terça-feira, 5 de janeiro de 2010

As já conhecidas tácticas de Pinto da Costa

Quem me conhece sabe que a única coisa que tenho em comum com Pinto da Costa é a data de aniversário, quanto ao resto acho que ele encarna o espírito do verdadeiro Al Capone português. Posso estar errado, mas é a minha opinião. Por isso estamos apresentados.

Não podia pois deixar passar duas tiradas recentes do "Papa", que depois de muito tempo ausente dos escaparates, começou há um mês para cá, a atirar as suas já conhecidas e para mim gastas larachas, dando alguns sinais exteriores de nervosismo.


"Não sei se em Lisboa há, mas no Porto não há petróleo"

Para além da deselegância habitual, o que é que se estranha mais? A abundância de petróleo em Lisboa ou a falta de petróleo no Porto? Recordista de vendas a nível internacional, o FC Porto descobriu, nos últimos anos, mais petróleo do que os seus rivais em duas ou três décadas. Com vencimentos e prémios faraónicos, inclusive para a sua estrutura directiva, não será legítimo falar-se em petróleo derramado?


"Para o futebol português, ele [Pedroto] significou um ponto de viragem muito importante contra um sistema que estava instalado. Ficaram célebres algumas declarações dele como os "roubos de igreja" quando íamos à Luz. Infelizmente, hoje ainda são actuais. O homem deu um grito para que todo o país notasse que havia um centralismo em Portugal - que continua a ser cada vez maior - e marcou profundamente todos os que lidaram com ele"

A mesma táctica da guerra Norte-Sul que já utiliza há 20 anos, referindo-se a um suposto centralismo, como se para uma equipa de futebol a política tenha um carácter importante, e a insinuação grave de que os roubos de igreja continuam de forma concertada na Luz.

Ou seja, as mesmas tácticas de sempre, que surgem no momento exacto, em que o FCP está em terceiro lugar e a braços com uma situação disciplinar na Liga que pode influenciar o resto da época do seu clube.

Mourinho disse ao Expresso, que Pinto da Costa sabia sempre como e quando falar. E eu concordo inteiramente com ele, mas esqueceu-se de dizer que já todos lhe conhecemos as tácticas, as manhas e os objectivos.

5 comentários:

  1. Ainda tens outro ponto em comum com o Pinto da Costa: "os maiores"!

    O PC é o maior e melhor presidente de todos os tempos (quer te custe ou não) e tu és o maior detractor do PC. Como diz o Mourinho na mesma entrevista do Expresso (que tu não disseste), "o Pinto da Costa foi o melhor presidente com quem trabalhei".

    Quanto ao petróleo, ele tem razão, pois mesmo com as vendas que o Porto faz, não há pilim. Ao passo que em Lisboa, parece que há. De onde vem o dinheito? Provavelmente do petróleo. Mas também não interessa, mas ele também não disse nada em contrário.

    Arbitragem e sistema: sim, há sinal de alarme. Jogo com o FCP discutível, jogo da liga discutível e aposto que os castigos do tunel da Luz só sairam quando chegarmos ao final de Janeiro, pois nessa altura o mercado fecha. Coisas do senhor Ricardo Costa, o tal que provou aquilo que mais ninguém provou.

    Finalmente ao quanto às larachas e nervosismo, parece que não ouves o teu presidente - afinal de contas, é o presidente que anda há anos a mandar larachas para justificar o seu insucesso como presidente.

    Lembra-te: Pinto da Costa = Vitórias!
    Mai nada!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6/1/10 11:26

    Até podes ter razão em alguns pontos. Por exemplo a capacidade que PC teve para colocar o Porto no lote de grandes equipas europeis, no entato a pergunta que faço é a seguinte: Com as vendas feitas nos ultimos anos para onde foi o pilim? Ganharam a liga do campeões taça UEFA venderam varios jogadores e o pilim? Alguem anda a ganhar muito bem....

    ResponderEliminar
  3. Não há dinheiro no FCP, dizes tu? E achas normal? Não acredito.

    Queres ver que o Ricardo Costa, é que tem culpa das agressões. De uma coisa podes ter a certeza, se fosse o Guilherme Aguiar, que esteve lá 10 anos, já estava tudo resolvido, a bem do futebol portista (português, desculpa).

    Duas correcções: Ricardo Costa provou que desportivamente receber um àrbitro na véspera de um jogo é condenável. Algo para o direito civil não é crime. A justiça desportiva e criminal não têm de se sobrepor. Acho que é claro.

    Pinto da Costa = Vitórias (custo o que custar)!

    ResponderEliminar
  4. Por norma, estou de acordo com o Luís Marques nas análises que faz e que tenho lido aqui no blog.

    Não por defender a cor clubistica que defende mas por defendê-la, normalmente, com factos sustentados e isentos.

    Só um aparte antes de ir ao Pedroto e às atoardas do senhor senil e corrupto. Há três coisas que me têm divertido sobremaneira nos últimos tempos: é ouvir adeptos portistas a dizer raios e coriscos dos túneis, do David Luiz e da protecção ao Benfica por parte dos árbitros. De rir a bom rir.

    Relativamente ao petróleo, eu concordo que no Porto não o há e quanto a isso não se pode acusar do homem (?) de ser mentiroso. No Porto há outras coisas que valem muito mais que petróleo. E o dinheiro não é difícil perceber para onde vai.

    Quanto ao Pedroto, parece que se celebra brevemente mais um aniversário da sua morte. Desculpem-me os mais sensiveis mas eu não vou celebrar nada.

    Tenho muito respeito pela vida e pela morte mas há vivos e mortos que, como não se sabem dar ao respeito, não merecem ser respeitados. Se a isso juntarmos o facto de alguns desses de que falo serem, tão somente, os únicos responsáveis pelo período mais negro do futebol português, não há respeito que resista!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo6/1/10 14:19

    Meus caros,

    Não deixo de notar a total ausência de comentários ao jogo entre o Benfica e o Nacional para a Taça da Liga.

    Até podería pensar que seria falta de tempo do Luís Marques e seus colegas bloggers, mas não deve ser esse o motivo, pois entretanto têm saído diversos "posts" sobre Pinto da Costa.

    Será que alguém anda a tentar desviar as atenções???

    Hum... estranho!

    Que diferença de abordagem ao jogo, quando comparada com a que foi feita aquando dos 21-1 para o campeonato!!!

    Há que saber enfrentar a crítica... Afinal, o facciosismo também pode ser explicado, sustentado e erudito... mas não deixa de ser facciosismo... mesmo que por omissão!

    Abraço a todos.
    José Fonseca

    ResponderEliminar