domingo, 1 de novembro de 2009

Braga-2 Benfica-0

Grande Braga, sim senhor. Depois de ter ganho a Sporting e FCP, ganhou ontem ao Benfica com todo o mérito.

Obviamente o jogo correu-lhes de feição, quando marcaram aquele golaço de Hugo Viana aos 7 minutos, obrigando o Benfica a ir atrás do prejuízo. E táctica e psicologicamente este avanço precoce no marcador foi no meu entender decisivo para as contas finais.

O Benfica tentou carregar sobre o Braga, criando várias oportunidades de golo, mas ontem o jogo era do Braga, e com todo o mérito volto a dizê-lo.

Até nos lances polémicos, o Braga teve o árbitro do seu lado. Alguém ficaria escandalizado se o árbitro não assinalasse falta a Cardozo no lance que daria o empate, ou se assinalasse grande panalidade no lance do Saviola? Penso que não. Mas quis o árbitro do Porto, que tais lances fossem ajuízados em desfavor dos encarnados.

O lance do golo anulado então é frustrante. Diria que 90% dos golos de canto e de livre, teriam de ser anulados. E a análise do futebol purista sem contactos, que agora alguns de repente defendem é rídicula. Mas tudo bem.

Em resumo, o Braga ganhou por três razões: fez por isso e acabou por merecer, porque o Benfica quando tinha de marcar (Ramires, Di Maria, Weldon, Keirrisson) não conseguiu fazê-lo, e porque em lances polémicos o árbitro decidiu habilidosamente em desfavor dos encarnados.

Eram três pontos importantíssimos, principalmente depois do empate caseiro do FCP, mas obviamente não há campeões invencíveis. Por isso, o campeão não é aquele que não perde, mas sim aquele que quando perde se levanta mais rápido.

5 comentários:

  1. pois claro, se nao fosse o arbitro, logico que o benfica ganhava. o penalti do saviola Luis?parecia o do aimar, desmaiaram nao?

    se nao fosse o arbitro do nacional; talvez ate nem ganhassem, mas ai ate foram superirores!
    ja para nao falar naquele penalti fantastico em leiria

    a azia é do caraças, nao fiquem assim, pra semana ja dao mais 9 à naval

    o braga foi melhor, como o foi com o porto e o sporting, parabens ao domingos, quiseram fazer comparaçoes entre ele e o jesus, claramente ele ganha

    BP

    ResponderEliminar
  2. azia?!?!? o seu comentário é que me parece azedo.

    Já agora, qual é o seu clube?

    ResponderEliminar
  3. Tivemos a oportunidade de trocar impressões on-line durante jogo e repito aquilo que já te disse, mas que agora as torno públicas (sabe bem dizer isto, faz parecer as nossas opiniões importantes…): Para mim, o árbitro esteve bem. Não o podemos criticar quando decide bem. As outras 90% é que estão mal e não é esta a decisão que está mal. Aliás, esta é a opinião quase que unânime por aquilo que tive a oportunidade de ler.

    O Braga, e aqui concordo contigo, esteve muito bem e provou que este ano pode meter-se na luta. Não só porque ganho aos três grandes, mas principalmente porque está a jogar futebol de grande qualidade (tal como o Benfica).

    ResponderEliminar
  4. Tal como referi em comentário anterior, há semanas, com tantos golos marcados estão-se a acabar as bolas...
    Jogando com equipas razoavelmente preparadas, as dificuldades aparecem. Foi assim com o Marítimo, com o Guimarães, agora com o Braga... E começam a perder a cabeça quando as coisas não correm de feição. No intervalo do Nacional, foi o que foi. No final da 1ª parte do Braga pior ainda. É preciso tranquilidade, como diz o outro.
    E nem um terço do campionato decorreu...

    ResponderEliminar
  5. Fama, com todo o respeito pela tua opinião, faz-me lembrar os pais que na parada militar dizem que o filho é o único com o passo certo, e que todos os outros estão errados.

    Ou seja, em 90% dos lances iguais ou piores os árbitros não marcam, e este é que está certo. E logo contra o Benfica (coincidência do caraças).

    Volto a dizer, arbitragem muito habilidosa e muito inteligente. Teve muita classe, este árbitro.

    Até nas expulsões.

    ResponderEliminar