quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Há dúvidas?

Pinto da Costa pede a Valentim um sumaríssimo a Liedson, chama atrasado mental a Paulinho (roupeiro do Sporting) e ofende Bettencourt (actual Presidente do SCP):




A famosa escuta da fruta e do café com leite:



Pinto da Costa combina com Pinto de Sousa (Presidente do Conselho de Arbitragem) a nomeação de Jacinto Paixão:



António Araújo leva Augusto Duarte (árbitro que apitaria o FCP no dia seguinte) à casa de Pinto da Costa:



Dois dias antes do jogo Pinto da Costa, Duarte Gomes e António Araújo combinam encontro em casa de Pinto da Costa:




Pinto da Costa combina com jornalista (Tavares Teles) notícia falsa, como forma de pressionar e chantagear o Conselho de Disciplina:




João Loureiro, presidente do Boavista, pede ao Observador Pinto Correia, para falar com Jacinto Paixão, para que este ajude o Boavista:




João Loureiro combina com Vogal da Comissão de Arbitragem da Liga, a nomeação dos fiscais de linha:



NOTA: Nos tribunais civis não se conseguiu provar o crime de corrupção, pelo facto das escutas não terem podido servir de prova.

16 comentários:

  1. br pereira21/1/10 15:38

    là està a falta de coerencia;mas deixo aqui o artigo, que até é de a bola,se fosse o slb, até abertura de jornais tinha direito

    agora ainda gostava de que cafe gosta o colina, e outros que tais, se com leite, na sei....

    A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) considera o FC Porto o melhor clube português de sempre, num “ranking” referente ao período entre 1991 e 2009, que contabiliza os desempenhos a nível doméstico e internacional.

    Os «dragões» ficaram com o 12.º lugar (447 pontos), numa lista liderada pelo Barcelona (807), seguido do Manchester United (726). Real Madrid e Juventus partilham o último lugar do pódio com 633 pontos.

    O Benfica foi considerado o segundo melhor clube português naquele período, com 245 pontos, que dão direito ao 34.º lugar. Sporting fecha o pódio português com 81 pontos, os mesmos que os brasileiros do Fluminense e os mexicanos do América.

    Referência ainda para a presença do Boavista na lista. Os «axadrezados» quedam-se pelo 107.º posto, juntamente com Bolonha (Itália), Cienciano del Cusco (Peru), Guadalajara (México) e Karlsruher (Alemanha).

    Classificação:

    1. FC Barcelona (Espanha), 807 pontos
    2. Manchester United (Inglaterra), 726
    3. Real Madrid (Espanha), 633
    . Juventus (Itália), 633
    5. Milan (Itália), 620
    6. Inter Milão (Itália), 605
    7. Bayern Munique (Alemanha), 599
    8. Arsenal (Inglaterra), 594
    9. River Plate (Argentina), 503
    10. Chelsea (Inglaterra), 491
    (...)
    12. FC Porto (Portugal), 447
    34. Benfica (Portugal), 245
    80. Sporting (Portugal), 81
    107. Boavista (Portugal), 39 12:57 - 21-01-2010

    ResponderEliminar
  2. Não encontro conexão entre as duas coisas.

    Isto prova o quê? Que o àrbitro Duarte Gomes não foi a casa de Pinto da Costa na véspera do jogo que iria apitar.

    Que não houve pagamento de "meninas" a Jacinto Paixão?

    Que não houve pressão de Pinto da Costa junto do amigalhaço Valentim, para que houvesse sumaríssimo a Liedson?

    Que não houve adulteração de notas dos árbitros, ao livre arbitrio do senhor Presidente do FCP?

    Explique-se lá, para entendermos melhor onde quer chegar...

    ResponderEliminar
  3. afinal em vez de pedir um 'Apito Encarnado' a figurinha vai ter que pedir é que lhe retirem as ' escutas corruptas do ar' eheh

    coisas da vida.....

    ResponderEliminar
  4. Estou cansado. Imensamente cansado.

    Cansado do Homem. Sim, cansado do ser humano. Cansado do “ser português”, Cansado de vaidades, chocarrices, futilidades; cansado de egoísmos, de "vampirismos"; cansado do ego humano, em especial do ego evangélico, dos donos da verdade, dos lobos disfarçados de cordeiros; cansado dos muitos que sempre se disseram “pela justiça e com a justiça” e nada mais fizeram senão e com maior ou menor eficiência adorar o próprio ventre.

    Farto dos "heréticos" e dos "apologetas"; cansado dos "fariseus", "nazireus", "profetas" e "extravagantes"; cansado dos hipócritas, que pregam a mentira como se fosse verdade — e também dos que pregam a verdade que não vivem, e são para si mesmos mentira. Cansado desta raça humana, falida, da qual eu faço parte. E, portanto, cansado também de mim mesmo.

    Este é um desabafo, sim. Desabafo necessário e perfeitamente aceitável.

    Aceitável pela legitimidade que me assiste por durante anos e anos, ter lutado contra aquilo que infelizmente apenas hoje o “português” ter acordado. Foi preciso ter-lhe entrado pelos olhos e ouvidos dentro as escutas que envolvem toda a escumalha sobejamente conhecida para que acordasse para a realidade.

    Era legítimo poder ter algum sorriso nem que de sarcasmo fosse pelo que hoje se está a passar. Nem isso.

    Letárgico é o meu estado de alma. Triste por olhar para tanto São Tomé. Triste por durante tanto tempo me ter sentido sozinho - com algumas excepções – amigos, consócios – adeptos de alguns outros Clubes que não o Benfica – poucos, muito poucos jornalistas e ainda menos líderes de opinião - nesta demanda pela verdade desportiva, por assistir durantes anos ao bajulamento a uma personagem que em 25 anos conseguiu fazer algo que 800 anos vários outros caciques não conseguiram, dividir o meu País.

    Letárgico, porque imagino neste momento as caras e estados de almas de todos os que cirandeiam à volta da Justiça Nacional sem vontade sequer de os mandar pintar a cara de vergonha.

    E agora Lusitânia?

    Não sendo causídico e isto apesar de já ter ouvido hoje um Juiz a garantir nada haver de ilegal na divulgação das escutas do processo do Apito Dourado, estou em crer que o português apenas acordou agora tendo como dínamo um acto ilegal que foram as publicações no You Tube de tudo aquilo que já se sabia.

    E o meu Sporting a dormir no pedaço. Incrível.

    Carlos

    ResponderEliminar
  5. br pereira21/1/10 19:08

    nao tem conexao, apenas estou a falar em coerencia

    aquilo que quis perguntar, é qual seria a forma de PC para comprar os colinas e coisas do genero, nao me viu a defende-lo em relaçao as escutas.

    mas mais do que tudo isto, apenas quis dizer que o porto é a melhor equipa na europa portuguesa, depois de 1991

    mas isso nao interessa, apenas que o jacinto paixao comeu café com leite

    luis jà agora, o porto passou aos quartos na taça, num jogo fraquinho do fcp e depois de muitos penaltis, la conseguimos, e o benfica? joga quando?

    ResponderEliminar
  6. O jogo do FCP foi fraquinho? Não vi. Mas pelo que dizem por aí, acho que não foi só o de ontem.

    Continuo a não perceber o que é que o Colina e a as estatísticas têm a ver com as escutas, mas pronto, o problema deve ser meu.

    ResponderEliminar
  7. 1.
    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, fez saber que vai avançar com uma queixa crime no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto. Quero dizer aqui com toda a franqueza: acho que está no seu pleno direito. E digo mais: se Portugal fosse um Estado de Direito a funcionar direito, eu próprio estaria solidário com essa queixa.

    O pior é que o Estado de Direito (a funcionar torto) que agora permite ou promove a divulgação ilegal das escutas, não é outro senão o mesmo que no meio de chicanas e arranjismos conduziu o processo ao branqueamento incredível. A quem convinha, dizia que este Estado sim, era justo e confiável, e a absolvição era o selo d'água na brancura imaculada dos arguidos. Sempre desconfiei. Mas hoje tenho a prova dos factos.

    E a prova da palavra: «Infelizmente em Portugal existe segredo de Justiça para dar cobertura à incompetência e à negligência de alguns magistrados e investigadores», palavras, hoje, de Marinho Pinto, Bastonário dos Advogados. É óbvio que se o Estado é incompetente e desrespeita o Direito no que se refere à guarda das escutas, por que carga d'água havemos de o considerar competente e cumpridor dos Direito na investigação dos factos e na produção da sentença, sim, por que carga d'água?

    2.
    Mesmo assim, ao tomar conhecimento das escutas aqui reproduzidas, o que mais me preocupa é a possibilidade de a trafulhice (não importa quem) continuar. Se o Apito Dourado não contribuiu para obrigar a corrupção, pelo menos, a voltar à estaca zero, e para mais sabendo que não foi feita justiça, então o processo não serviu para mais nada senão para encher páginas de jornais, que como sabemos é o fim menos nobre para que alguma coisa pode servir.

    3.
    Portanto, se a Justiça que temos é como se vê, resta-me a questão mais profunda de todas. Sim, eu tenho, em relação a todo este processo uma questão profunda. «A questão». E essa é a seguinte:

    (Repito o que já disse uma vez aqui neste blogue)

    Como me vão pedir desculpa, a mim, por esses anos todos, de bandeira e cachecol, a ouvir a corneta vitoriosa das Antas - vão pedir-me desculpa por escrito ou apena verbalmente?

    ResponderEliminar
  8. Engraçado.

    Quando julgávamos que o corrupto viria desmentir, definitivamente, o conteúdo das escutas, eis que o homem apresenta... queixa-crime!

    O criminoso apresenta queixa-crime. Digam lá que não é o cúmulo da caricatura?

    Como cantaria Jorge Palma: "Portugal, Portugal... de que é que tu estás à espera?"

    ResponderEliminar
  9. Ao JMMA: em tempos já usei esta resposta: peço desculpa, quando me pedir a mim por todos os anos (que agora parece estar a voltar) onde estas inflências foram exercidas por outros lados.

    Mas afinal o Liedson teve o sumaríssimo ou não?

    ResponderEliminar
  10. Não tenho tido grande tempo para o blog, mas no fim de semana vou tentar mandar uns bitaites (embora o tenha dito que não o faria mais) sobre isto. Como diz o outro, vou tentar esmiuçar a coisa, pois neste momento ainda não ouvi as novelas todas.

    ResponderEliminar
  11. Vitor, isso é, de tudo, ainda o que mais preocupa. Está dito no ponto 2. É que a trafulhice continue, qualquer que seja a cor.

    Mas dá ideia (não sei se estou certo; oxalá não esteja) de que o Vitor só se preocupa quando o Porto é prejudicado. Diga-me que não tenho razão e ficarei contente.

    ResponderEliminar
  12. Meus amigos.

    O caso "Apito Dourado" para mim sempre foi algo longínquo!
    Sempre me senti assim sobre isto porque o meu clube (SCP) não apareceu envolvido, e porque sempre achei haver muito "show-off" num caso que, confesso, pensei que estava a ser demasiadamente explorado!

    A publicação e o conteúdo das escutas foi para mim uma surpresa tremenda!!!

    Em primeiro porque sempre (HONESTAMENTE) pensei que, a existirem, o seu conteúdo seria de outro tipo. Sempre pensei que a corrupção seria menos evidente, mais subtil, enfim... mais circunstancial! Não tão prosaica e grosseira!

    Em segundo lugar porque ninguém as desmentiu! Pelo contrário, temos a prova inequívoca de que são verdadeiras porque o nosso PGR já designou uma equipa (que vai gastar mais uns trocos do nosso bolso) para investigar como, e por quem, foram publicadas!!

    Portanto, posto isto, afirmo:

    CONFESSO que me sinto ultrajado e envergonhado com tudo isto!

    CONFESSO que todos aqueles que assobiam para o lado e fingem que nada disto se está a passar me desiludem!

    CONFESSO que estou realmente preocupado com a justiça que me deveria defender! Não directamente por este caso, que envolve alguns energúmenos corruptos de clubes desportivos, mas porque se o sistema judiciário, tal como está implementado, os iliba, não me irá certamente defender.... pois tem as prioridades invertidas!!! Estou agora crente que, quem as definiu, sabia exactamente o que estava a fazer!

    CONFESSO que não entendo porque é que os dirigentes do meu clube (SCP) têm assistido, e continuam a assistir, impávidos e serenos a tudo isto... tal como assistem a cenas de pugilato no balneário!!

    CONFESSO que (e perdoem-me os meus amigos adeptos do FCP) que não consigo olhar para o 12º lugar do FCP no futebol mundial e ter orgulho no facto, muito menos por ser um clube Português... não consigo porque tudo me mete nojo!

    Não sei se compraram "Colinas" ou outros árbitros internacionais! Sei que tiveram acesso às oportunidades de brilhar na Europa do Futebol de forma ilícita! Sei que afinal todos o sabiam (e ouviam!), mas que não puderam (ou não quiseram!) evitar, e agora condenar!

    Por esse motivo, não tive a oportunidade de ver o meu SCP a jogar mais vezes ao mais alto nível na Europa durante mais de 20 anos (outros dirão o mesmo), para poder ir recebendo algum dinheiro extra para fazer equipas e negócios que agora tanta falta nos faziam!

    Está tudo errado! Foi sempre concorrência desleal!

    Mas agora quem me devolve as unhas roídas, o dinheiro dos bilhetes, das castanhas e das bifanas que fui gastando ao longo deste tempo com o futebol, quando sofria por uma vitória que alguém já tinha decidido que não iria acontecer??!!

    Será que mais ninguém se sente revoltado com isto? Será que serão todos estes que vão continuar a aparecer nas nossas televisões, com cara-de-pau a apelar à união dos adeptos e a falar de arbitragens?

    Confesso que estou confuso, e que nunca pensei vir a assistir a tudo isto!

    Não me interessa que se as provas podem ou não ser utilizadas! Interessa-me que existem!!

    Deixo um cenário de reflexão a todos aqueles que descansam sobre a decisão da nossa Justiça, que ilibou todos estes energúmenos:

    Imaginem que a vossa casa é assaltada.

    Imaginem que vos roubam tudo e deixam (muito) lixo espalhado pelo chão para vocês limparem.

    Imaginem que gravaram tudo através de um sistema de vídeo oculto em casa.

    Imaginem agora que entregam esse vídeo às autoridades que vos informam que não o podem utilizar para prender os assaltantes, que vão continuar a aparecer todos os dias na vossa rua, à vossa frente, com carros e roupa nova comprada com o vosso dinheiro.

    O que fariam, e como se sentiriam?


    Acreditem: depois dos "socos de Alvalade" e destas noticias, já decidi:

    - Não vou ver futebol este fim-de-semana!

    Sei que está viciado, e sei que alguém já decidiu quem vai ganhar!

    Vou ver os resultados depois, como faço com o Euromilhões!
    ...

    Um abraço!

    Luís

    (Hoje não me consegui registar no Google..)

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pela análise Luís. 100% de acordo.

    É revoltante!

    ResponderEliminar
  14. Para além das escutas, o que mais surpreende é que o discurso do corrupto continua a ser de vítima, mesmo depois da divulgação pública do conteúdo das escutas.

    Ontem, num discurso em Vizela, dizia o homem: "Vamos estar atentos e podem sair daqui com uma convicção: a de que podem contar comigo. Podem inventar o que quiserem, fazer o que fizerem, inventar da forma mais sórdida que quiserem, não me preocupam. São muito baixos, muitos reles (...)"

    É ou não é um discurso miserável? E o mais engraçado é que há muita gente que "embarca" nisto...

    Valha-me Deus!

    ResponderEliminar