terça-feira, 25 de setembro de 2007

A Anormalidade do Normal !

Há de facto coisas que, fruto da sua normalidade, são anormais.

O Porto é por esta altura líder isolado do campeonato nacional. Mais do que isso, porque isto é normal, à quinta jornada tem já vários pontos de avanço sobre os seus crónicos rivais. Ou ainda, tem mais 11, disse bem, 11 pontos do que no ano passado, se considerarmos que nestas primeiras cinco jornadas defrontou precisamente adversários que no ano passado lhe roubaram os tais 11 pontos.

O próprio Camacho (sempre gostei dele) disse hoje que, provavelmente, não há na europa uma equipa com tamanha eficácia. Por isso, há que dar mérito ao Porto. Mas quando olho para os jornais ou quando vejo televisão não vejo nenhum ênfase a tal proeza. Aquilo que, por exemplo, vi nos jornais de hoje (e não acredito que a tendência vá alterar) é que o "Benfica recupera o patrão da defesa" (Abola), que o "general está rendido ao sargento" (Record) ou que "Cardozo tem que reagir ao golpe".

E agora pergunto eu: O que se seria se em vez de azul, o primeiro classificado, com cinco vitórias consecutivas, fosse vermelho? Já imagino títulos do género: "Águia com voo demolidor" ou "Águia com garras afiadas" ou ainda "Fúria Espanhola aniquila adversários".

Voltando à realidade, o que é certo é que ninguém enaltece a excelente campanha que o Porto está a fazer e ninguém realça o melhor início de campeonato dos últimos anos, melhor até do que as entradas do Mourinho. Mais relevo teria ainda, quando estas 5 jornadas promoveram jogos com um grau de dificuldade muito alto. É caso para dizer que já deviam ter dado algum relevo, mas não deram. Mas podiam e não deram. Mas deviam!

Em suma, a anormalidade do silêncio acaba por ser normal porque é normal a liderança do FCP no campeonato!

3 comentários:

  1. Caro Vitor,

    Acho completamente injusto este seu libelo acusatório contra a imprensa. A técnica é velha: pega-se em três títulos e vai de generalizar. Ora, se como sabemos, uma andorinha não faz a Primavera, três também não.

    Na verdade, na cegueira do seu argumento, esquece-se (ou até escusa-se) de ver o principal.

    Se v. quisesse ser justo teria notado facilmente que ontem a imprensa nacional não falou noutra coisa senão no Porto. Televisões, jornais de maior circulação, todos os media nacionais deram destaque à notícia:

    «Foco de 'língua azul' foi detectado em Barrancos».

    Ora, o que é isto senão a angariação macissa de novos sócios portistas no sul do país?

    Eu é que não sou parvo!

    Enfim, quase-campeões em Setembro, número de associados em forte expansão - que é que querem mais?

    (Fora de brincadeiras: Tem toda a razão, nem tudo o que se passa passa nos media; nem tudo o que se passa nos media se passa.

    Em termos de jornalismo desportivo estamos na II divisão - (Des)Honra.

    ResponderEliminar
  2. Para quem é tão superior, parce demasiado preocupado com "opiniões" inferiores...

    Há sempre a hipótese de não se ler (ou comprar) os ditos!

    ResponderEliminar
  3. "Ora, se como sabemos, uma andorinha não faz a Primavera, três também não." por JMMA

    Quantas fazem então? :D

    ResponderEliminar