sexta-feira, 26 de agosto de 2005

Colunista Convidado, por José Manuel Marques


OBRIGADO CRAZY FROG: Movimento Pró Guiness


Sejamos justos, já!

Pois se não for no início do campeonato – quando será?

Começo, assim, por propor um acto de justiça. Resume-se em três palavras:

Maior ao pódio.

Quem é o «maior», já eu sei. Só que ainda não convém revelá-lo expressamente: não seria ético. O «maior» é o Benfica, pensarão uns; é o FCP, pensarão outros… Mas não, não estou a pensar em nenhum clube. Trata-se de uma entidade não só «ligada» (é o termo) ao futebol como também uma figura «major» (quer dizer, maior) do desporto-rei em Portugal.

O caso é este.
Prende-se com as declarações produzidas publicamente por um eminente representante da Liga de Clubes no momento da apresentação da Betandwin.com como novo patrocinador institucional do futebol profissional.

Juro aqui e desde já que, cá por mim, dou de barato essa história da legalidade do contrato. Primeiro porque (pobre de mim) não tenho dados nem competência para ajuizar acerca disso. Depois porque, sinceramente, se há matérias específicas do foro da justiça e dos juristas esta é evidentemente uma delas. E ele há tantos juristas no nosso futebol (às vezes até parece que há mais juristas que preparadores físicos) que certamente alguém, que não eu, há-de saber resolver o caso. Quando? Não se sabe. Como? Bom, sobre isso é que não há dúvidas: há-de ser bem com certeza o que quer dizer, em bom português, que fica tudo em «águas de bacalhau». Por isso, quanto à lisura dum contrato que se não é inteiramente ilegal é seguramente amoral (mas tem grandes hipóteses de ser ambas as coisas), quanto a isso..., passo adiante.

O que me impressionou foram mesmo as declarações. Que mente brilhante a daquele «maior» representante da Liga! Não devo revelar o nome. Dou apenas algumas pistas. Génio irrequieto, voz garganteada, ar tresmalhado, energia tipo pilhas duracell – imaginem, os meus amigos, essa figura fantástica do disco mais louco do ano, o irresistível Crazy Frog – e saberão de quem estou a falar.

Lá do alto da sua auto-suficiência e naquele tom de não-me-chateis-senão-levas, disse o Crazy Frog três coisas que particularmente me chamaram a atenção.

1º - Que o seu «bom senso» lhe permite não ter dúvidas quanto à legalidade do contrato;
2º - Que a SCML pode vir a ter problemas, mas que é que isso tem se todos os dias caem empresas no País, de têxteis e de calçado, afundadas ante a concorrência dos chineses;
3º, e último - Que, apesar de proibida no desporto a publicidade de bebidas alcoólicas, a Federação Portuguesa de Futebol tem tido o patrocínio da Sagres, logo…

Isto não é talento! Isto é inteligência em estado puro.

Quer-se dizer... (1)

Isso do «bom senso» lhe permitir não ter dúvidas é relativo.
Bem sabemos que o «bom senso» é a coisa melhor repartida do mundo. Não é verdade que cada qual - até os mais difíceis de contentar – acha sempre que não só tem o suficiente como até tem sempre mais «bom senso» que os outros? Mas que diabo! Olhando à pessoa que é; olhando ao facto de ser no seu «bom senso» que o aconselha; e, enfim, considerando que a questão da legalidade nos contratos é efectivamente uma questão de mera convicção (eu diria até, uma questão de fé!), - olhando a tudo isto…, bom, só devemos ter uma atitude: é ficar descansados. Se o Crazy Frog, no seu infalível «bom senso», diz que... É quanto basta.

Quer-se dizer...(2)

Que tem lá isso da Santa Casa vir a ter problemas? Problemas, todas as empresas têm; é a globalização…

Brilhante. Andam os mais notáveis economistas desde o século XVIII a dar voltas à mona com a conceptualização dos regimes económicos e esta mente brilhante em duas penadas arruma definitiva e radicalmente a questão! O mercado é aberto, posso fazer o que quero, ponto final.

Segundo esta tese vivaça e marialva, para a sociedade, uma empresa de têxteis ou de calçado não é diferente duma qualquer banca virtual de apelo ao vício; indústrias de fabricação de automóveis ou redes de casas de alterne, são uma e a mesma coisa!

Por este andar já podemos imaginar quem vão ser os patrocinadores do nosso futebol nos próximos anos:

Smock&Shot heroin.com
Drink&Drive drunk.com
Flirt&Fuck without «control».com
Etecetra, etecetra.
Adiante.

Quer-se dizer…(3)

A Federação tem o patrocínio duma cerveja, logo…
Notável!
Qualquer pessoa comum como nós (anjinhos) afirmaria:
- Ainda que todos violem a lei, eu hei-de cumpri-la.
Mas a mente brilhante impõe-se à nossa admiração, dizendo:
- Se aquele gajo pisou o pé da velha, que razão me impede a mim de a atropelar?

Não há palavras!

E se não há palavras, haja actos. Julgo que o brilhantismo superior destas declarações merecia um testemunho sincero, unânime e imediato do nosso reconhecimento colectivo.

Há quem diga: - Ah,… palmas para quê, é um artista português! Mas eu não concordo. Não concordo nem me conformo. Primeiro porque ele não é um artista qualquer – no futebol (e não só) ele é o «maior». Depois porque entendo que em vida, enquanto as pessoas estão de posse das suas plenas «dificuldades» mentais, isso sim - é que devem ser alvo de reconhecimento.

Por isso, tomei uma decisão. Proponho-me solicitar à organização Guiness a abertura duma nova secção. Chamar-se-á «Patacoadas», e nela serão celebrizadas, como merecem, as melhores proezas na matéria. À escala universal, pois claro!

Dirijo-me, assim, aos meus amigos bloguistas para, querendo, se pronunciarem sobre os dois pontos principais do meu propósito. Isto é, se concordam ou não, com:

A apresentação ao Guiness de uma proposta colectiva para a criação da Secção «Patacoadas»;
O lançamento imediato, a partir deste blog, dum Movimento público de âmbito nacional com o objectivo de começar já por inscrever as declarações em questão na referida Secção do Guiness.

Chamar-se-ia esse movimento (se estiverem de acordo):

«Movimento Pró Guiness – Obrigado Crazy Frog».

Eu inscrevo-me já. Sou: JMMA

4 comentários:

  1. Se o Valentim é o Crazy Frog o João Loureiro é o Sapo Cocas. :)

    Resta saber quem é a Miss Piggy...

    Eu também me inscrevo!!! Eu sou JLLM...

    ResponderEliminar
  2. Como a Odete Santos também gosta de futebol, pode ser ela a Miss Piggy!!

    ResponderEliminar
  3. Voto no Pinto da Costa para Miss Piggy.

    Tem um ar mais bonacheirão...

    ResponderEliminar
  4. Engraçada esta crónica, pois no decorrer da minha viagem matinal para o trabalho (creio que foi esta semana), sou confrontado com estas declarações (via TSF). O "Major", de facto ao tecer tais comentários lembrou-me o "regresso ao passado", ou seja, "quero, posso e mando!" - ANARQUIA TOTAL. é tipico afirmar-se (vem nos books, como se costuma dizer) - a imagem que fazem de ti, é aquela que transportamos para a empresa, ou seja, esta é a imagem do futebol portugues de há uns anos a esta parte (e do País, porventura)

    Endosso mais uma vez os parabéns a este GRANDE BENFIQUISTA, por esta brilhante crónica!

    Felgas

    ResponderEliminar