segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A PRIMEIRA VOLTA E MAIS UMA JORNADA


Chegou a hora de fazer um pequeno balanço à primeira volta, mais uma jornada, do nosso campeonato. Para o Porto, o caminho não tem sido fácil, sendo que em alguns momentos a coisa foi mesmo penosa. Curiosamente esta dificuldade nem tem tanto a ver com o Porto, se olharmos para os pontos desta época e compararmos com os da última – o Porto tinha, no final da primeira volta, mais um ponto do que no ano passado.

O dado novo esta época é que, na verdade, há dois concorrentes mais fortes. O Braga e o Benfica. O Braga tem feito um campeonato verdadeiramente extraordinário, atendendo à sua dimensão e aqui há que dar os parabéns ao seu treinador. Tem feito um trabalho muito bom e é sem sombra de dúvidas a revelação deste ano. Depois há o Benfica. O clube da luz reforçou-se muito bem e está de facto a jogar bom futebol. Merece, por isso e até ao momento, o lugar que ocupa.

Para além dos factos supra (melhoria da concorrência), o Porto ainda não conseguiu, ao contrário dos anos anteriores, colmatar as saídas. Sei que o Porto tem feito autênticos milagres no que toca às substituições dos vários jogadores que saíram nos últimos anos, mas este ano a coisa ainda não encaixou. O Jesualdo tem tido o mérito de fazer esquecer jogadores chave, como foram os casos de Bosingwa’s, Quaresma’s, Anderson’s, Pepe’s, Lisandro’s, Cissokho’s, Assunções, etc, mas não está a conseguir fazer esquecer, principalmente, o Lucho. E porquê o Lucho?

O Lucho porque, para mim, o sector onde o FCP sente mais dificuldade é no meio campo. É no coração do jogo que mais se está a ressentir as saídas que falei. É notório que o Porto precisa urgentemente de um pacemaker. Não sei se será o Ruben Micael a dar o tal estímulo necessário para que o número de batimentos aumente, mas que é necessária uma intervenção, não tenho dúvidas. Não sei ainda se bastará uma única intervenção ou se, no limite, terá que haver algo mais radical…

A ver vamos. O Porto está a 6 pontos da liderança, mas ainda muita água correrá debaixo da ponte. Que não é normal, não. Que custa como o caneco, custa. Mas sei também que não podemos ganhar sempre, sendo que ainda estou confiante no Penta.

Venha de lá uma segunda volta limpa, sem casos e espero que rapidamente se decida aquilo que há para resolver referente ao túnel da Luz, para que aquele que ganhar, o faça com justiça.

Sem comentários:

Enviar um comentário