 dias consegue sofrer 8 golos (!), perder a hipótese de se isolar na frente do campeonato por duas vezes e ser eliminado da Taça UEFA. Conhecem algum técnico que em tão poucos meses tenha uma performance como esta e que ainda se mantenha no cargo?????

Pecado da Avareza
A indisciplina... enumerando apenas os casos que viram a público: Liedson (2 vezes), Polga (2 vezes), Tinga (já saiu), Rochemback (já saiu), Pinilla, Pedro Barbosa (já saiu... e de que forma!!), Rui Jorge (já saiu... pela mesma porta que Pedro Barbosa)... são casos a mais para uma equipa... em pouco mais que 1 ano! Já o referi antes e reafirmo: disciplina, regras e espirito de grupo não são o ponto forte do Sporting de Peseiro.

O Pecado da Luxúria
As contratações... escolhidas a dedo por Peseiro (resta saber com qual!!!). De todas as que conheço confesso que existem algumas que me torturam bastante!!! É um facto que errar é humano! Muito embora o historial das últimas linhas lhe retire algum espaço de manobra, estou disposto a aceitar mais alguns. Confesso no entanto que não entendo, por exemplo, a insistência em João Alves e Wender, contratações que incluso chegaram a azedar as relações entre os clubes, com o técnico arsenalista a acusar nos jornais Peseiro de telefonar a Wender a pressioná-lo para rumar a Alvalade (o que a ser verdade é perfeitamente incrível... por situação idêntica José Mourinho ficou em maus lençóis, com o seu clube a não recorrer da sentença aplicada como que fazendo mea culpa do erro cometido! O Sporting ficou em silêncio perante tal comportamento.... afinal Peseiro tinha carta branca!!). Estas contratações têm tanto de dispendiosas como de desacerto!! Moutinho desaparece com Alves em campo. Basta analisar o que aconteceu na 2ª parte em Paços de Ferreira quando este último ficou no balneário ao intervalo, e João Moutinho jogou sozinho no meio campo! Só não marcou por manifesto azar (coisa que o Benfica não conheceu na Luz contra o Guimarães.... (perdoem-me mas não resiti!!!) e não jogou mais porque não tem um Rochemback nas costa que lhe permita subir mais! João Alves é um excelente jogador, ninguém dúvida disso, mas no Sporting de Peseiro nunca irá render o que sabe, obrigando também (sem culpa própria) outros a render menos do que podem! Quanto a Wender (30 anos!!) a minha incompreensão é maior! Para aquele mesmo lugar sugiro um rapazito dispensado pelo mesmo Peseiro que se chama Paulo Sérgio (conhecem-no? Lembram-se dele quando jogou nas Antas pelo Belenenses, entre outros jogos?) ou então Nani, que precisa de tempo mas tem raça, velocidade e bom drible (não será um Cristiano Ronaldo mas tem tudo para ser um excelente jogador!). Para defesa central contratou Tonel, que não sendo mau jogador, não é melhor que Miguel Veloso ou Semedo, jogadores da casa, com futuro e que precisam de jogar... e valorizar segundo a lógica de uma SAD (certo?). Talvez seja também importante alguém avisar Peseiro que Deivid (apesar de estar a render mais agora - grande golo na Madeira!) não faz, nem nunca irá fazer, dupla com Liedson pelo simples facto de que são.... tecnicamente iguais! Juntos nunca irão fazer numa época o que Nuno Gomes e Miccoli já fizeram em poucos jogos no Benfica!

Caros bicancas, se dúvidas havia acerca do possível crédito que Peseiro pudesse ter no Sporting, estas breves linhas, no meu entender, explicam que alguém fez mal as contas, e que o caminho certo é a saída, que já me parece inevitável e que poderia ter sido mais pacífica no final da época passada. Mesmo que não seja contra a Académica, a dispensa está próxima e será certamente contra outra qualquer equipa... e muito em breve!. Peseiro irá sair pela porta pequena, diminuído tecnicamente pelo mau trabalho desenvolvido, e com imagem de mau líder que poderia ter evitado. Por isso acho que o maior erro de Peseiro foi.... ter aceite o convite do Sporting! Se ninguém neste clube previu, ele deveria ter tido o dever de avaliar que não tinha camioneta para tanta (desarrumada!) areia!


Os pecados da direcção:

O Pecado da Luxúria
Acreditar que têm condições de conduzir o Sporting até ao seu Centenário! Pois bem: estamos em ano de centenário e começámos da pior maneira possível! Dias da Cunha e seus pares são tão responsáveis como Peseiro e deveriam apresentar a demissão! Desta forma, haveria ainda alguma hipótese de entrarmos no nosso centenário com alguma dignidade. No entanto estou convicto que tal não vai suceder, uma vez que existe uma grande vaidade e oportunismo barato de estar ligado a um número (100 neste caso) e que tudo está a ser feito para o fazerem da pior forma. Como resultado de todos os factos acima mencionados o que fez a direcção? Renova repetidamente a confiança no técnico, dá-lhe mais poderes, e após esta semana e meia negra (fazendo lembrar outra no fim do campeonato passado) desce ao balneário para abraçar Peseiro!!! Na semana seguinte nem sequer espera para acabar o jogo, abandonando o Estádio da Mata Real antes do fim do jogo... esquecendo o abraço da ordem!! Não temos pessoas a dirigir o Sporing que percebam de futebol ou de relações humanas. Não temos ninguém que ponha a equipa na ordem e que possa assumir a responsabilidade das opções tomadas. A verdade é que Dias da Cunha é actualmente a chacota dos nossos adversários e que agora até fazem votos para que tenha longa vida à frente dos destinos do Sporting! Será este desejo desprovido de qualquer malévola intenção? Na minha opinião temos uma das piores direcções de sempre, que está a arrastar o meu clube para um abismo que infelizmente já conheço, e que tem record actual de 18 anos! Dias da Cunha está a fazer tudo o que pode para vencer este número mágico!

4 comentários:

  1. Julgo que esta análise sobre o momento actual do Sporting é tanto mais de enaltecer (e de reflectir) quanto é facto que se trata de juízo em causa própria.

    Mas como juízo em clube próprio, julgo que se pecado há a apontar-lhe, será o de excessivo pessimismo. Em especial quando se refere ao treinador.

    A falar do nosso próprio clube (elogiando ou criticando), facilmente nos esquecemos de que as verdades, em futebol, são o que há de mais efémero: só duram o tempo que a bola leva a transpôr a linha de balisa.

    Koeman espantava-se há dias que em Portugal «um boi é preto e na semana seguinte já é branco...». Mal sabe ele que ainda é pior. Quem a sabia toda era aquele ex-dirigente do Guimarães que dizia, por palavras suas, que no futebol o boi que hoje é branco, amanhã é preto...

    Quero eu dizer que o Peseiro pode ter os seus «pecados», mas no ponto em que as coisas estão a culpa não é dele.

    A meu ver, quando um clube tem uma direcção como a que o Sporting tem actualmente, que é um desastre!, o problema do treinador, chame-se ele Peseiro ou outro nome qualquer, é sempre um problema menor.

    Falo por experiência própria. No Benfica recente, quantos anos perdidos, quantos campeonatos «a voar»,quantas contratações frustradas, quantos treinadores queimados - tudo por incompetência (e até palermice!)dos dirigentes de ocasião.

    No caso do Sporting,efectivamente,
    com dirigentes que num dia dizem apoiar o treinador e no outro dia deixam-no a falar sozinho; num dia saem das instalações sob escolta policial a protegê-los da arruaça das claques e no outro dia estão a receber (ou permitem que sejam recebidos) os claqueiros - com dirigentes assim, sinceramente, até tenho pena do treinador.

    Receceber os claqueiros, a que título? Como «Representantes»
    de quê? de quem? Onde é que isso está escrito - na lei eleitoral? na Constituição? nos frascos de xarope?...

    Com estas e outras, não há treinador que resista. A não ser com uma grand'a vaca branca e preta.

    ResponderEliminar
  2. Não foi o Peseiro que levou o Sporting à final da Taça UEFA? Quantos treinadores o conseguiram?

    Não foi o Peseiro que ía ganhando o campeonato se o árbitro tivesse invalidado o golo do Luisão?

    Não é o Peseiro que está a 2 pontos do 1º lugar no campeonato?

    Não quero ser advogado do Diabo. Apenas quero demonstrar a ingratidão e efemeridade do futebol para com os seus intérpretes.

    Bem sei que é dificil, mas a gestão do futebol, tem de ser feita com racionalidade.

    Bem sei que não é um treinador perfeito (esse só Morinho), mas se Peseiro hoje por hoje não tem condições para continuar no Sporting, deve-se à irracionalidade dos adeptos, e não à sua incompetência.

    ResponderEliminar
  3. Caros Bicancas.
    Não é certamente na irracionalidade que as melhores decisões se tomam. Não estou de acordo com as manifestações alardes que se têm verificado nos últimos dias, mas também tenho consciência que o pessimismo (que eu prefiro de classificar de realismo)nos deixa mais aliviados e capazes de tomar as decisões dificeis. Não esqueço a excelente campanha na UEFA... tal como não esqueço a derrota na final!!! Não esqueço o campeonato interessante que o Sporting fez.... mas também não esqueço a indisciplina, as más substituições e o medo de tentar ganhar na Luz! E por aí fora... E como prova de que não se deve esquecer quem nos proporciona bons espectáculos, também não concordei com a forma como despediram o Pedro Barbosa e o Rui Jorge... de resto eles sãp pagos (.. e bem) para jogarem... e o melhor possível!
    Deixo apenas um pergunta: Será que o melhor técnico de mundo (Mourinho, claro!), já depois de tudo o que fez, resistiria a uma série tão infeliz de decisões, atitudes e resultados? Se tal acontecese no V. clube teriam a racionalidade que agora aconselham...? Uma última nota de esperança: Estes 15 dias serão muito úteis a Peseiro... e com um Porto-Benfica pela frente, tudo pode acontecer!!!

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  4. Agora, sim, estou convencido que o Peseiro já era. Enquanto D.Cunha não sabe o que há-de fazer, a imprensa já prepara o «day after».

    Falar neste momento em nomes, seja para novo técnico - Autuori, Camacho... - seja para o Departamento de Futebol (M.Fernandes), é minar toda a «Academia de Alcochete» com minas antipessoais de alta potência.

    É simplesmente demolidor.

    Arruina com a autoridade do técnico sobre os jogadores; arruina com a disciplina de grupo; arruina com a capacidade de motivar, de fazer as melhores escolhas, de definir as melhores estratégias de jogo; arruina tudo.

    E depois é «very provocative».

    Por isso, a meu ver, agora é que a Direcção tem pela frente aquela que será a prova real da sua capacidade. Isto é: resistir, fazendo ver (à imprensa e às claques arruaceiras)que se rege por princípios e valores, que aposta tudo nas suas convicções, e que as contas se fazem no fim; ou desistir, confirmando que, em vez de sujeito da acção, efectivamente não passa dum objecto à deriva. E neste caso já lá devia estar há muito tempo.

    Ao ponto a que as coisas chegaram, a margem é estreita, mas a única solução não é capitular.

    É - ser firme, falar menos e ganhar mais.

    Um desfecho pro-verde no próximo Porto-Benfica pode ajudar, mas só por si não chega.

    ResponderEliminar