terça-feira, 23 de agosto de 2005

Comentário à 1ª Jornada


Finalmente, o tiro de partida foi dado. Na jornada inaugural, destaque para o empate cedido pelo campeão nacional, que assim vê os seus rivais ganharem vantagem logo na primeira jornada. Embora as vitórias de Sporting e Porto tenham sido sofridas, o que é certo é que ganharam e o Benfica não.
Destaque ainda para a equipa da Figueira da Foz (estreante na Liga) que foi ganhar ao terreno do Guimarães por duas bolas a zero, começando assim, o campeonato da melhor maneira.


Sporting: 2 -Belenenses: 1

O derbi Lisboeta abriu a Liga Betandwin 2005/2006. Tal como o previsto, não foi fácil ao Sporting levar de vencida a equipa de Belém. O Sporting voltou a ter momentos de bom futebol com especial relevância para o jovem Moutinho. A equipa de Alvalade abriu o marcador com um golaço do Rogério. O Belenenses empatou com meio golo a pertencer a Pinheiro e o outro a pertencer ao Ricardo. O guarda redes leonino, depois de terminar a época em grande, inicia esta com um peru que tinha asas, penas e tudo o que de direito. Só mesmo Scolari continua a gostar deste guarda redes (que de guarda não tem nada!). No entanto, o Sporting conseguiu reagir de imediato e passados cinco minutos marcou o golo da vitória por intermédio de Deivid. Em suma, o Sporting acabou por vencer justamente apesar da boa réplica evidenciada pelo Belenenses.

Boavista: 0 - Setúbal: 0

Contra as minhas previsões, o Setúbal conseguiu arrancar um ponto no difícil estádio do Bessa. O Setúbal teve mesmo boas hipóteses para marcar, mas William mostrou-se intransponível.

Académica: 0 - Benfica: 0

Tinha dito que o jogo não ía ser fácil para os encarnados. De facto, o Benfica teve muitas dificuldades em explanar o seu futebol de ataque. Esta dificuldade deveu-se, principalmente a dois factores: A falta de soluções no sector mais avançado da equipa e a boa organização da equipa dos estudantes. A Académica mostrou que pode fazer um campeonato muito tranquilo esta época. Por ser lado, o Benfica ainda enviou uma bola à trave de Pedro Roma, depois de um bom cabeceamento do Geovanni. Uma nota negativa para a expulsão do João Pereira que poderá falhar o jogo do Sporting. Isto porque depois de ter visto o segundo amarelo, virou-se para o árbitro e provavelmente disse tudo menos convida-lo para jantar.

Gil Vicente: 1 - Marítimo: 0

Bom começo de temporada para os Gilistas. A equipa de Barcelos poderá ter ganho uma motivação extra para a visita que irá fazer na próxima jornada à Luz. O golo do Gil foi marcado por intermédio de Gregory. O Francês finalizou uma jogada de laboratório que começou na marcação de um livre indirecto. A equipa que viajou do Funchal confirmou as dificuldades por nós adiantadas na Sexta Feira passada.

Penafiel: 0 - Rio Ave: 2

António Sousa começou em grande este seu regresso à primeira Liga. Venceu por dois a zero beneficiando de um bom poder de concretização. Os golos foram apontados por Cleiton e por Milhazes, este na marcação de uma grande penalidade. A equipa de Luis Castro acumulou alguns erros defensivos, o que acabou por ser fatal às suas aspirações.

Paços de Ferreia: 0 - Nacional: 1

Já o tinha dito. O Nacional arranca para este campeonato com uma boa equipa, treinada por um excelente treinador. Manuel Machado provou mais uma vez que sabe o que anda a fazer. A equipa da Madeira não veio ao norte para ver móveis. Veio mesmo para ganhar. E conseguiu, pois foi mais calculista e matreira. Não dispôs de grandes oportunidades, mas as suficientes para ganhar. O golo foi marcado por André Pinto aos 53 minutos. Tenho pena do José Mota. O Paços fez tudo o que foi possível para que o resultado fosse outro, mas o esforço evidenciou-se infrutífero.

F.C. Porto: 1 - Estrela da Amadora: 0

Saí do estádio do Dragão (praticamente cheio - 48.200 pessoas) com sensações antagónicas. Isto é, se por lado satisfeito pela vitória, por outro algo preocupado com a exibição na sua globalidade. Se é verdade que a vitória foi muito importante para ganhar alento para a restante época, mas não é menos verdade que o jogo teve algumas semelhanças com o passado recente. O FCP apenas conseguiu jogar à Adriaanse a espaços. O que em abono da verdade, é pouco para uma equipa como a do FCP. Para a história do jogo, fica o golo marcado por Ricardo Costa aos 57 minutos. No Estrela, gostei muito do Manu. Considero a sua exibição de "Manu"mental!

V. Guimarães: 0 - Naval: 2

Eis a grande surpresa da ronda inaugural. A equipa de Cajuda foi a Guimarães fazer uma gracinha. O Vitória, embora tendo quase sempre o controlo de jogo, não conseguiu concretizar. A Naval, por intermédio de Bruno Fogaça marcou aos 63 minutos. E que golo!! Fogaça lembrou-se de tirar da cartola um míssil, que só parou nas redes adversárias. Nem o Afonso Henriques no seu castelo conseguiria parar tal petardo!! Lito finalizou a contagem aos 74 minutos. De referir apenas que a Naval terminou o jogo com 8 jogadores.

Leiria: 0 - Braga: 1

Para finalizar a jornada, o Braga foi a Leiria sacar uma vitória muito prometedora. Só tive a oportunidade de ver a segunda parte e posso dizer que fiquei com água na boca para ver os próximos jogos do Braga. A equipa de Jesualdo Ferreira joga um futebol muito atractivo sem deixar de ser objectivo (será que o Braga conseguirá morder os calcanhares aos grandes?). O golo do Braga foi marcado logo a abrir o jogo (8 minutos) por intermédio de Césinha. Quanto ao Leiria, confirmou o que já tinhamos dito. Uma equipa que joga muito com o coração, mas que não tem arte nem engenho para fazer mais.

1 comentário:

  1. O Belenenses perdeu uma oportunidade unica, vencer uma equipa com o Ricardo na baliza!

    ResponderEliminar