quarta-feira, 17 de agosto de 2005

Superliga 2005/2006


V. Setúbal







Comentários: O Vitória de Setúbal passa por grandes dificuldades finaceiras. Não é à toa que apresenta um dos orçamentos mais baixo da superliga. Até o treinador será mais barato que a média verificada na superliga. Assim, este rigor orçamental implicou directamente a qualidade da equipa. A turma do sado, depois de ter vencido a Taça de Portugal pela terceira vez, passará certamente por muitas dificuldades este ano.

Jogadores: Houveram várias saídas importantes no último defeso: Jorginho (FCP), Hugo Alcântara (Académica), Manuel José (Boavista), Meyong (Belenenses), Sandro (Vestel Manisaspor, via FCP). Em suma, "apenas" cinco titulares deixaram o clube de Setúbal (para não falar dos dois treinadores que tiveram no ano passado). Quanto a entradas, e atendendo ao pressuposto que referi inicialmente, o Setúbal não se reforçou com grandes nomes da praça. No entanto e depois de ter visto o jogo frente ao benfica, gostei do reforço oriundo do Leiria, Sougou.

Treinador: Norton de Matos. Mais um treinador que não me inspira grande confiança. Até agora, só treinou equipas de segundo plano (Barreirense, Espinho e Salgueiros) e sem grande sucesso. Poderá não querer dizer nada, mas não aposto muito neste treinador. Vamos ver se dura até ao Natal...


Belenenses







Comentários: Eis a minha grande aposta para este campeonato. Grande treinador, grandes jogadores. A ver vamos, mas a confirmar o inicio desta época, teremos Belém para grande satisfação do amigo Fernando Campos.

Jogadores: A meu ver, uma das equipas que se reforçou melhor este ano. Entradas que se poderão revelar de grande importância, tais como Djurdjevic (ex Guimarães), Pinheiro (ex Estoril), Fábio Januário (ex Gil Vicente), Silas (ex Marítimo), Romeu (ex Guimarães) e Meyong (ex Setúbal). Quanto a saídas, destaque para Lourenço (Leiria) e Neca (Guimarães).

Treinador: Carlos Carvalhal. treinador que muito aprecio e na minha modesta opinião, mais cedo ou mais tarde cairá no FCP. Para que o elogio seja completo, cito Mourinho: "Se eu fosse presidente de algum clube, contrataria o Carlos Carvalhal".


Rio Ave:







Comentários: Com novo treinador, mas a estrutura é praticamente a mesma. Logo, a equipa de Vila do Conde terá, muito provavelmente, uma temporada descansada. A não ser que passe um Tsunami por aqueles lados...

Jogadores: Como já disse, o Rio Ave conseguiu mantar praticamente toda a equipa. Dos habituais titulares da época passada, apenas Miguelito se mudou para a Madeira, mais concretamente para o Nacional. Quanto a entradas, destaco o regresso do André Vilas Boas (jogador contratado pelo Mourinho quando este ainda estava no Porto) e o grande craque chamado Chidi (de apenas 21 anos). Este jogador, oriundo do F.C. de Famalicão foi uma peça importantíssima na caminhada triunfal do clube Famalicense rumo à II divisão B.

Treinador: António Sousa. Jogador emblemático do FCP que está, a meu ver, a dar os passos certos na sua carreira como técnico. Depois de ter feito um trabalho brilhante no Beira Mar, ingressa num clube que tem as condições necessárias para continuar o seu crescimento profissional de uma forma sustentada.


Marítimo







Comentários: A equipa da Madeira aposta forte nesta época. Pelo menos é o que diz o seu presidente, Carlos Pereira. Equipa fortemente apoiada pelo governo regional da Madeira, não terá grandes desculpas em caso de insucesso. Olhando para o seu plantel, não vejo uvas suficientes que antevejam uma grande colheita. Por isso, e como aposta pessoal, digo que não conseguirão atingir a Europa.

Jogadores: A apoiar aquilo que disse em cima, verifica-se que da defesa apenas sobrou o Van der Gaag (por sinal, excelente jogador). Saíram: Luis Filipe (Braga, que jogou a defesa direito), Tonel (Sporting) e Eusébio (dispensado). Quanto ao meio campo, pouco mais sobrou. Saíram: Chainho (Nacional), Silas (Belenenses) e Alan (FCP). Na frente, Pena também abandonou o barco. Vá lá, ficou o Manduca. Relativamente às entradas, e foram muitas de muitas nacionalidades, destaco os Portugueses Nuno Morais e Filipe Oliveira, ambos oriundos do todo poderoso Chelsea.

Treinador: Juca. Este treinador de 50 anos nunca treinou equipas de nomeada. Antes de ingressar no Marítimo a meio da época passada, Juca apenas tinha treinado os escalões jovens e alguns clubes mais pequenos da ilha da Madeira, nomeadamente o São Vicente e a AD Camacha.

1 comentário:

  1. Sim senhor. Um trabalho exaustivo. Isto promete...

    PS - A Académica este ano vai à Europa!

    ResponderEliminar