quinta-feira, 18 de agosto de 2005

Superliga 2005/2006


Académica

Comentários: Tenho alguma curiosidade em saber se esta equipa vai continuar com o élan da 2ª volta da época passada. Na minha opinião, a Académica este ano tem todas as condições para andar na 1ª metade da tabela. Senão vejamos: manteve o excelente treinador, fez boas aquisições, como se pode comprovar em baixo, e manteve praticamente a estrutura da época passada, que terminou a época em grande.

Jogadores: A Académica parte para a época 2005/2006 com seis caras novas. Os defesas Hugo Alcântara e Ezequías, os médios Filipe Teixeira e Zada, o extremo-esquerdo Fernando e o avançado Gelson são reforços. Entre as saídas as principais perdas são o central José António, o lateral Tixier, o avançado Dário e o médio Hugo Leal. Independentemente destas mudanças, e depois de um bom fim de época ao leme de Nelo Vingada, os "estudantes" esperam, para variar, ter uma época mais tranquila longe dos lugares de despromoção.

Treinador: Na minha opnião, um dos melhores treinadores da Superliga. O ano passado quando pegou nesta equipa, a Académica tinha o destino praticamente traçado. Foi o grande obreiro da manutenção.



Gil Vicente

Comentários: O Gil Vicente apresenta-se para o início da pré-época 2005/2006 com 17 jogadores da época passada e ainda a mesma equipa técnica. Na minha opinião esta é uma das equipas mais fraquinhas da Superliga. Não lhe auguro grande sucesso na época que se avizinha. Não desceu de divisão a época passada por muito pouco. Muito dificilmente escapará este ano.

Jogadores: Quanto a reforços há ao todo 10 e para todos os sectores - os guarda-redes Jorge Baptista e Vítor (regressa após empréstimo); os defesas Williams e João Pedro; os médios Robélio, Gouveia e Elias; e os avançados Leandro Netto, Gil e Rodolfo Lima.

Destaque para as saídas de Paulo Alves, que terminou a carreira, e por curiosidade, para os conhecidos Ednilson (ex-Benfica, ex-Roma), Paulo Costa (ex-Sporting) e Rui Baião (ex-Benfica, ex-FC Porto).

Treinador: Ulisses Morais terá a seu cargo o trabalho de garantir a manutenção. Simpatizo com este treinador. Não é arrogante, e parece-me ser uma pessoa humilde. Nunca percebi muito bem a sua saída do Estoril, depois de o ter feito subir à Superliga com estrondoso sucesso, e após ter realizado toda a pré-época. Pareceram-me na altura, razões de ordem política. Será que os dirigentes do Estoril, a esta hora não estarão arrependidos?


Nacional


Comentários: Boas contratações tanto de jogadoes, como de treinador. De ano para ano esta equipa tem reforçado a sua qualidade de jogo. Na minha opinião tem condições para lutar por um lugar europeu. Tem dos estádios mais temidos pelas equipas adversárias.


Jogadores:A equipa foi reforçada com o guarda-redes Diego Benaglio, os defesas Luizinho, Ricardo Fernandes e Miguelito, os médios Luís Manuel, Chaínho e Genalvo, os avançados Leandro Salino, Alex Terra, Pateiro e Chilikov. Geufer está por seu lado de regresso após um ano de empréstimo. Como principal perda destaca-se Adriano, o goleador da equipa, apesar de ter tido uma última época apagada.

Treinador: O Nacional tem um novo treinador: Manuel Machado, que na temporada transacta levou o Vitória de Guimarães a um lugar europeu. Não simpatizo com o Manuel Machado. Acho-o arrogante e mal educado. De qualquer forma, não me parece mau treinador. Não há-de ser por ele, que o Nacional não irá atingir os objectivos propostos.


Penafiel

Comentários: O Penafiel apresenta-se ao trabalho para a época 2005/06 com um dos orçamentos mais baixos da Superliga e a mesma equipa técnica liderada por Luís Castro. À imagem da época anterior, as contratações abundam, até porque a equipa perdeu algumas das peças-chave da formação da época anterior. Do rendimento das novas aquisições, depende a manutenção da Superliga. O ano passado despontou N’Doye (que se mantém). Será que iremos ter mais alguma revelação? Um dos pontos fortes desta equipa é o seu presidente, António Oliveira. Uma velha raposa que sabe muito de futebol.

Jogadores: Saíram, entre outros, Wesley, Sidney, Clayton, Edgar Marcelino e Nuno Santos. Reforços confirmados são 12 - os guarda-redes Vinícius e Carlos Germano; os defesas Pedro Araújo e Sérgio Lomba; os médios Guillaume Boronad, Orahovac, Jacques e Jorginho; e os avançados Diallo Mallo, Cristóvão, Zé Rui (emprestado pelo Benfica) e Barrionuevo.

Treinador: Também não gosto deste treinador. Acho-o mesmo muito fraquinho. Ou ele tem muito azar, ou então faz descer todas as equipas por onde passa. Só na época passada foram duas: Beira Mar e Moreirense. Será que irá fazer o memo ao Penafiel?

Sem comentários:

Enviar um comentário