quinta-feira, 16 de julho de 2009

Follow the leader

A obcessão dos últimos anos do FCP, em desviar jogadores que supostamente estariam na rota da Luz, só me faz lembrar uma música:


"Follow the leader,
leader, leader,
Follow the leader..."

É o chamado comportamento de novo rico.

Pinto da Costa, com esta estratégia (lícita obviamente) denuncia claramente que ainda é um "follower", alicerçada apenas e só pelo dinheiro, e alimentada pela ambição de querer alcançar o maior clube português.

7 comentários:

  1. :)
    leader de quê?

    É certo que ainda nos faltam 7 campeonatos para vos igualar nos campeonatos nacionais (não quero mentir, mas quase que apostava que o Porto tem, no seu somatório de títulos, mais competições ganhas do que o Benfica), mas não me venhas com lições estratégicas.

    Como é que um clube que tem tido históricamente, nas duas últimas décadas, melhores jogadores, pode seguir um Benfica quase depenado de títulos, jogadores, treinadores, presidentes, etc, etc.

    Finalmente, o Porto está a tentar alcançar o Benfica? Em quê? Tens que me explicar como é se estando no topo se pode alcançar algo que está em baixo...

    Mas o Post está giro pela imaginação.

    :)

    ResponderEliminar
  2. e o que é que o slb fazia quando tinha no Sousa Cintra o seu melhor "olheiro"?!?

    Assim de repente lembro-me destes três inigualáveis "craques", Mario Jorge, Hélder e Pedro Roma, que de "referenciados" em Alvalade, foram "desviados" para a luz!!

    ResponderEliminar
  3. Tocas na questão crucial. Líder de quê?

    O Benfica é líder em tudo, menos na vertente desportiva. Mas essa é apenas uma questão conjuntural. Há vários exemplos no mundo.

    Um que conheces tão bem como eu? Há quanto tempo o Flamengo não é campeão brasileiro? Em 10 brasileiros do Paraná, ao Nordeste, 7 são do Flamengo. É um clube como uma dimensão enorme, tal como o Benfica. Em contrapartida o São Paulo, que ganhou mais em 10 anos, do que qualquer outro clube sul-americano, tem uma expressão banal no universo de adeptos brasileiros.

    E é isto é que é ser maior.
    Confudes o sucesso desportivo, com dimensão do clube. Porque aquilo que vocês muitas vezes portistas menosprezam (por não terem) é o que faz do Benfica um dos maiores clubes do mundo: HISTÓRIA.

    Vocês, para além de novos ricos, são novos a ganhar. Mas isto não faz do FCP automaticamente, um clube da dimensão do Benfica. Nesse aspecto rivalizam com o Sporting.

    Por isso meu caro, líder de adeptos, líder de receitas não desportivas (as desportivas são conjunturais), líder de audiências, líder de opinião, líder de potencial. O Benfica, pode não ser actualmente o melhor clube português (desportivamente falando), mas é o MAIOR. É a maior marca portuguesa no MUNDO. É o líder incontestável.

    E vens ao meu encontro, qundo questionas "como é que um clube que tem tido históricamente, nas duas últimas décadas, melhores jogadores, pode seguir um Benfica quase depenado de títulos, jogadores, treinadores, presidentes, etc, etc.".

    A resposta está em cima. Porque é o líder. Porque não faz o Porto a mesma coisa com o Sporting, que foi nos últimos 4 anos o principal rival desportivo do FCP, com 4 segundos lugares?

    Porque o Benfica é o líder. É tão evidente.

    ResponderEliminar
  4. E só um esclarecimento. Não estou a criticar a estratégia do FCP, nem a comentar se é boa ou má.

    Se tivesse no lugar de Pinto da Costa, provavelmente faria o mesmo. Estamos numa economia de mercado.

    Apenas estou a dizer porque o faz.

    ResponderEliminar
  5. Estou maravilhado com tamanha liderança. Mas caramba, só não é lider no que interessa. Porra lá o Líder. Algo não bate certo.

    O Porto não faz isso ao Sporting porque o Sporting não contrata ninguém...É no Benfica que nasce o dinheiro e não em Alvalade.

    Só te falta dizer: Sabes porque choveu hoje em Lisboa? Porque o Benfica é líder! :)

    PS: Não tenhas tanta certeza sobra a maior Marca Portuguesa no Mundo. Não tenhas mesmo, que não é assim tão linear.

    ResponderEliminar
  6. Caros,

    Se me permitem a intromissão, eu acrescentaria que o Benfica tem história sem mácula. E só isso, meus caros, isso é muito valioso.

    Pessoalmente, não aprecio particularmente o Miguel Sousa Tavares. No entanto, quando há que lhe reconhecer razão, sou o primeiro a reconhecer-lha.

    Coloco o excerto de um dos seus textos que nos leva a duas questões:

    a) a de que, felizmente, ainda há adeptos do FCP que sabem raciocinar e que pensam por si próprios;

    b) confirma a questão do Luis, relativamente à grandeza.

    “ (…) Ele (Pinto da Costa) está sentado no banco dos réus devido à sua fatal tendência para as más companhias. O que eu, como portista, não consigo aceitar é que o presidente do meu clube receba um arbitro em casa para tomar café. Que o receba acompanhado do "empresário" António Araújo e com a D. Carolina Salgado a fazer de dona-de-casa. Primeira Dama e tudo o resto com as consequências que estão à vista. É inacreditável que, mesmo acossado pela justiça, Pinto da Costa não tenha ninguém minimamente prestigiado para apresentar como testemunha abonatória no tribunal, para além do tristíssimo juiz Conselheiro Mortágua. É lamentável que o homem que conseguiu transformar um clube de província num campeão do mundo e num motivo de orgulho para Portugal, ainda não tenha conseguido, ao fim de tantos anos, despir a capa do provincianismo e transformar-se num homem do mundo. E que tenha preferido, como qualquer cacique de província, viver rodeado de gente pequenina, que lhe satisfaz o culto pessoal e desprestigia o clube.”

    Relativamente à questão do saber raciocinar, cito novamente MST (n’A Bola):

    "Por uma vez, estou de acordo com o que Ricardo Araújo Pereira aqui escreveu: como é que, tendo facturado mais de 260 milhões de euros em vendas desde que foi campeão europeu, a SAD do FC Porto conseguiu aumentar o défice? Como é que tendo facturado 40 milhões em vendas na época passada, tendo chegado aos quartos de final da Champions, tendo registado o recorde de receitas de assistência no campeonato, conseguiu, do ano passado para este, fazer crescer o défice em mais onze milhões?
    A resposta é só uma: as contratações a granel e a folha de pagamentos de um plantel com 70 (!) profissionais. As contratações de jogadores que certamente nunca ninguém viu jogar antes, como o Benitez, ou de jogadores que valem muito pouco mas que já foram do Benfica ou consta que são pretendidos pelo Benfica – uma longa lista de “barretes” enfiados, desde o Iuran, o Kulkov e o Jankauskas, até ao Helder Postiga, recomprado ao Tottenham porque constou que o Benfica o queria ir buscar. Espero bem que a próxima bravata falhada não seja o tão anunciado Falcao. (…)”

    Assim sendo, acho que, quanto a grandezas, pequenezas, novo riquismo e afins, estamos conversados…

    ResponderEliminar
  7. a gripe da aves chegou aqui. O benfica equipa sem mácula! DEliras!

    ResponderEliminar