sexta-feira, 19 de agosto de 2005

Superliga 2005/2006

Benfica

Comentários: O Benfica começa a época com a mais valia de ter mantido practicamente a equipa que se sagrou campeã. A única exceção é o Miguel que hoie assinou pelo Valencia (8 milhões de Euros). Não fosse a mudança de treinador e diria que o benfica começava na “Pole Position” para este campeonato. Trapattoni conseguiu tirar partido dos jogadores que tinha, assentando o jogo do Benfica numa boa capacidade defensiva. Como o novo treinador prefere um futebol mais atacante, fico com a sensação que lhe poderão faltar uma ou duas peças (neste momento) para que o puzzle fique composto. Assim, o sucesso da equipa dependerá da forma como as mesmas peças desempenharão o novo papel.

Jogadores: Como já disse, o Benfica conseguiu manter quase a totalidade dos “heróis” que levaram a equipa encarnada ao título após longos anos de jejum. Soube-se hoje que Miguel chegou a acordo com o Valencia. Como noticia de última hora, soube-se igualmente que Alex também deixará o clube da luz rumo ao Wolfsburgo da Alemanha. Assim, em apenas um dia, o Benfica fica com menos dois laterais direitos (será que estão a juntar dinheirinho para poder comprar alguém?). Por outro lado, a equipa Lisboeta tentou comprar jogadores para posições que aparentemente estavam mais carenciadas. Na defesa, o internacional Brasileiro Anderson (ex Corinthias) veio reforçar o zona central e depois da saída de Fyssas, o Benfica foi buscar o defesa esquerdo Leo ao Santos. Parece-me que ficará a faltar um lateral direito (a não ser que o Ricardo Rocha seja o tapa buracos da defesa).
O meio campo foi reforçado com o Russo Karyaka e com a revelação da pré-temporada, Beto. Este último promete, se levarmos em linha de conta os jogos que o Benfica já realizou até ao momento.

No ataque, não houve reforços a não ser a promoção do miúdo Hélio Roque. Tal como também já disse, julgo que o Benfica precisará de mais dois jogadores acima da média. Um para o meio campo ofensivo e outro matador, pois para mim, o Benfica não tem nenhum. Nem Mantorras, nem Nuno Gomes são “Jardeis”.

Treinador: Ronald Koeman. Treinador jovem que já tem no seu curriculum dois campeonatos Holandeses, uma Taça da Holanda e uma Supertaça do mesmo País. Estou curioso para saber como é que o treinador holandês irá conseguir encaixar as peças que tem, de maneira a conseguir colocar a equipa a jogar o futebol que ele quer.

Vítor Peliteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário