terça-feira, 16 de agosto de 2005

Superliga 2005/2006

E. Amadora







Comentários: O Estrela da Amadora regressa à superliga, depois do terceiro lugar alcançado no ano passado na Liga de Honra, com 60 pontos.
É a equipa que mais mexidas teve, ao contratar 17 caras novas. Fico com grandes dúvidas quanto ao sucesso desta equipa, pois o excesso de alterações, normalmente, dá mau resultado. Que o diga o FCP da época passada.
Jogadores: Tal como já disse, o Estrela contratou 17 novos jogadores. Especial atenção às entradas de Bruno Vale (internacional Português), Amoreirinha e Paulo Machado (promessa do FCP).
Quanto a saídas, destaque para Veiga. O guarda redes titular da época passada e que em muito contribuiu para a subida de divisão do clube da reboleira. Quim Berto deixa igualmente o Estrela depois de uma época muito positiva.
Treinador: Estreia absoluta na superliga para o treinador da equipa: Toni. Curiosamente, Toni começou a sua aventura como treinador na Naval (uns dos rivais do ano passado). Foi despedido, ingressando depois no estrela. É um dos treinadores que assenta o seu sucesso, no trabalho árduo e humilde.
Naval
Comentários: A equipa da Figueira da Foz estreia-se na primeira divisão nacional (ainda gosto de a chamar assim). Tem a dificil tarefa de conseguir a manutenção, pois vai muito provavelmente padecer da inexperiência por estas andanças. E não me refiro só aos jogadores. Toda a estrura de uma equipa é importante para segurar e controlar a ansiedade que uma situação destas provoca. Caso todo o staff da naval consiga superar esta prova, terá algumas hipóteses. Se não, será a morte do artista.
Jogadores: A equipa da Figueira tentou manter grande parte dos jogadores da época passada e contratar outros com experiência na Superliga.
A contratação mais sonante será a do Bessa (ex Guimarães). Lateral direito, que muito aprecio e com muita experiência depois das 4 temporadas ao serviço do Guimarães.
Outras aquisições que despertam interesse: Gilmar (ex Varzim), Saulo (ex Rio Ave) e Lito (ex Moreirense).
Treinador: Manuel Cajuda. Treinador que dispensa apresentações. Com um curriculum muito vasto onde se destacam dois 4º lugar ao serviço do Braga e um 5º ao serviço do Leiria. É um técnico, que na minha opinião, deveria ter uma oportunidade para treinar um dos grandes.
P. Ferreira


Comentários: O Paços de Ferreira regressa ao convívio dos grandes depois de se sagrar campeão nacional da Liga de Honra. Aguardo este regresso com muita expectativa, pois já nos habituou a bons jogos de futebol em anos anteriores. Não se limita a defender e procura a sua sorte mesmo nos jogos com os grandes.

Jogadores: A equipa Pacense terá que procurar superar duas saídas que renderam na época passada 28 golos. São eles o Rincón e o Júnior Bahia, que regressam ao Maritimo. Quanto a entradas, não se notam grandes nomes, mas o seu treinador já nos habituou a fazer boas equipas sem recorrer a nomes sonantes.

Treinador: José Mota. Depois de uma fugaz passagem pelos Açores, regressou ao Paços, levando o clube novamente à primeira divisão. Já mencionei algumas das mais valias deste técnico. Enalteço duas caracteristicas que fazem com que simpatize bastante com este técnico: Grande humildade e forte capacidade de trabalho.

União de Leiria

Comentários: Uma das decepções da época passada. Talvez por isso, Vitor Pontes tenha deixado a cidade do Liz. Embora seja um clube recente (apenas foi fundado em 1966), a União de Leiria já tem alguns créditos firmados na superliga. Já conseguiu, por duas vezes, um honroso 5º lugar (com Manuel Cajuda e com Manuel José). Tendo em conta o inicio de temporada, espera-se um ano muito dificil para o clube Leiriense.

Jogadores: O leiria sofreu uma perda bastante considerável: Helton. O guarda redes transferiu-se para o FCP e desfalcou de que maneira a equipa. Quanto a entradas, destaque para o regresso de Maciel e para o reforço oriundo do Sporting, Lourenço.

Treinador: José Gomes. Eis um treinador que como se diz, "não me cheira". Está pela segunda vez na Superliga, depois do insucesso que teve à frente do Paços de Ferreira. De facto, é um treinador em quem não deposito nenhuma esperança. Arrisco mesmo ao dizer que ficará por Leiria até à 10 jornada. A ver vamos se tenho ou não razão.

Sem comentários:

Enviar um comentário