segunda-feira, 22 de março de 2010

Final Taça da Liga: SLB: 3 - FCP: 0, por VP


Confesso que não estava à espera de um grande resultado, pois, por muito que me custe, o Benfica está melhor do que o Porto e principalmente porque o Porto está pior do que o Porto.

É isso, leram bem. Já não bastava o Benfica estar melhor, para ainda por cima o Porto estar bem pior do que o Porto a que estou habituado a ver. É de facto triste assistir às exibições do Porto dos últimos tempos. Para além das exibições ou falta delas, o Porto entrava para este jogo com uma frente de ataque completamente aos retalhos (para não falar na ausência do Helton). Hulk, Mariano, Farias e Varela estavam de fora. Quem sobra? O Pobre do Falcão, o sósia do Rodriguez e o super-craque Orlando Sá. Está tudo dito, sendo que não preciso de dizer muito mais para justificar a minha falta de confiança.

Não vi o jogo em directo, mas apenas em diferido. O meu Pai chegava de viagem, o que inviabilizou a visualização do jogo ao vivo. Tentei não saber do resultado antes de me sentar no sofá, mas foi impossível. Assim, quando comecei a ver o jogo já sabia que tinha levado 3 secos. Mau, muito mau. A primeira parte ainda a consegui ver do princípio ao fim, mas a segunda já não tinha costas para levar com mais chicotadas!

Sabendo do resultado, comecei a ver o jogo pensando que o Porto tinha levado um banho de bola, mas depois de a ver, cheguei à conclusão que afinal nem houve grande supremacia do Benfica a não ser na finalização (o que não é pouco). Julgo que a primeira parte foi uma fotografia do Porto dos últimos tempos: Por um lado, falta de confiança, falta da estrelinha, falta poder de fogo no ataque e descompensação psicológica dos jogadores. Por outro lado, a estrelinha e a concretização estiveram mais uma vez do lado do adversário. Os primeiros minutos foram equilibrados e a primeira oportunidade pertenceu mesmo ao FCP. A primeira vez que o Benfica remata à baliza, foi golo. E que golo, ou melhor, e que frango ou ainda se preferirem, que peru! Este peru dava para alimentar uma família de 50 pessoas, cujo peso médio das mesmas ronda os 120Kg. Acho que esta imagem dá para ter uma imagem do tamanho do Peru. Depois deste golo, o jogo continuou equilibrado, tendo o Benfica marcado novamente num livre bem marcado. Foi bem marcado, é certo, mas digo o que sempre disse em golos a esta distância: O guarda-redes tem sempre, na minha opinião, culpas no cartório. É de muito longe e ainda por cima a bola entrou no lado que supostamente devia ser do GR.

O Terceiro golo foi já um bónus para o bom momento do Benfica e um castigo para o mau do Porto. O moral da história é que o Porto mostrou mais uma vez que não tem poder de fogo no ataque, não consegue desenhar uma jogada com princípio, meio e fim e é um crime ver o Falcão perdido lá na frente. Se o plantel do Porto já é curto (em soluções de qualidade), com as lesões a coisa torna-se gritante. E é fácil perceber isto. Senão vejamos:

O Benfica, no decorrer do jogo, colocou em campo o Saviola, o Ramires e o Cardozo. O Porto colocou em campo o Fucile (aqui nem há muito a dizer, pois a sua entrada teve a ver com o amarelo do Miguel Lopes), o Valeri e o super-craque Orlando Sá. Notam as diferenças?

Como dizia o Pedroto, não se fazem omeletas sem ovos!

2 comentários:

  1. Nuno Espírito Santo há um mês atrás: "somos Porto, e vamos continuar a ganhar!"

    Daí até agora:

    Sporting-3 FCP-0
    FCP-2 Olhanense-2
    Arsenal-5 FCP-0
    Benfica-3 FCP-0, com um frango do próprio Nuno Espírito Santo.

    ResponderEliminar
  2. Só um pormenor, que ainda assim não abona muito em favor:

    Daí até agora:

    FCP 5 - Braga 1
    (...)

    Apenas um preciosismo pois, em rigor.

    ResponderEliminar