sexta-feira, 19 de agosto de 2005

Superliga 2005/2006

Boavista

Comentários: O Boavista nas últimas temporadas é sempre uma incógnita. Dificilmente fará o brilharete no ano em que foi campeão, mas tem equipa para andar nos 6 primeiros lugares da tabela. A minha grande dúvida, é a adaptação do novo treinador a um clube que não o Rio Ave.

Jogadores: O Boavista regressa ao trabalho com João Vieira Pinto integrado no plantel. O avançado estava em fim de contrato com o clube axadrezado, mas acabou por renovar por mais uma temporada, recusando alguns convites provenientes do estrangeiro, nomeadamente do Qatar. De resto o Boavista, apresenta oito reforços para a época 2005/06 - Ricardo Silva, Areias, Sandro, Cissé, Essame, Manuel José, William e Paulo Jorge. Hugo Monteiro e Paulo Gomes estão por seu turno de regresso após empréstimo.

Treinador: Carlos Brito, o novo treinador que depois do sucesso no Rio Ave enfrentará o seu grande teste competitivo. Muito provavelmente, o Boavista terá um futebol muito mais atractivo com este treinador. Se antes, Jaime Pacheco dava maior relevância a um futebol de canela até ao osso, Carlos Brito prefere um futebol de pé para pé e muito mais agradavel para quem está a assistir.



V. Guimarães

Comentários: Aqui está outra equipa que lutará por um dos lugares europeus. Embora com bastantes mexidas no plantel, parece-me que se reforçou com elementos de qualidade assumida. Se Jaime acheco conseguir entrosar bem os novos elementos, pode ser uma boa surpresa no campeonato que se avizinha. Será que vamos ter aqui um novo Braga? Aposto que sim.

Jogadores: São muitas as alterações para os lados do Vitória de Guimarães. Com um novo treinador, Jaime Pacheco, a equipa minhota apresenta muitos reforços, entre os quais se destacam os internacionais Rivas, Svard, Saganowski e Benachour. O avançado Manoel é "empréstimo" do Sporting; o brasileiro Clayton e os portugueses Mário Sérgio, Neca e Paulo Sérgio são igualmente aquisições dos vimaranenses. Entre as saídas estão os "emprestados" Alex, Silva, César Peixoto e Marco Ferreira, e também Palatsi, Paulo Turra, Djurdjevic e Romeu deixaram o clube em fim de contrato.

Treinador: Jaime Pacheco. Treinador já conhecido por todos que prefere o “bombo” em detrimento do “violino” nas equipas que orienta. Embora os reforços sejam de qualidade, com tantas movimentações Pacheco terá tarefa árdua para construir uma equipa com os objectivos de fazer jus ao 5º lugar da época passada e de disputar com mérito a Taça UEFA. A vêr vamos, se consegue mais qualquer coisa.


Braga

Comentários: O Braga aposta na continuidade, a começar pela equipa técnica liderada por Jesualdo Ferreira, não se tendo verificado grandes saídas no plantel. Depois do 4º lugar da época passada, a formação bracarense espera consolidar o seu poderio e manter o brilho também na Taça UEFA, competição que vai disputar.

Jogadores: São seis as caras novas com que o Sporting de Braga se apresenta para a época 2005/06 - Luís Filipe, Davide, Hugo Leal, Sidney, Bevacqua e Delibasic. João Tomás também continua na Cidade dos Arcebispos, depois de ter rescindido o contrato com o Bétis de Sevilha. Wender é ainda cobiçado pelo Sporting, mas os leões poderão não ter dinheiro para o contratar.

Treinador: Jesualdo Ferreira. Outro dos grandes treinadores da nossa Superliga. Muita experiência, que alia à metodologia de treino, e à motivação dos seus jogadores. Para quando treinar uma equipa grande? É verdade que já treinou o Benfica. Mas com tanta instabilidade no clube, dificilmente alguém faria melhor.



Sporting

Comentários: O principal objectivo passa pela conquista do título e, não tendo ainda lugar garantido na Liga dos Campeões, o Sporting espera lá chegar e depois fazer boa figura, à imagem do que ocorreu na Taça UEFA da época passada. Esta equipa, na minha opinião, tem os mesmos defeitos e virtudes da equipa do ano passado. Boa circulação de bola, e grande capacidade concretizadora, mas grandes debilidades defensivas a que alia a uma também grande instabilidade psicológica.

Jogadores: Em mais uma época em que a contenção é a palavra de ordem, o Sporting regressa ao trabalho com cinco caras novas - o central Tonel, o defesa-esquerdo Edson, o médio Luís Loureiro, e os avançados Deivid e Silva, que esteve emprestado ao Vit.Guimarães na época passada. Manoel, contratado neste defeso ao Moreirense, é por seu lado cedido temporariamente aos vimaranenses. E os jovens Semedo e Varela são promovidos ao plantel principal. A maioria do grupo transita da temporada passada, sendo as principais saídas Rui Jorge, Pedro Barbosa, Hugo Viana e Enakarhire.


Treinador: O que dizer de José Peseiro? Na minha opinião, não é treinador para um grande. Falta-lhe liderança.

Sem comentários:

Enviar um comentário