domingo, 10 de janeiro de 2010

Rio Ave-0 Benfica-1

Antes dos jogos do Benfica tenho sempre "estados de alma", e esta época curiosamente não tenho errado muito. Para este jogo, ao contrário do de Olhão, tinha plena confiança na vitória.

Primeiro porque percebi que a equipa estava avisada para as dificuldades que iria encontrar. César Peixoto falou a meio da semana que seria preciso raça para ganhar em Vila do Conde, e Jorge Jesus falou no jogo mais difícil fora até ao final do campeonato. E segundo, porque vi o Rio Ave-Braga e o Rio Ave-Sporting, e embora os vila-condenses sejam uma boa equipa, sinceramente acho que vale  menos do que traduz a sua actual classificação.

Parece-me uma equipa organizada defensivamente, mas que ofensivamente vive muito da inspiração do João Tomás.

Relativamente ao jogo propriamente dito, pareceu-me muito táctico. O Benfica não entrou com uma grande intensidade atacante de forma propositada, tentando antes controlar os movimentos do Rio Ave, e jogando no erro do adversário. Esta postura mais expectante dos encarnados, acabou por ser premiada com o golo de Saviola (cada vez que marca um golo, lembro-me sempre Eduardo Barroso. Sexto jogo consecutivo a marcar), e é depois deste golo que se torna evidente a grande diferença entre o Benfica desta época, e da época passada.

O ano passado, um resultado de 1-0 era uma aflição até ao fim. Como ficou demonstrado na segunda parte deste jogo, o Benfica controlou completamente o jogo até ao fim, nunca deixando que o Rio Ave chegasse sequer a assustar.

Mais uma vitória merecida, no culminar de uma semana cheia de mindgames (esperados) vindos de Pinto da Costa, e que até agora e bem, não tiveram resposta por parte dos dirigente encarnados. Quem tem de dar a resposta é a equipa. E esta noite, a resposta foi dada.

5 comentários:

  1. Bruno pereira10/1/10 08:02

    logicamente aqui o luis nao fala do penallti a favor do rio ave,ainda na primeira parte, falta do miguel vitor sobre sidnei, e ali nao parece ser discutivel a intensidade.alias nem convem falar nisso, como tambem nao vi o luis falar sobre a arbitragem do jogo com o nacional, antes prefere falar dos jogos de bastidores e parece-me ainda mais preocupado com o que o Pinto da costa diz.

    é verdade, boa segunda parte, controlou o jogo,mas e se o penalti é marcado e se dava golo? seria o jogo igual? podiam até ter ganho na mesma, mas o jogo jà nao era a mesma coisa!

    como diz o outro: o benfica podia ser campeao sem ser levado ao colo? podia, mas nao era a mesma coisa

    e ja que falou nas larachas do PC sobre a verdade desportiva, razao tem o LFV em pedir videos, talvez assim fossem marcadas os penaltis contra o benfica, fossem mostrados amarelos ao saviola por simulaçao, podia até ser que vissem as agressoes dos jogarores na jogo com o nacional, é so fachada....

    ResponderEliminar
  2. Penalti?!?!? Já comprou os jornais desportivos de hoje?

    Ainda por cima, indicutível?!?!

    Não se descrediblize, por favor.

    Nenhum interveniente do jogo, desde o Carlos Brito até aos jogadores do Rio Ave, falaram sequer no lance. E olhe que o Carlos Brito, nestas situações dúbias, não perdoa.

    Indiscutível, foi o "roubo de igreja" (não gosto de usar esta expressão, mas agora está na moda), no lance do Quim, que só não deu golo por incompetência dos jogadores do Rio Ave.

    Por isso acho rídicula, a campanha que hoje pelos visto teve mais um capítulo na imaginação de alguns.

    Antes era o Javi Garcia, depois passou para o David Luís e agora qualquer adversário que caia na área do Benfica, não só é penalti, como é indiscutível.

    Continuem..., mas por favor não se descredibilizem, pelo menos aqueles por quem tenho as suas opiniões em consideração.

    ResponderEliminar
  3. Olha que li alguns entendidos (nos jornais) a falarem nesse penalti, sim senhor.

    Não sei porque não vi. Mas que li, li.

    Gosto da tua indignação com a alegada campanha. Bem vindo!

    ResponderEliminar
  4. Mas não é. Eu só vi uma pessoa até agora a dizer que é penalti. O imparcial Pôncio Monteiro, que até falou num aparelho chamado "intensificometro"...

    De resto, todos os outros comentadores dizem que não é.

    A campanha que falas qual é: "roubos de igreja", "centralismo", "apito encarnado"...

    Eu se fosse portista, talvez falasse mais na campanha: "o FCP está desportivamente muito pior esta época"

    ResponderEliminar
  5. mas também já o disse e escrevi (FCP está pior), ao contrário de outros que nestas situações, épocas menos conseguidas, só desviam as atenções.

    ResponderEliminar