sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

"A Dupla Face da Lei" Vs "Apito Dourado"


O facto de estar de baixa sem poder sair de casa, faz com que a televisão seja uma das minhas melhores companhias actuais.

Esta semana dei comigo a ver um filme que recomendo. Chama-se a “Dupla Face da Lei”, com o Robert De Niro. Para além dos actores de eleição, tem um argumento muito bom, que me fez recordar a novela portuguesa “Apito Dourado”.

Não vou aqui contar a história do filme porque seria fastidioso para mim e para vocês, mas basta dizer-vos que o cenário gira à volta de um marginal, com ligações ao tráfico de droga, prostituição, homicídios e violações. O clássico serial-killer americano.

Robert De Niro é um detective que juntamente com o Ministério Público, tenta por todos os meios arranjar provas que permita ao tribunal condenar este homicida, que de forma unânime todos sabem que o é. Apenas faltavam as provas, que à luz de um Estado de Direiro, são obrigatórias para condenar alguém.

Os crimes cometidos por este verme social sucediam-se, como se sucediam as absolvições para frustração de De Niro, e principalmente das vitimas. Uma vezes fruto do acaso, outras por tráfico de influências que lhe permitia antecipar os passos dos detectives, fazia com que o tribunal constantemente não considerasse as provas suficientemente substantivas para a sua condenação.

Todos sabiam que ele era criminoso, o próprio juiz chegou a confidencia-lo informalmente a De Niro, mas o ónus da prova tem de ser feito por quem acusa, e não por quem se defende. A pessoa responsável pela acusação é também aquela que deve oferecer as provas necessárias para sustentá-la. E infelizmente estas provas nunca eram suficientemente fortes à lei da Constituição Americana.

O último crime (e já perceberão porque foi o último) foi a violação e consequente homicídio de uma menina de 12 anos, que mais uma vez De Niro por muito pouco não conseguiu provar em tribunal.

O filme termina com De Niro (o nosso detective) a dar um “balázio nos cornos” do marginal.

Pronto, justiça feita.

Para o marginal, porque De Niro foi parar à cadeia.

É claro que todos sabem quem seriam os protagonistas desta história, se o filme em vez de “A Dulpa Face da Lei” se chamasse “Apito Dourado”.

3 comentários:

  1. o gajo do filme também não trafica pneus com pó branco lá no meio e que por acaso até foi preso antes de levar o tiro nos cornos?

    Olha que até podia...

    ResponderEliminar
  2. Poder podia, mas não era a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  3. Neste caso é que foi mesmo "c'est finit"!

    ResponderEliminar