sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Toques de Cabeça

UM ABRAÇO PARA O PORTO

Por JMMA

Estava a pensar no tema para esta crónica e lembrei-me de uma rubrica que costumava ouvir num programa da rádio. Chamava-se, salvo erro, Notícias do Mundo Bom, e o título traduzia o seu exacto conteúdo: notícias que, por serem boas, não eram notícia. Nem o cão mordia o homem, nem o homem mordia o cão, como se costuma dizer. Ali entravam apenas notícias boas, de coisas boas que acontecem, factos que deixavam optimismo no ar, ou apenas a fina ironia da normalidade. Se fosse hoje, talvez tivéssemos uma notícia do género: Águia Vitória faz ninho no penteado de David Luis. Talvez uma notícia sobre os efeitos terapêuticos das escutas (refiro-me às sonatas de Vivaldi), segundo a Teoria de Alfredo Tomatis. Talvez também uma notícia sobre Luis Filipe Vieira a oferecer uma caldeirada no restaurante O Barbas a Pinto da Costa, integrada na cerimónia da consagração «honoris causa» do papa como o melhor dirigente português de todos os tempos, a seguir ao de Alcácer Quibir. Talvez também uma notícia sobre o show de cavalheirismo que Belenenses e FC Porto deram, na quarta-feira, durante três horas, à porta dos quartos-de-final com salamaleques do género, «faça favor de passar Sua Excelência o Pastel de Belém!», «Nem pensar! Ora essa, Vossa Excelência tem primazia. Faça favor de passar o Senhor Duque da Ribeira», «Não, não, faço questão... Talvez ainda uma notícia sobre a vitória (quase) pacífica do Sporting em Alvalade, frente ao Real Madrid Club Futebol de Mafra. E, havendo tempo, por fim, talvez uma notícia, neste caso sobre os títulos da imprensa há dois meses: «Sá Pinto, o primeiro reforço do Sporting».

E enquanto recordava distraidamente esse tal programa das notícias boas, decidi – está decidido – hoje não vou dizer mal. Do Porto, não digo mal porque não quero. Do Benfica, não digo, porque não vem a propósito. E do Sporting também não, simplesmente porque não vale a pena. Em Alvalade, tudo se resume como sempre à velha máxima de Beckett, «Tentar outra vez. Falhar outra vez. Falhar melhor.»

Não é fácil dizer bem, eu sei. E para mais do Porto. Mas não é que, a pensar, a pensar, vejo flores no meio do pântano! E não vejo que venha daí mal ao mundo se as partilhar. Porque no meio do turbilhão, é bom celebrar de vez em quando esse mundo bom onde existem sonhos como este.





Domingo a domingo, a ‘Revista J’ do jornal O Jogo brinda os leitores: «Parabéns, acaba de ser contemplado com este magnífico… corpinho danone». Acima, têm os leitores o brinde da próxima edição.

Isto é muito jogo! Cada capa é uma janela com vista para o fim do mundo. E muito mais haveria para dizer, mas como não sou especialista (coisa que a maioria das pessoas também diz, mas vê), limito-me a expressar as sensações com uma citação (poética, como convém) que me parece sugestiva:

«O tempo aqueceu. O ar cheira a pinheiros, a eucaliptos, madressilva, as rolas cantam pelos pinhais. Há qualquer coisa de levantado nestes dias grandes de Sol, qualquer coisa que nos ergue, nos expande, nos faz respirar o universo a haustos fundos.» [Vergílio Ferreira, Conta-Corente 3]

Um abraço para o Porto!

2 comentários:

  1. Deusas com poesia. O que é que um homem pode pedir mais...

    :)

    ResponderEliminar
  2. ....

    Eu também queria um abraço para o meu SCP.

    Não se arranja por aí qualquer coisa???

    Luís

    ResponderEliminar