sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pedido de desculpas? Vem por escrito ou verbalmente?




Depois de 30 anos sem provas, mas com evidências que entravam pelos olhos dentro, hoje já ninguém com integridade moral tem coragem de negar a corrupção de que Pinto da Costa foi protagonista activo neste período. É um ponto ultrapassado.

Percebo que seja difícil para os portistas assumirem esta situação isoladamente, sem que tentem arranjar esquemas persecutórios, ou até generalizarem este "modus operandi" a outros clubes. Percebo que seja difícil aceitar, que o clube do nosso coração, tenha ganho alguma vez sem ter o mérito desportivo. Percebo mesmo que seja difícil. É algo irracional.

Não espero por isso, que os meus amigos "portistas" venham aqui dar a mão à palmatória. Hão-de arranjar sempre um último argumento, que sirva para defender a sua "dama" (leia-se Papa).

Mas hoje é impossível negá-lo. Apenas fica por saber o que está por baixo da ponta do iceberg. Ninguém sabe, mas toda a gente desconfia.

Não quero obviamente retirar todo o mérito desportivo que o FCP teve na última década, seria pretensão a mais da minha parte. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Mas sinceramente hoje mais do que nunca não sei onde começa e termina esse mérito. E duvido que alguém possa saber, a não ser o próprio Pinto da Costa.

Este mérito confunde-se, com jogos de bastidores, pagamento de prostitutas a árbitros, adulteração de notas a árbitros, promiscuidade entre poder político e futebol, and so on, and so on.

E não vale a tese, da perseguição do Ministério Público, nem que o futebol fuciona assim para todos. Para mim, esse é um argumento escapatório. É um argumento de tábua de salvação, sem evidências e sem provas, que tantas vezes foram reclamadas pelos portistas.

Hoje, mais do que nunca está instalado um sentimento de revolta de todos os gostam de futebol, no qual eu me incluo há muito, muito tempo. Por isso, estou como o JMMA, o pedido de desculpas vem por escrito, ou apenas verbalmente?

2 comentários:

  1. As escutas do "Apito Dourado" estão aí (no youtube) em todo o seu esplendor para quem as quiser ouvir. Escolhem-se árbitros, pedem-se prostitutas, combinam-se encontros atrás da igreja, inventam-se notícias, chantagia-se a FPF, trocam-se favores, TUDO! E perante toda esta nojeira, o que é que a justiça fez? Nada. Rigorosamente nada. Limitou-se a arquivar as escutas porque estas eram ilegais. Tenham vergonha senhores magistrados!

    ResponderEliminar
  2. Que saudades de ver o Famalicão na 1ª divisão!

    ResponderEliminar