sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Discurso antigo, ultrapassado, previsível e... senil



Discurso à moda antiga, ultrapassado. O Benfica é o demo, há que travar a guerra santa. Chica, já cança! Não há outro disco para aqueles lados. É sempre a mesma conversa da treta. Só que agora, pareceu-me com aparente senilidade.

Primeiro diz que “Petição à Verdade Desportiva”, que defende a aplicação de tecnologias no apoio às decisões de arbitragem, é uma palhaçada, e depois promete o título.

É facíl encontrar aqui a relação causa, efeito não é? Sem tecnologia, é mais fácil prometer títulos. Se fosse o LFV a dizer isto, ai, ai. Tínhamos conversa para a época inteira.

Eu vou aplicar aqui a famosa frase do presidente do Benfica: “pelo peixe morre a boca”, é que estou com um feeling (I Got a Feeling) que esta época Pinto da Costa, irá oferecer o título a Pedroto… mas o do Benfica.

Pinto da Costa, parece aqueles cães de fila velhotes, que já quase não ladram, tal a rouquidão que apresentam. Já não assustam ninguém (mas eles pensam que assustam).

Ontem na TV, ouvi um comentador a dizer uma coisa que me fez pensar. Dizia ele que Pedroto estava avançado no tempo, que foi o primeiro a ter este discurso de constante provocação com o Benfica, criando uma guerra virtual norte-sul que favoreceu então o FCP. Mas muito provavelmente se hoje fosse vivo, talvez este discurso já não existisse no FCP. O FCP, em termos de comunicação com o exterior parou no tempo. Por isso é um clube com base expressiva de uma região, e não nacional. E eu concordo plenamente. Pinto da Costa, ainda não percebeu isso, e com a idade que tem já não vai a tempo de perceber.

Depois, falou em erros de catedral este fim-de-semana. Irónico que este fim-de-semana, vi o FCP à ganhar 1-0 com um golo em fora-de-jogo, e vi o Sporting a ganhar com um golo de um jogador que há mais de 30m devia estar na rua.

Aliás já tardavam, os jogos baixos e a tentativa de intoxicação pública, numa concertação clara de denegrir aquilo que para todos é evidente: o Benfica foi até agora a melhor equipa no campeonato. Ponto final, parágrafo. Quem disser o contrário não está a ser sério, e não merece ser levado a sério.

Dada esta previsibilidade, espero sinceramente que o Benfica não responda a estas provocações. Não merecem resposta. Os cães (roucos) ladram, e a caravana passa.

Joguem à bola!


PS: Sintomático também, que o único jornal que deu destaque de primeira página a este discurso gasto, foi o "JOGO". Parece que as razões de queixa que os portistas têm do jornal a Bola, são idênticas às que os benfiquistas têm do jornal o Jogo, que é indubitalvelmente o veículo de informação oficial do FCP. Só é pena (para os portistas) ter tiragens tão baixitas. Vá-se lá saber porquê.



Estatísticas do Roubo de Igreja

10 comentários:

  1. Realmente, como diz a voz do povo, Deus (certamente, neste caso, distraído) gera-os e eles juntam-se.

    O defunto e o corrupto não são mais do que os mentores de um provincianismo complexado, mestres de uma (falsa) guerra Norte/Sul e pioneiros do ódio ao Benfica.

    Considerar gente desta era quase como exultar os grandes "feitos" de certos e determinados facínoras.

    Paz à sua alma? Não me gozem.

    ResponderEliminar
  2. Oh Zé, eu diria e confesso que também já cansa a tua cegueira com o PC. Deixa lá o homem. Tu deves sonhar com o gajo.

    Mas chega-lhe ao bico. Ao menos falamos no Papa.

    Mudando a agulha, repara que o Benfica tem imitado (e bem, digo eu, pois deve-se imitar os melhores) o Porto em quase tudo:

    Primeiro foi o discurso anti-porto (tal como tu dizes em relação ao discurso que o Porto tem perante o SLB). O orelhas lembrou-se de dizer que o Porto ganhava na secretaria, com o arbitros, blá, blá e o Diabo a quatro (depois leio o Mourinho a dizer que o Porto é um exemplo).

    Depois e em resposta ao alegado (esta palavra serve para tudo) dominio na Liga, o orelhas diz que vai investir mais na Liga do que em jogadores.

    Finalmente (do tempo que tenho, porque senão estava aqui a manhã toda com os benchmarking's que o orelhas tem feito) e porque, talvez, chegou à conclusão que são precisos bons jogadores e treinadores para ganhar, foi buscar um bom treinador, foi buscar bons jogadores e tem seguido a mesma política de contratação do Porto: Jogadores novos, com potencial futuro.

    Em suma, viva o senil, pois ele sabe muito da bola e se ele prometeu ao Pedroto, está prometido.

    Pinto da Costa, allez, Pinto da Costa!
    É o maior!

    ResponderEliminar
  3. Pois, dou-te razão. Eu pareço aqueles traumatizados de guerra pós-ultramar. É que foram 20 anos de “polvo”, e um gajo fica marcado.

    Acredita que é difícil.

    ResponderEliminar
  4. Porra, a mim preocupa-me é que tipo de valores é que certos indivíduos vão incutir nos seus filhos...

    PS: Luís, só uma correcção: foram 30, não 20.

    ResponderEliminar
  5. Há dias tive a sorte de ouvir um comentário brilhante por parte de alguém (não interessa quem) que dizia que jamais poderia imaginar que alguma vez poderia estar solidário com Berllusconi, que, como político, convenhamos, é um bocado apalhaçado. E por que é que, desta feita, havia essa pessoa de estar solidário com o palhaço, sabem porquê? Porque jamais poderia estar de acordo com alguém que parta os dentes seja a quem for. Mesmo a um crápula. Eu por acaso também penso da mesma maneira.

    A que propósito vem esta conversa?

    Pois bem, vem a propósito justamente da triste cena que me foi dado assistir, neste caso, protagonizada pelo presidente do FCP, na sessão comemorativa do falecimento do senhor Pedroto. Em primeiro lugar, reparem: o senhor Pedroto, por mais venerável que seja a sua memória entre os amigos, como figura pública (mesmo a nível do Norte) não passou de um treinador, de modestos resultados. Seguramente, não foi nenhum D. Afonso Henriques (nascido ao que parece em Guimarães), nem nenhum Nobel da Medicina como Egas Moniz (nascido em Estarreja), nem nenhum Infante D. Henrique, o Navegador (natural do Porto). O sr. Pedroto foi o sr. Pedroto. Mas está bem, na sua capela cada venera os oragos que entende. Só que temos de ter a noção das proporções. É que até em matéria de santos há Sés e há ermidas. Não distinguir isso (ou pretender que os outros o confundam) é simplesmente pacóvio.

    Por isso é que eu achei confrangedor aquele número mal encenado do PC em pranto a falar em directo para o Além com um defunto. É demasiado parolo e, neste caso, muito abaixo das performances conhecidas do intérprete, em relação ao qual nos habituámos a reprovar os golpes, mas muitas vezes a reconhecer-lhes o génio (ainda que maléfico). Agora cenas pseudo espíritas e autoflagelatórias, ainda por cima mal amanhadas, não, isso não achamos graça nenhuma. Ninguém, e muito menos por razões de manifesta senilidade, devia passar por tamanho ridículo. Nem o senhor P.C.

    Por isso, tal como alguém disse em relação ao cabeça-tonta do Berllusconi, também eu digo agora em relação ao «papa». Hoje estou solidário com Pinto da Costa. A figura triste que eu o vi fazer não me compraz ver fazer a ninguém. Disparates, patifarias e figuras tristes qualquer um pode fazer. Mas na terceira idade, não devia ser permitido. Haja algum portista sensato que diga isso ao senhor. Em nome do seu passado, mesmo quando o detestámos.

    E, por fim, isto. Muito sinceramente, aquela cena choraminga e de queixinhas para o Além, dá ideia de que o Porto vive já em pleno processo de luto. Dá a ideia, repito, de que o Porto (ou o seu presidente) está rendido à impotência. Em relação ao campeonato, ser portista, como o PC fez crer, é observar do lado de fora da montra as quimeras de um triunfo distante. O que, francamente, eu acho um grande exagero.

    JMMA

    ResponderEliminar
  6. Só vi essas imagens ontem, em que PC se abstrai da multidão, e falando apenas para a foto de Pedroto, quase que chora.

    Aquilo parceu-me uma cena dos "Morangos com Açucar", em que só faltou a cebola, para que fosse mais real.

    Enfim... "mindgames"

    ResponderEliminar
  7. JMMA,

    O Pedroto é (por todas as opiniões - muitas do slb e scp - que ouço, pois já não o "vi"), talvez, o melhor treinador que Portugal conheceu. Foi talvez o Eusébio dos treinadores, mesmo sabendo que depois existiram os Figos, Ronaldos e afins.

    Por isso, acho redutor a sua avaliação. Não é que não a esperasse, vinda de um Benfiquista, mas podia, digo eu, ser mais simpático, uma vez que o mestre não foi um grande treinador apenas na capela que refere.

    Mas está bem, mais do mesmo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Então e o Mourinho, onde é que entra? Não foi o treinador que deu mais títulos europeus ao FCP?!?!?

    Fiz a pergunte, mas sei a resposta. Como não é um beija-mão do "Papa", tal como o jogador Fernando GOmes, e mais alguns que por aí andam, está proscrrito.

    Volto a dizer, homenagem com interesses exteriores, a roçar o rídiculo.

    ResponderEliminar
  9. Estás desatento ao que escrevi. O Mourinho representa os Figo´s e Ronaldo´s. Eu explico: O Figo ganhou mais (e o Ronaldo provavelmente ganhará) do que o Eusébio, mas nem por isso são melhores do que o King, pois não?

    A diferença é que o King é do Benfica e o Pedroto do Porto. Simples.

    ResponderEliminar
  10. Não tenho opinião formada sobre o Pedroto, porque nunca o conheci (do Eusébio já vi umas jogadas).

    Mas que ganhou muito pouco, ganhou. Inclusivamente chegou a ser despedido do FCP, não foi?

    Mas a minnha questão é mais política. Convinha estrategicamente a Pinto da Costa, fazer aquele teatro com lágrimas de crocodilo. Just that!

    ResponderEliminar