quinta-feira, 4 de agosto de 2005

Tecnologia no Futebol?, por Rui Nunes


Antes demais quero agradecer o convite que me fizeram para ser o colunista desta semana.
É com grande entusiasmo que escrevo para o Foot Bicancas.

Gostava de falar sobre uma coisa que me intriga há já algum tempo e que não é mais do que a "resistência" existente das entidades do futebol mundial à utilização da Tecnologia ao serviço do Desporto Rei.


Será que haveria realmente vantagens em dar a possibilidade ao juiz da partida (ou o 4º árbrito) de visionar imagens de um suposto lance polémico, para o auxiliar melhor na decisão, acabando de uma vez por todas com mais de 80% das polémicas?

Ouve-se tantas vezes frases do tipo: "O árbitro é humano e tem direito a errar!", "Se o árbrito não marcou é porque não é!"... entre outras!

Ora vejamos os lances em que seria vantajoso serem utilizadas:
- Lances de agressões;
- Simulações de faltas dentro da área;
- Lances em que não há a certeza que a bola entrou na baliza.


No entanto teriamos, a meu ver, apenas uma (apesar de grande) desvantagem:
- Paragens de jogo para rever lances (o que não seria muito bom para quem aprecia o futebol corrido). É óbvio que as imagens só seriam utilizadas em caso de dúvida para evitar interromper o jogo desnecessariamente, mas mesmo assim a quebra do fio de jogo seria enorme.


Sinceramente sinto-me dividido relativamente a esta possivel alteração, pois na minha opinião o futebol devia ser simples, pois quanto mais simples, mais bonito é de se ver. Por isso, para quê complicar uma coisa que se quer simples?

Por outro lado, hoje em dia alimentam-se muito as polémicas e a verdade é que este cativante desporto tornou-se cada vez mais complexo e se calhar também menos bonito.
Por essa razão, se calhar uma medida destas não seria assim tão extrema.
Será por interesses de gente influente no futebol que isto não anda para a frente?

Lembro-me de se falar muito nisto, após aquele célebre golo do SLB na Luz contra o FCP, que entrou mas não foi assinalado. Uns dizem que entrou, outros dizem que não mas... será que o árbrito, neste caso tomaria outra decisão se tivesse ao seu dispor imagens do lance?

Fica lançada a questão...

2 comentários:

  1. A única prova que vi (não discutindo a veracidade da mesma), mostrou que a bola não entrou!

    ResponderEliminar
  2. Contributos para a verdade devem sempre ser bem vindos. Desde que irrefutáveis e céleres.

    ResponderEliminar