terça-feira, 2 de março de 2010

E esta hein?

Hoje, enquanto tomava o pequeno almoço perto do local onde trabalho, li no editorial de um jornal desportivo, um artigo muito curioso.

Este artigo, lembrava a cena de 1997, num célebre jogo Estrela da Amadora–FCP, onde Fernando Mendes agrediu um bombeiro no acesso aos balneários. Segundo se provou, o jogador do FCP mordeu a orelha do soldado da paz, qual Mike Tyson. Confesso que já não me recordava deste caso, mas quando comecei a ler fez-se luz na minha memória.

A Liga na altura, abriu um processo disciplinar ao jogador do FCP. Até agora, nada de novo.

A decisão surgiu 13 meses (!!!!!!) depois, condenando Fernando Mendes a 3 meses de suspensão, tendo por base na decisão, que o Bombeiro era efectivamente um agente desportivo. Até o artigo aplicado, foi o mesmo aplicado a Hulk.

E agora, a grande surpresa. O director executivo da Liga na altura, era Guilherme Aguiar. Aquele que todas as segundas-feiras, reclama num programa desportivo na SIC N a morosidade do processo a Hulk, e que  afirma que a definição de agente desportivo atribuído ao Steward é uma perseguição infame ao FCP.

Como dizia o saudoso Fernando Pessa, “e esta hein?”

A justiça, só é justiça quando decide a nosso favor.

5 comentários:

  1. E esteve os 13 meses sem jogar?
    O Hulk esteve 2 meses sem jogar à espera de uma decisão.

    Acho que não estamos a falar bem da mesma coisa. Mais, o próprio direito do trabalho não permite suspensões superiores a um mês.

    E esta hein?

    ResponderEliminar
  2. Pois, então tens de perguntar ao teu clube porque propôs a suspensão imediata dos jogadores após a abertura de um inquérito disciplinar.

    Se o Guilherme Aguiar fosse o Presidente Executivo da Liga, o Hulk ficava 13 meses sem jogar. Ou não...

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante!

    Está provado, como alguém dizia, que a realidade não só é muito mais incrível do que a ficção como é muito mais difícil de inventar.

    Quando eu for grande quero ser Guilherme Aguiar.

    ResponderEliminar
  4. Não são coisas comparáveis.
    O meu clube não decide nada sozinho.

    Depois, e não conhecendo o processo que levou à implementação da norma - suspensão, direi que pela lógica, só se avança para uma decisão desse calibre (suspender preventivamente) se estiverem reunidas condições e ferramentas que permitam um processo rápido e portanto, com uma célere decisão. Logo, não acredito, diria mesmo, seria impensável uma decisão tão demorada se a suspensão preventiva estivesse em vigor.

    Não queiramos comparar o incomparável e não queiramos arranjar subterfúgios virtuais.

    ResponderEliminar
  5. Tudo é comparável, à excepção do comportamento ambíguo do FCP.

    Repara:
    - a situação do Fernando Mendes decorre no acesso aos balneários, tal como a do Hulk;
    - o comportamento de Fernando Mendes é precedido de provocações por parte do Bombeiro, tal qual as provocações dos Stewards;
    - ambas as situações foram punidas com o mesmo artigo, tendo por base que o Bombeiro e os Stewards são agentes desportivos;

    Temos aqui um caso de Jurisprudência simples.

    Na situação de Fernando Mendes o FCP acata a decisão da Liga presidida por Guilherme Aguiar sem recorrer ou contestar, na situação de Hulk, aqui d’El Rei que estão a perseguir o FCP.

    Não achas incongruente? O que é que é virtual aqui?

    ResponderEliminar