domingo, 9 de setembro de 2007

Portugal: 2 - Polónia: 2

Pois é, as coisas começam a ficar algo complicadas. Com toda a certeza, este empate não estava nas previsões de ninguém, com a excepção óbvia dos próprios Polacos.

Os defensores do Scolari dirão que Portugal teve azar. Por outro lado, os opositores dizem que Portugal podia e devia fazer mais, frente a uma Polónia muito forte fisicamente, mas fraquinha tecnicamente. Eu estou no segundo grupo e acho que esta dificuldade no apuramento roça o vergonhoso porque não me lembro de ter um grupo de apuramento tão fácil quanto este. Estou ainda no grupo dos opositores porque acho que quem tem o Quaresma num banco de suplentes, tem a obrigação de ganhar a uns Polacos cheios de fome.

Portugal deu a primeira parte de avanço ao adversário e só a espaços conseguiu fazer umas jogaditas dignas dos jogadores que possui. É claro que a Polónia aproveitou este facto e aproveitou também o desnorte da defesa Portuguesa para facturar o primeiro.

Comentava cá em casa que se fosse treinador trocava ao intervalo o Maniche e o Nuno Gomes pelo Nani e pelo Quaresma, colocando o Ronaldo a avançado centro. Scolari preferiu manter o 11 e vá lá que Maniche marcou logo no início, calando-me um pouco. Mas este golo só fez com que o indeciso treinador esperasse uma eternidade para colocar em campo o cigano. Como é que um gajo demora tanto tempo para meter um jogador que iria desiquilibrar os matulões dos Polaco?

Eu sei porquê: porque percebe pouco de futebol. O nosso treinador é um bom líder, mas de futebol percebe pouco e pensa que a força anímica dos seus jogadores basta para ganhar. Imaginem se não tivéssemos os excelentes jogadores que temos?

O que fica para história é um empate que soube a muito pouco, esperando que estes pontos não façam falta nas nossas contas finais. Todos dizem que Potugal ainda depende de si para passar. Eu digo: como é que dependemos de nós se não ganhamos a ninguém?

10 comentários:

  1. "...porque percebe pouco de futebol.".

    - Primeiro lugar no Mundial da Coreia/Japão.

    - Segundo classificado no Europeu em Portugal.

    - Quarto classificado no Mundial da Alemanha.

    Olha que o homem percebia de futebol...

    ResponderEliminar
  2. Fama,

    relativamente à Selecção, os portistas parecem "abutres" à espera que o seleccionador que teve os melhores resultados de sempre, tenha um deslize.

    Mesmo que para tal, os inexperientes na selacção Bosingwa e principalmente Bruno Alves, fossem autênticos passadores.

    Só faltava dizeres que o Baía deveria ter sido titular.

    No futebol não há favas contadas, vide a campeã do mundo Itália, Inglaterra e Espanha que estão todos em 3º, com sérias dificuldades para passarem.

    Tenho a certeza que a nossa Selecção será apurada, e isso é que interessa.

    Quanto ao resto, acho o parcialismo tão evidente, que já nem vale a pena comentar.

    Que ódio que vocês têm ao homem, chiça!!!!

    ResponderEliminar
  3. Oh Zé,

    Em primeiro lugar, digo-te que existirão poucas pessoas que sofram tanto por Portugal quanto eu. Sofro muito pelo Porto, é verdade, mas sofro de igual modo pela nossa selecção. Não estou à espera de nada! Antes pelo contrário. Espero que a minha selecção siga em frente!! Por isso não posso admitir que me "coles" aos fundamentalistas que existem no futebol!

    Mais, nunca confundi o Porto com a Selecção. Critico o Scolari, como critico o Jesualdo ou como critiquei o Adriaanse.

    Quanto ao Baia, já nem te respondo porque se critiquei o nosso seleccionador na altura, já não falo no Baia há anos! Vocês é que vão buscar sempre o Baia porque pensam que estamos lixados com o Scolari por causa do Baia. Isso já passou à história!

    Estou-me a marimbar para as outras selecções porque pimenta no cu dos outros é refresco. Critiquei e continuarei a criticar porque acho que nunca tivemos um grupo tão fácil e um treinador que ganha fortunas tem que fazer mais.

    Se achas que isto é parcialismo, azar para ti (mas curiosamente foste dar 2 exemplos dos jogadores do Porto e devo dizer que, já que falas em jogadores, gostei do Bosingwa e que dificilmente perderá a titularidade) !

    Bem sei que estás habituado aos desaires do teu clube, mas eu não gosto de ver a minha equipa perder, quer seja o Porto, quer seja a Selecção!

    ResponderEliminar
  4. Fama,

    repara que não é uma questão de sofrer. Sei que há poucos patriotas como tu. Mas é antes uma questão de critica gratuita. E tu estás sempre de "lingua afiada" contra a Selecção (de Scolari).

    Não me recordo, das conversas que tivemos sobre a Selecção, de fazeres um único elogio que seja ao Scolari (à excepção de ser um bom líder, mas isso tb o Cavaco é).

    O Baia foi uma metáfora. Mas bem sabes que na cabeça dos portistas, existe uma relação causa/efeito Baía/Scolari. Só não vê quem não quer. E la no fundo, no fundo...ainda terás alguns resquicios deste sentimento. Ou não?

    Então como explicas, que o Seleccionar que teve melhores resultados de sempre à frente da nossa Selecção, seja tão criticado pelos portistas? Não é incongruente?

    Tu achas parcialismo o facto de eu ter falado nos jogadores do Porto (que por acaso têm quota parte de responsabilidade no desaire), eu acho parcialismo criticares Scolari, e não criticares algumas exibições de jogadores portugueses, como sejam os 2 jogadores do FCP, que estiveram pessimamente a defender. Só por isso personalizei a exibição de Portugal.

    Quanto ao último parágrafo, o teu clube já perdeu mais que o meu (vá, vem lá com os argumentos dos últimos 20 anos e do Salazar). Mas essa é que é a verdade. Quer tu queiras, quer não.

    Um saludo

    ResponderEliminar
  5. Luis,

    Com o Vitor não vale a pena, ele é compatriota mas Anti-Scolari, só não vê quem não quer!

    O Homem pode ser Campeão do Mundo mas não vale nada!

    Olhem para os outros grupos e vejam quem está a salvo.

    Qual o grupo que têm o ultimo classificado 5 pontos?

    ResponderEliminar
  6. o gajo é muito fraco

    enquanto teve os restos do mourinho,a coisa ainda foi,agora k é preciso fazer uma equipa,ta quieto,nao consegue, eles nao comem arroz com feijao,ouvem musica pimba e ja ta,somos campeoes do mundo...

    com os jogadores k portugal tem era obrigacao ganhar o grupo com margem de manobra,mas nao....deixar quaresmas e nanis no banco nao é para todos,so mesmo scolari tem essa sorte, o k ele nao tem é um avancado em condiçoes,porque postiga e n.gomes sao muito fracos.
    com simao,cristiano,nani,quaresma e porque nao deco,era so empurra-las la para dentro,como dizia o oooutro,ate com a minha barriguinha marcava

    ele é muito fraco, de bola pouco percebe...mas as contas finais o diram,pelo menos o segundo lugar devemos conseguir,espero eu...

    ResponderEliminar
  7. Água mole em pedra dura tanto bate que... não fura.
    Ok. Já vi que não vale a pena grandes explicações.

    Mas eu sou obrigado a fazer elogios a um gajo sabendo que não o acho bom treinador? Quantas vezes já te ouvi dizer bem do Jesualdo? Ele também já foi campeão.

    Por falar em incongruente, desculpa lá mas sou assim. Já o fui com o Adriaanse quando ele foi campeão. Sim, nunca critiquei tanto um treinador campeão. Como vez, é um hábito meu.

    Finalmente (e prometo que não vou responder mais), eu disse: "estás habituado". Tu estás, não o teu pai e o teu avô. Esses sim viram o slb ganhar. Tu não. Tu não viste o teu clube ganhar praticamente nada.

    ResponderEliminar
  8. Vou fazer mais uma tentativa. Desculpa lá. Se calhar o meu processador é lento.

    Que tu não o achas bom treinador já percebi há muito. O que ainda não percebi, e é isso que não me consegues explicar, é como o treinador que de longe obteve melhores resultados à frente da Selecção, pode sofrer tantos ataques de incompetência da tua parte (e genericamente dos portistas).

    Isso sim, é que eu queria que me explicasses, e até agora não conseguiste.

    O Co Adriaanse é que não é exemplo para ninguém… O anormal era não o criticares. Até os Super Dragões lhe encendiaram o carro!!!!!!

    Quanto ao Jesualdo. Nunca me ouviste falar nem bem……nem mal. Já me ouviste criticar tecnicamente o Jesualdo??? Por vezes critico a postura politica dele, agora como treinador nunca falei mal dele.

    Quanto ao “hábito”, não me parece que isso te dê mais “competência crítica” para analisares o trabalho do Scolari.

    ResponderEliminar
  9. realmente é capaz de ter razao luis,mas nunca a nossa selecao tece jogadores como agora....

    podia era ter ido para o benfica por duas vezes,ou para inglaterra tinhamos ganho mais

    com o ordenado dele,pagavamos a todos os treinadores das nossas seleçoes e ainda sobrava dinheiro,e para fazer o k ele faz, ate nos o faziamos

    ResponderEliminar
  10. Não há duvidas que o Vitor e o Bruno são as pessoas mais ilucidadas para analisar o trabalho do Scolari.

    Se não vejamos:

    Scolari em Portugal foi Vice Campeão da Europa, e 4º classificado no Mundial.

    Coisa insignificante para estes iluminados!

    Antes de Scolari:

    Europeu da Holanda-Belgica fomos eliminados nos Meias de Finais e saimos a BATER no Arbitro!

    Mundial Coreia-Japão fomos eliminados na fase de grupos e saimos a BATER no Arbitro!

    Nestas duas competições estiveram presentes o jogadores da geração de Ouro, incluido Vitor Baia, Jorge Costa, Fernando Couto e muitos outros!

    o homem é mesmo MAU, noutras palavras uma GRANDE M....!

    Bons são os outros!

    ResponderEliminar